O Ministério da Cultura, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e o Solar Meninos de Luz apresentam “A Margem Invisível”, espetáculo infanto-juvenil feito por artistas multidisciplinares que, através de teatro, acrobacia e música ao vivo, falam sobre o abismo existente entre as classes sociais e as consequências dele, como o preconceito. Aborda também os impactos ambientais causados pela exploração desenfreada dos recursos naturais que afetam o nosso planeta.
Após apresentação na Arena Cultural Dicró, na Penha Circular, o espetáculo segue para apresentações em escolas cariocas e no teatro da UniRio:
– 30/10, na E.M. Georg Pfisterer, no Leblon;
– 04/11, na UniRio, na Urca;
– 11/11, na E.M. Barão de Itacurussá, na Tijuca.
Todas as apresentações são gratuitas, reafirmando o compromisso de democratizar o acesso à cultura.
Com dramaturgia de Maria Augusta Montera e direção de Cheila Oliveira, durante 55 minutos o público será transportado para um espaço-tempo diferente do que conhecemos, em um planeta pós-apocalíptico, que possibilitará a reflexão de temas importantes para a sociedade.
“O texto, que é autoral, foi desenvolvido coletivamente a partir de uma série de reflexões em grupo, cheias de significado, sobre as situações reais e vivências experimentadas pelos membros do elenco e da equipe de direção, em sua maioria oriundos de comunidades cariocas, mas também sobre as impressões e representações dessas experiências entre as pessoas que não vivem na comunidade. O ponto de partida para este processo foi a definição da mensagem que queríamos levar para o público, e a partir dela, construir nosso espetáculo, conta Cheila Oliveira diretora do espetáculo e coordenadora da Escola de Teatro Solar.
Uma das atividades extra curriculares mais procuradas pelas crianças e jovens do Solar Meninos de Luz, nas aulas de teatro os estudantes aprendem que a preparação de um espetáculo vai além da encenação do texto. Assim, “A Margem Invisível” tem participação de alunos na criação da cenografia, do visagismo, do figurino e nas diversas áreas e equipes necessárias para realização da peça.
A Escola de Teatro Solar Meninos de Luz tem apoio da Musa Cia Teatral (metodologia) e patrocínio da Karoon Energy, Lorinvest e Turim através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ) e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
“A Margem Invisível”,
de Maria Augusta Montera, por alunos da Escola de Teatro Solar Meninos de Luz.
Datas:
– 30/10 (quarta-feira) –
Horário: 11h
Local: Escola Municipal Georg Pfisterer – Praça Nossa Senhora Auxiliadora, S/N – Leblon
Classificação livre
Entrada gratuita
– 04/11 (segunda-feira) –
Horário: 14h
Local: Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão)
Centro de Letras e Artes – UNIRIO – Av. Pasteur, 436 – Urca
Classificação livre
Entrada gratuita
– 11/11 (segunda-feira) –
Horário: 14h
Local: Escola Municipal Barão de Itacurussá – Rua Andrade Neves, 481 – Tijuca
Classificação livre
Entrada gratuita
Sinopse:
Enquanto os adultos partem em uma missão interplanetária em busca de recursos e um novo lar, as crianças de um planeta desértico são deixadas para trás com a importante responsabilidade de preservar o que resta da vida em seu mundo. Inicialmente imitando os hábitos e costumes dos adultos, as crianças logo se veem diante de descobertas surpreendentes que as levam a questionar seu modo de viver.
Quando uma das crianças se perde em uma expedição solitária, uma emocionante jornada tem início. Enigmas ancestrais, o encontro com um excêntrico cientista e a necessidade de reviver um rio se tornam elementos essenciais para desvendar a verdadeira missão das crianças: desfazer a margem invisível que existe entre a praia e a montanha e, juntos, reinventar a vida no planeta.
Ficha Técnica
Idealização – MUSA Cia Teatral
Dramaturgia – Maria Montera
Colaboração dramatúrgica – Sotiris Karamesinis
Direção – Cheila Oliveira
Direção Musical e Trilha Sonora Original – Tauã de Lorena
Direção de movimento – Stephanie Dourado
Preparação vocal – Laura Lenzi
Figurinista e Visagista – Mirely de Jesus
Cenografia – Mirely de Jesus e Sotiris Karamesinis
Iluminação – Livs Ataíde
Fotos – Renato Mangolin
Direção Geral e Produção Executiva – Solar Meninos de Luz
Coordenação de Produção e Coordenadora da Escola de Teatro: Cheila Oliveira
Assistente de produção – Mirely de Jesus
Elenco
Ana Clara – Líder (Felícia)
Eduarda Eiko – Inteligente (Annya)
Geovana Ferreira – Esfomeada (Cacau)
Heitor Daros – Medroso (Orion)
Igor Nickal – Bruto (Taison)
Izabela Jully – Vegana (Saphira)
Bruno Saldanha – Brabo (Kamaru)
Marcos Paulo – Ludovico e funcionário da NASA
Mirely de Jesus – Esnobe (Zara)
Samira Carvalho – Distraída (Miragem) e Senhora Orácula
Wesley Sant – Bobo (Dimi)
Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretora Pedagógica: Isabella Maltaroli
Vice Presidente e Diretor Administrativo: Guilherme Maltaroli
Coordenadora das Atividades Complementares: Alessandra Almeida
Projetos e Mobilização de Recursos: Mayra Andrade e Thaís Antunes
Comunicação: Raquel Maia
Compras e Doações: Fernando Barbosa
Supervisor de Manutenção e Limpeza: Reginaldo Santos
Manutenção: Tarcísio Rodrigues e Sr. Carvalho
Sobre a Escola de Teatro Solar
A Escola de Teatro Solar faz parte da Educação Integral do Solar Meninos de Luz, e, em parceria com a Musa Cia Teatral (@musaciateatral), promove uma grande imersão ao universo desta arte para as crianças e jovens das comunidades do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo, matriculados na instituição. Eles aprendem todas as etapas para realização de um espetáculo, desde a elaboração dos textos, personagens, cenografia, maquiagem, criação de figurinos até a encenação das histórias.
A Escola de Teatro Solar acredita que o ensino da arte teatral aliado à educação é fundamental para o desenvolvimento de habilidades, a cooperação, a criatividade, a sensibilidade, além de aumentar o foco, a concentração e a autoestima.
Sobre o Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz é um complexo de educação integral continuada (do berçário ao Ensino Médio) de excelência que atende crianças e adolescentes, selecionadas em ambientes de insegurança social e econômica nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Rio de Janeiro.
Em caráter preventivo, desenvolve potenciais dentro de uma infraestrutura completa onde eles podem brincar, aprender, crescer e se formar com esperança no futuro, quebrando assim seu ciclo de vulnerabilidade.
São 10h diárias, divididas entre a educação formal e mais de 30 oficinas na educação complementar, que somam mais de 2500 vagas por ano.
Algumas atividades extras oferecidas pelo Solar:
Com o objetivo de ampliar ainda mais o leque de atividades oferecidas aos alunos, de modo a proporcionar uma formação ainda mais completa, o Solar Meninos de Luz promove a:
- Escola de Dança Solar Meninos de Luz realiza aulas gratuitas de ballet, jazz, zumba, hip hop e dança criativa para alunos do Solar e moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com aulas ministradas por professores distintos com coordenação de Fabiana Valor.
- Escola de Teatro Solar Meninos de Luz, em parceria com a Musa Cia Teatral, apresenta aos alunos e moradores toda a magia e arte do teatro. Nela, os alunos passam por todos os processos até a apresentação final do espetáculo: criação/adaptação de textos, personagens, cenografia, figurino, encenação…
- Escola de Música Solar, com oficinas de Educação Musical, Canto Coral e Percussão, e a Orquestra Solar Meninos de Luz, que dispõe de aulas gratuitas – abertas também aos moradores destas comunidades – de violino, viola, flauta transversa, violoncelo, clarineta, trompete, trombone e contrabaixo acústico.
Criadora da ONG, a pedagoga Yolanda Maltaroli (in memoriam), contou que abrir uma escola de música para a comunidade era um antigo sonho.
“Não dá para educar sem música. A música torna o pensamento dos alunos amorável, afetuoso. Faz com que eles comecem a se interessar pelo que antes não interessava. Era um velho sonho, que agora está virando realidade”, pontua.
- Galeria de Arte Solar, criada com o objetivo de democratizar o acesso à Arte aliada à Educação. É a primeira e única galeria estruturada com curadoria e calendário anual de mostras situada em uma comunidade no Rio de Janeiro.
Os artistas que expõe seus trabalhos na Galeria ministram oficinas para os alunos do Solar e para os moradores destas comunidades e o resultado pode ser visto em exposições independentes.
É aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras estão à venda com parte da renda revertida para os projetos do Solar Meninos de Luz.
Informações adicionais:
custo mensal por criança R$ 1.500,00
1.400 refeições diárias
5 toneladas mensais de alimentos
30 oficinas no contraturno escolar: teatro, música, dança, robótica, esportes, artes
plásticas, judô, empreendedorismo, entre outras
40 anos de assistência à comunidade
33 anos de educação integral
4.500 beneficiários
4.500 m2 de área construída
teatro para 400 pessoas
complexo poliesportivo
biblioteca comunitária com 4.000 livros
laboratório de ciências
galeria de arte com curadoria e calendário anual de exposições gratuitas
130 funcionários
40 prestadores de serviços
140 voluntários ativos
Siga o Solar Meninos de Luz nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/solarmeninosdeluz/
TikTok: tiktok.com/@solarmeninosdeluz
Linkedin:br.linkedin.com/company/solar-meninos-de-luz
Youtube: youtube.com/solarmeninosdeluz