Ícone do site Dica de Teatro

A exposição ‘Argus’, que homenageia os 200 anos da imigração alemã no Brasil e sua contribuição sócio-cultural, chega à Cidade das Artes, a partir de 21/11

Com curadoria de Edson Cardoso e realização da Ava Galleria Rio,  traz obras que já passaram por galerias do Rio, Berlim e Finlândia.
A exposição “Argus” chega à Cidade das Artes, depois do grande sucesso de público nas galerias por onde passou no Brasil, Alemanha e Finlândia, com curadoria de Edson Cardoso,  para homenagear os 200 anos da Imiigração Alemã no Brasil, com uma coletiva que leva o nome de um velho navio de madeira, com velas e três grandes mastros que, em julho de 1823, trouxe de Amsterdã (Holanda), os primeiros imigrantes ao nosso país.

Duzentos anos atrás, depois de uma viagem de seis meses, o veleiro Argus chegava ao porto do Rio de Janeiro. A embarcação holandesa trazia para o Império brasileiro 269 imigrantes alemães. O Argus era o primeiro dos quase 40 navios que trariam ao Brasil mais de 11 mil colonos e soldados germânicos até 1830.

Chegando ao Brasil, teria início um processo que duraria décadas e levaria milhares de europeus ao território brasileiro, exercendo uma ampla variedade de atividades nas áreas de agricultura, indústria, comércio, arquitetura e artes, pertencendo a classes sociais diferentes e desempenhando, assim, um papel importante na configuração econômica e cultural do Brasil.

Os alemães enriqueceram a cultura brasileira com suas tradições, música, gastronomia e literatura. Hoje, estima-se que existam mais de 5 milhões de descendentes de alemães no Brasil, fazendo dessa comunidade uma das maiores do país. Sua influência é evidente na cultura, economia e sociedade brasileiras, destacando a imigração alemã como um capítulo importante da história nacional, um exemplo de superação e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Entre os artistas convidados a participar da exposição estão:
Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005 em Helsinki, a Ava Galleria é uma das galerias contemporâneas mais conceituadas da Finlândia, que há dois anos mudou-se para a Cidade de Varkaus, um dos mais importantes pólos de fabricação de papel. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto, Veneza e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da International Contemporary Art Fair, no Carrousel du Louvre, em Paris. A Ava Galleria Rio funciona na Fábrica Bhering, Santo Cristo/RJ.

Serviço
Exposição: “Argus”
Curadoria: Edson Cardoso
Abertura: 21 de novembro às 18h
Visitação: 22 de novembro a 22 de dezembro de 2024
De quarta a domingo das 14h às 19h
Local: Cidade das Artes
Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Realização: Ava Galleria Rio
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Censura livre
Gratuito
1. Agatha Faveri (3 rostos)
2. Emma Monteiro da Rocha (círculos verdes)
3. Izan (Cristo Redentor)
4. Homero Ribeiro (palhaça)
5. Graça Tirelli (cavalo)
6. Montezuma Ferreira (mulher com óculos)
7. Hanne Hansel (navio)
8. Margot Carvalho (barcos com pescador)

Sair da versão mobile