Ícone do site Dica de Teatro

A Eslipa, escola de palhaços e palhaças, apresenta os espetáculos gratuitos “Circo da Julieta” (28/09) e “Vermelho, Branco e Preto” (29/09), às 16h, no Largo do Machado

No dia 28 de setembro, as alunas e os alunos da Eslipa encenam “Circo da Julieta”, em homenagem à querida Julieta Hernandez, que foi aluna da escola. Em 29 de setembro, é a vez de a atriz Cibele Mateus apresentar “Vermelho, Branco e Preto”, sob a direção de Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá, SP)

 

Neste módulo, também haverá uma oficina sobre palhaçada social, ministrada pela mexicana Darina Robles Pérez no dia 23 de setembro

 

A Eslipa – Escola Livre de Palhaço encerra as atividades do oitavo módulo do curso de 2024, nos dias 28 e 29 de setembro, às 16h, com dois espetáculos gratuitos no Largo do Machado. No sábado, alunas e alunos da Eslipa apresentam “Circo da Julieta”, uma homenagem à querida Julieta Hernandez (1985-2023), a palhaça Jujuba, que foi da turma da Eslipa de 2017, sob a orientação dos mestres Cibele Mateus e Martelo. “O espetáculo é uma volta de bicicleta pelo universo da palhaçada e da brincadeira. Uma ode à alegria e à itinerância das mulheres que querem viver livremente como palhaças. Nós perdemos a palhaça Juju precocemente e esse espetáculo homenageia seu espírito aventureiro, sua graça e sua leveza”, descreve Richard Riguetti, diretor da Eslipa.

No domingo, a brincante, dançarina, atriz e educadora social Cibele Mateus leva à cena “Vermelho, Branco e Preto”, um espetáculo solo criado a partir do estudo cênico “Vermelho, Branco e Preto ou Estudo Sobre Mateus”, dentro do projeto “Arigós: Guerras, Diásporas e Rios em Abandono” da Cia. Mundu Rodá (de São Paulo).  O solo se debruça no “Mateus”, figura cômica afrodiaspórica presente no cavalo marinho pernambucano, bumba-meu-boi, reisado, guerreiro e outras tradições afroindígenas brasileiras.

“O espetáculo traz para cena momentos da minha relação afetiva com Sebastião Pereira de Lima, mais conhecido como mestre Martelo, e o processo de aprendizagem desta figura sagrada. O público é convidado a refletir e rir, participando ativamente da cena”, descreve Cibele Mateus.

Neste módulo, as alunas e os alunos também vão contar com uma oficina sobre palhaçada social, ministrada pela mexicana Darina Robles Pérez (palhaça Atanasia). Na aula, que será realizada dia 23 de setembro, das 19h às 21h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, a artista vai falar sobre humor inclusivo e cultura de paz; sobre as ferramentas para a prática da palhaçada no contexto social, a abordagem ao humor terapêutico e as ciências do riso, entre outros temas.

“Defendemos a alegria como patrimônio e direito humano. Nosso sonho é gerar espaços e tempos para: riso, alegria, paz, inclusão e equidade, empatia, esperança, cuidado com o meio ambiente. Em suma, contribuir para a semeadura de um mundo de bela humanidade e alegria compartilhada”, defende Darina.

Sobre a Eslipa

A Eslipa, escola aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, oferece formação, qualificação e aperfeiçoamento da arte da palhaçada e da brincadeira, com aulas e atividades gratuitas. Em 2024, as atividades são realizadas durante uma semana por mês (de segunda a domingo) em módulos ao longo de nove meses.  Os cursos são ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Fabiano Freitas, Daniel Lopes, Anthony Brito, Chicho, Vanda Jaques, Edmilson Santini, Walter Kohan, Aline Bernardi, Norma Nogueira, Antônia Vilarinho, Beto Lemos e Michel Robin.

“Estamos felizes porque o Largo do Machado volta a ser um centro cultural a céu aberto.”, comemora Richard Riguetti.

O curso reúne 30 palhaços e palhaças de todo o Brasil e da América Latina, com patrocínio da Extensão UFRJ e do Lab Cultura Viva e apoio Cultural do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, do Espaço Travessia, Escola Nacional de Circo, da Funarte, e da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.

Serviços:

Circo da Julieta, com alunos e alunas da Eslipa

Data: 28/09 às 16h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

 

“Vermelho, Branco e Preto”                                              

Data: 29/09, às 16h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

 


Sair da versão mobile