Ícone do site Dica de Teatro

99 aponta destinos mais procurados no Brasil nas férias

Copacabana e Parque do Ibirapuera são os destinos turísticos mais procurados no Brasil por quem usa transporte por app

 

São Paulo, 17 de dezembro de 2024 – Os pontos turísticos mais visitados no Brasil no último ano foram a Praia de Copacabana (RJ), Parque do Ibirapuera (SP) e Avenida Paulista (SP), segundo levantamento feito pela 99, líder em mobilidade urbana no país. Para realizar o estudo em 13 países onde atua, a DiDi, maior plataforma de aplicativo do mundo e proprietária da 99 desde 2018, analisou dois períodos, as férias de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, e o quarto trimestre do último ano, de outubro a dezembro.

 

Com objetivo de compartilhar dados valiosos sobre as tendências de viagem e ajudar os usuários a terem uma experiência de férias mais tranquila e agradável, este ano a pesquisa, ainda, revela o comportamento dos passageiros em 2023.

 

Segundo o diretor de Operações da 99, Fabrício Ribeiro: “Os usuários tendem a ter um comportamento similar em períodos de férias, o que contribui para concentração de demanda e trânsito intenso em determinados horários entre os meses de dezembro e janeiro. A 99 utiliza uma rigorosa análise desses dados para promover um planejamento otimizado das campanhas e incentivos, buscando trazer a quantidade correta de motoristas, conforme demanda, e evitar qualquer impacto na qualidade do serviço e no preço para o usuário. Assim, garantimos uma melhor gestão de tempo e economia, além de evitar qualquer estresse nessa época de descanso”, afirma.

 

A média de viagens realizadas foi maior às sextas-feiras, seguido pelo sábado, enquanto o domingo, tipicamente o dia mais “tranquilo” da semana ao longo do trimestre, perdeu a posição para a segunda-feira no período de férias.

 

Os horários de pico permaneceram semelhantes no período de férias, em comparação com o restante do trimestre. As solicitações de corrida atingiram o pico entre 18h e 19h nos feriados, enquanto o horário das 8h às 9h, figura como oitavo mais movimentado, em comparação com o 12º mais movimentado no restante do trimestre.

 

Ao somarem os dias e horários de pico, os horários com maior movimento foram 22h e 23h, enquanto as manhãs tiveram um movimento maior entre 6h e 7h do dia 3 de janeiro de 2024.

 

No ranking em relação aos horários de pico o período das 21h e 22h do dia 22 de dezembro se mostrou o mais movimentado, além do período vespertino entre 16h e 17h do dia 30 de dezembro. Em seguida aparecem os horários da tarde de 15h e 16h do dia 23 de dezembro.

 

Também entre os 10 principais horários de pico dos feriados estavam às 2h e 3h do dia 28 de dezembro e às 7h e 8h do dia de Ano Novo. Por outro lado, durante o Natal, o período de maior intensidade de corridas foi entre 21h e 10h e às 23h e 12h.

 

Destinos mais populares da temporada de férias de 2023

No Brasil, o ranking aponta que os 10 destinos com maior número de corridas são os dois aeroportos de São Paulo. Em ordem aparecem o Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, seguido do Aeroporto de São Paulo, conhecido popularmente como Congonhas, fechando o pódio aparece a praia de Copacabana (Rio de Janeiro). Na quarta posição está o parque Ibirapuera (São Paulo), em quinto a Estação Central do Brasil (Rio de Janeiro) e a Estação Porto Alegre (Porto Alegre) assumiu a sexta posição.

 

Para fechar o top 10 destinos, em ordem de mais populares aparecem o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Aeroporto Internacional de Brasília (Distrito Federal), Estação Central de Belo Horizonte (Belo Horizonte) e a Avenida Paulista (São Paulo), respectivamente.

 

Atrações turísticas e países com o maior número de viagens

O levantamento também analisou as atrações turísticas com o maior número de corridas. Em destaque aparece a praia de Copacabana (Rio de Janeiro). Na segunda posição do ranking figura o parque Ibirapuera (São Paulo). A Avenida Paulista (São Paulo), ficou em terceiro lugar, e o Pelourinho (Salvador) foi o quarto local mais visitado. Na última posição, figura o Pão de Açúcar (Rio de Janeiro).

 

Além disso, o estudo avaliou o comportamento de passageiros internacionais. Na América Latina, os países com destinos mais populares para clientes da 99 foram Argentina, na primeira posição, Chile e México, ocupando o segundo e terceiro lugar respectivamente.

 

O maior número de viagens feitas no Brasil por estrangeiros veio de visitantes dos EUA e Canadá, que dividem a primeira posição da lista, em seguida, aparecem Malásia e Argentina, respectivamente em segundo e terceiro lugares.

 

Entre as cidades mais populares entre turistas internacionais, o ranking aponta a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, como o lugar preferido. Já São Paulo ocupa a segunda posição, e em terceiro está Florianópolis. Os dias mais populares foram 22, 23 e 29 de dezembro do último ano.

 

Outra curiosidade apontada pelo estudo é que a viagem mais longa registrada foi de São Paulo ao Rio de Janeiro, cobrindo uma distância linear de quase 360 km.

 

Quer viajar sem passar perrengue? Listamos dicas, confira!

A partir do comportamento dos usuários do ano passado, o diretor de Operações da 99, Fabrício Ribeiro recomenda aos viajantes:

 

Planeje com antecedência

Os horários de pico e destinos mais populares recebem um aumento da demanda, o que pode gerar um tempo de espera maior. Fabrício afirma que uma alternativa é reservar a viagem com antecedência pelo aplicativo 99, o que ajuda o usuário a economizar tempo e reduzir o estresse, garantindo uma experiência tranquila.

 

Viaje cedo ou tarde

Os melhores horários para viajar são no começo da manhã ou no período da tarde. Isso porque tendem a ter uma demanda um pouco menor, possibilitando um serviço mais rápido e com menor chance de imprevistos.

 

Explore as promoções

Outra dica dada para os usuários é aproveitar as vantagens das ofertas sazonais e descontos para economizar.

 

Sobre a 99

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

 


Sair da versão mobile