Além disso, associação também prevê para 2025 comitê temático de relações com a imprensa; a realização de cursos completos sobre gestão de crises e diversidade, o 51º Prêmio Aberje e Expedição Amazônia Edição Belém também estão entre os destaques
|
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) inicia 2025 consolidada como uma das principais referências do setor, reunindo mais de mil empresas associadas que, juntas, representam 44% do PIB brasileiro e empregam 3,8 milhões de pessoas. Com presença em todo o país, por meio de seus nove capítulos regionais, a instituição alcança 10 mil profissionais de comunicação e se prepara para um ano repleto de iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor. Entre as principais frentes de atuação, estão novas pesquisas, eventos e lançamentos editoriais, além da ampliação de espaços de aprendizado e troca de experiências.
Uma das novidades do ano é a criação de um Comitê Temático voltado ao relacionamento com a imprensa, que se junta a outros grupos dedicados a temas como cultura de dados e mensuração de resultados, comunicação interna e reputação organizacional. Os Comitês funcionam como fóruns seguros para profissionais da rede discutirem desafios, aprofundarem conhecimentos e gerarem novas perspectivas para o setor.
A Aberje também apresenta em 2025 o Guia de Fornecedores, um portfólio que reúne agências e consultorias de comunicação para facilitar a busca e contratação de serviços especializados. O novo serviço inclui uma plataforma de consulta, uma newsletter mensal e cobertura audiovisual, proporcionando mais visibilidade aos prestadores e auxiliando empresas na escolha de parceiros estratégicos.
No campo da capacitação, a Escola Aberje de Comunicação amplia sua atuação com o lançamento de oficinas que trazem metodologias mais práticas e dinâmicas, voltadas para a resolução de desafios reais do mercado. Além disso, cursos completos, como o Curso de Gestão de Crises e o Curso de Diversidade nas Organizações, fazem parte da programação de 2025, reforçando o compromisso da entidade com a qualificação profissional.
Agenda Aberje 2025
Fevereiro
- Abertura das inscrições para os Comitês Temáticos;
- Início do Curso Completo em Gestão de Crises da Escola Aberje de Comunicação;
- Início da coleta de dados da pesquisa sobre Tendências da Comunicação 2025.
Março
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança: parecer e ser na era da transparência”, de Vânia Bueno (Editora Aberje);
- Publicação do “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil 2024-2025”;
- Entrega do International Aberje Award, na Flórida;
- Participação no Spring Seminar, da Page Society, em Washington D.C.;
- Cobertura SXSW, no Texas;
- Início da coleta de dados da pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”;
- Lançamento da Agenda Aberje na COP30 + Agenda Capítulo Amazônia (Encontros do Capítulo Amazônia em Belém, São Paulo).
Abril
- Início do Curso Completo em Diversidade nas Organizações;
- Abertura das inscrições para a 51º Prêmio Aberje, com nova categoria para agências de comunicação;
- Lançamento do livro “Reconhecimento que Gera Valor – Prêmio Aberje 2024” (Editora Aberje);
- Início da coleta de dados da pesquisa “Comunicação Estratégica e Geração de Valor Integrado”;
- Cobertura Web Summit Rio.
Maio
- Curso Completo em Gestão da Comunicação Interna;
- Curso Completo em Comunicação Pública;
- Início da coleta de dados da pesquisa “Remuneração (Salários e Benefícios) da Comunicação”;
- Pesquisa – A Comunicação no Setor de Energia;
- Participação na Assembleia Global Alliance, em Veneza.
Junho
- Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar – Edição Belém;
- Participação no Page International Exchange, em Amsterdam;
- Pesquisa “A Comunicação no Setor de Energia”;
- 9ª edição do Aberje Trends em São Paulo;
- Evento Pré-Trends em Minas Gerais;
- Evento Pós-Trends no Rio de Janeiro.
Julho
- Encontro presencial dos Comitês Temáticos, em 30 de julho
Agosto
- Curso Completo em Gestão da Reputação;
- Lançamento do “Guia de Comunicação para o Mercado Financeiro” (Editora Aberje).
Setembro
- Curso Completo em Comunicação Digital;
- 51º Prêmio Aberje: Início das Etapas Regionais (etapa premiatória de avaliação dos cases);
- Início da coleta de dados da pesquisa “A Comunicação no Setor Farmacêutico”.
Outubro
- Curso Completo em Comunicação para Sustentabilidade e ESG;
- Curso Completo em Relações Governamentais e Institucionais;
- 2º Encontro presencial dos Comitês;
- Início das atividades da Aberje na COP30.
Novembro
- Painel de Cases do Prêmio Aberje;
- Conecta CI – 2ª edição;
- Cobertura Web Summit Lisboa.
Dezembro
- Cerimônia de Premiação do 51º Prêmio Aberje;
- Revista Valor Setorial Comunicação Corporativa – 18ª edição.
Sobre a Aberje -Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. Com mais de 1.000 empresas associadas, está presente em diversas partes do Brasil a partir dos seus Capítulos Regionais, e também possui forte representação em instituições internacionais, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.