Ícone do site Dica de Teatro

ACESSIBILIDADE CRIATIVA – Circo di SóLadies apresenta espetáculo com acessibilidade criativa em parceria com a Maré Dissidente

Circo di SóLadies apresenta espetáculo com acessibilidade criativa em parceria com a Maré Dissidente

Em parceria inédita com a Maré Dissidente e a Cultura de Acesso, o Circo di SóLadies | Nem SóLadies apresenta “Concerto em Cores” com tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição, interagindo e inspirando todas as pessoas, sem exceção, a aproveitar ao máximo essa experiência cultural.

Circo di SóLadies | NemSóLadies apresenta “Concerto em Cores” no Teatro Paulo Eiró, na Zona Sul

Nos dias 21, 22 e 26 de setembro de 2024, sábado e domingo às 16h (com tradução em LIBRAS), quinta-feira às 14h30 (com áudiodescrição), o Circo di SóLadies | NemSóLadies ( @circodisoladies ) realiza apresentações gratuitas do espetáculo “Concerto em Cores” no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo (SP). O grupo também oferece abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva nos três dias de espetáculo.

Em “Concerto em Cores” uma trupe de palhaçaria realiza um show musical para contar a história de pessoas que viviam sem tempo, presas em um mundo acinzentado, cheio de preconceitos e pensamentos encaixotados. Ao questionar tantas ideias opressoras, essa trupe adentra o universo da palhaçaria para recriar canções infantis conhecidas do grande público e apresentar composições inéditas, buscando construir um mundo mais colorido, brincante e inclusivo com todas as pessoas.

Em parceria inédita com a Maré Dissidente ( @maredissidentelibras ) e a Cultura de Acesso ( @juniorans ), o Circo di SóLadies | Nem SóLadies, que está celebrando dez anos de palhaçaria feminista, apresenta seu espetáculo mais recente com uma tradução em LIBRAS muito criativa, que visa interagir com todos os tipos de público, entendendo a construção dos acessos como algo comum no cotidiano e na convivência social por pessoas diversas.

A ideia é que pessoas com e sem deficiência se beneficiem com as soluções criadas através desta parceria que, ao invés de enxergar os recursos e tecnologias assistivas apenas como uma “ajuda”, inclui na própria experiência e de forma integral os múltiplos modos de acessar.

Cada detalhe foi pensado para eliminar barreiras e criar um ambiente mais acolhedor, seguro, diverso e acessível, onde a inclusão não está materializada em um simples adereço, mas é orgânica no show: desde o nariz vermelho e as cores das vestimentas dos intérpretes, que fogem da tradicional camisa preta, até a audiodescrição feita com as vozes das próprias personagens. Tudo isso com muito afeto, leveza, rigor técnico e estudo aprofundado.

“Nosso maior desejo é que todas as pessoas, sem exceção, possam aproveitar ao máximo as experiências culturais e artísticas. Entendemos que a acessibilidade vai muito além de adaptar espaços; ela faz parte do processo criativo do projeto como princípio, integrando-se ao jogo cênico e trazendo uma nova forma de se comunicar com públicos diversos, sobretudo aqueles que sempre foram invisibilizados”, comenta o Circo di SóLadies | Nem SóLadies .

“Somos artistas, corpos diversos e dissidentes que têm paixão pela realização e pela democratização dos acessos. Queremos construir futuros cada vez mais seguros e anti capacitistas, onde todas as pessoas possam vivenciar a arte de forma plena, sem barreiras e com a liberdade de expressar suas identidades e experiências”, finaliza o grupo.

Sobre a Cultura de Acesso

Cultura de Acesso é um negócio de impacto social especializado em exclusão, que tem como propósito construir uma cultura do acesso, reconfigurando as dimensões da acessibilidade para fortalecer práticas diversas, acessíveis e anti capacitistas, combatendo tudo aquilo que invisibiliza, discrimina e exclui pessoas com e sem deficiência, bem como seus corpos e identidades dissidentes.

Sobre a Maré Dissidente Acessibilidade Criativa

Maré Dissidente Acessibilidade Criativa é uma empresa comprometida em promover inclusão por meio da acessibilidade criativa, e tem por objetivo criar espaços onde a representatividade e a escuta sejam prioridades.

Com uma equipe de profissionais – com e sem deficiência – experientes em acessibilidade e diversidade, a empresa inclui seus clientes nos processos de criação de projetos acessíveis. Desde 2017, a empresa é referência na entrega de diversos produtos e serviços como tradução e interpretação em Libras, consultorias de acessibilidade, produção de conteúdo acessível e soluções personalizadas para cada projeto e evento.

“A inovação e o aprendizado andam juntos, por isso, sempre estamos buscando novas formas de fazer a acessibilidade para que possamos construir um mundo cada vez mais acessível e inclusivo”, comenta a empresa.

Sobre o Circo di SóLadies|NemSóLadies

Atuando sob diferentes prismas com a temática da desigualdade de gêneros, há uma década o Circo di SóLadies|NemSóLadies, grupo que é formado por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello, e uma pessoa transmasculina, Theo Oliveira, vem utilizando a arte e uma ampla pesquisa sobre o tema para gerar reflexão e contribuir para a autoestima de mulheres e pessoas gênero-dissidentes.

As ações fazem parte do projeto “Dez Anos de Palhaçaria Feminista” contemplado no edital Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo,  Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal .

 

Acompanhe a agenda completa do projeto em: www.facebook.com/circodisoladies, www.instagram.com/circodisoladies e circodisoladies.com.br

 

Serviço: Espetáculo “Concerto em Cores”

Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies

Sinopse: A história de pessoas sem tempo que viviam presas em um mundo descolorido e pensamentos encaixotados é contada e cantada neste show. Por meio da palhaçaria e da comicidade física/musical,  o grupo vai desconstruindo pensamentos engessados presentes inclusive nas músicas infantis, apresentando novas versões para canções conhecidas além de composições inéditas. Interagindo com a plateia, estabelecem um mundo mais colorido, livre, leve e brincante. Tocam mais de dez instrumentos, entre cordas, sopro e percussão.

Duração: 55 minutos

Teaser: https://youtu.be/S8-wNxPseoA

Onde: Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, Zona Sul, São Paulo – SP

Quando: 21 e 22 de setembro de 2024 (sábado e domingo) às 16h, 26 de setembro de 2024 (quinta-feira) às 14h30

Grátis – Classificação Livre

Acessibilidade: checar os dias de tradução em LIBRAS e audiodescrição.

Capacidade: 600 lugares. Acessibilidade: Parcial. Não possui estacionamento


Sair da versão mobile