Dia 29 de outubro, terça-feira, às 17 horas, no Consulado Geral de Portugal, em Botafogo, RJ.
Na mesma data, a versão digital do livro, também com acesso a gratuito, estará disponível pelo no Instagram oficial da publicação: @ilhadamadeiralivro
A escritora Ana Brites Freitas lança o livro Ilha da Madeira – A Pérola do Atlântico, “uma emocionante homenagem” aos seus avós madeirenses e à história fascinante da ilha portuguesa. A obra tem 120 páginas coloridas, que combinam fotos das belas paisagens do lugar e conteúdo interativo por meio de QR codes.
É um convite ao leitor a uma jornada inédita, pelo Arquipélago da Madeira. A obra apresenta os principais pontos turísticos com as belezas naturais e um pouco da cultura madeirense, as festas, os museus e as tradições folclóricas.
Com uma abordagem poética e delicada, Ana Brites Freitas guia o leitor em uma verdadeira viagem cultural e gastronômica, destacando pratos típicos como o “filé de espada preto com banana e molho de maracujá”, a “espetada”, o “tradicional bolo do caco”, o “icônico bolo de mel”, entre muitas outras.
_ São iguarias que fazem da culinária madeirense um símbolo internacional. Além disso, o vinho Madeira, um dos mais famosos do mundo, também ganha destaque no livro, assim como o bordado típico da ilha – comenta Brites.
A Ilha da Madeira
Um dos pontos mais marcantes da obra é a análise da influência da cultura madeirense na cultura brasileira. “A Ilha da Madeira, sendo um importante porto estratégico nas viagens dos colonizadores portugueses, desempenhou um papel central na disseminação de tradições culturais e gastronômicas no Brasil”, explica a autora.
Descoberto cerca de 80 anos após a Madeira, o Brasil recebeu influências diretas da ilha. Desde o cultivo da cana-de-açúcar, com a expertise dos engenhos madeirenses até a gastronomia e os costumes que chegaram com os primeiros colonizadores portugueses, “muitos deles oriundos da Madeira”.
_ A obra vai além de um passeio pela Ilha da Madeira: é também uma homenagem ao povo madeirense e uma redescoberta da ancestralidade brasileira. Os leitores poderão se conectar com a história e a beleza natural da ilha por meio de fotos deslumbrantes e vídeos exclusivos, acessíveis via QR codes, que tornam a leitura uma experiência interativa e viva.
Uma tarde de autógrafo
O lançamento do livro acontece no Consulado Geral de Portugal (Palácio São Clemente), no Rio de Janeiro. A obra tem sua distribuição gratuita devido ao Incentivo Cultural da Lei do ISS e do patrocínio da BAP Condomínios e Imóveis, Afonso Kuernez Arquitetura, Land Terraplanagem, Cetec Segurança, Sima Contábil, Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A realização é da Aloha Consultoria & Eventos, com parcerias importantes da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura da Madeira, da Associação de Promoção da Madeira, do IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, da Blandy’s, Bordal e da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
_ Minha intenção é que a leitura do livro “Ilha da Madeira – A Pérola do Atlântico” permita ver a ilha sob diversos ângulos, entrelaçando o passado e o presente com plena harmonia. Um convite especial para brasileiros e amantes da cultura madeirense conhecerem esse paraíso e se apaixonarem, assim como eu me apaixonei.
Serviço
Dia: 29/10, terça-feira, 17h
Lançamento do livro “A Ilha da Madeira – A Peróla do Atlântico”, da escritora Ana Brites Freitas.
Onde: Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro – Palácio São Clemente
Endereço: Rua São Clemente, 424 – Botafogo, Rio de Janeiro
Confirmação de presença através do link disponível no instagram @ilhadamadeiralivro