Ícone do site Dica de Teatro

27ª edição do Cultura Inglesa Festival segue com atrações nacionais e internacionais

Em uma programação híbrida, o festival continua

oferecendo diversas atrações culturais até 13 de outubro

 

 

Em sua 27ª edição, o Cultura Inglesa Festival continua a oferecer uma ampla gama de atividades culturais, reunindo artistas do Brasil e do exterior. Com uma programação que segue até 13 de outubro, o festival acontece de forma híbrida, contemplando tanto eventos presenciais quanto atrações online, em diferentes espaços culturais.

 

Nos dias 4 e 5 de outubro, o Sesc Consolação recebe a companhia britânica Action Hero com a apresentação do espetáculo The Talent, encenado na sexta e sábado, às 20h.

 

A Cinemateca Brasileira será o espaço para as exibições ao ar livre dos filmes Back to Black (2024), O Iluminado (1980) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Além disso, o Centro Brasileiro Britânico, no dia 5 de outubro às 19h, recebe a segunda edição do Drama For Change, com duas peças curtas que discutem Justiça Climática, em parceria com o Playwrights’ Studio da Escócia.

 

A programação musical segue com um concerto da Orquestra Jovem do Estado, no dia 6 de outubro, domingo, às 16h na Sala São Paulo. Já em 9 de outubro, quarta-feira às 17h30, será lançado The Book of Paraisópolis, um livro-guia bilíngue desenvolvido por crianças da comunidade, em parceria com os artistas ingleses Andy Field e Beckie Darlington.

 

Já o CIF Paraisópolis acontece no CEU Paraisópolis no feriado de dia das crianças, dia 12 de outubro, sábado, com várias atrações como oficinas, música, teatro, dança e batalha de Slam coordenada por Roberta Estrela D’Alva. Já o CIF DAY ocorre em várias unidades da Cultura Inglesa com uma programação multifacetada de oficinas e apresentações participativas.

 

O festival em 13 de outubro, das 14h às 21h, no Tendal da Lapa, com o CIF Soundsystem, que traz o artista britânico Mr Williamz e um line-up nacional, incluindo o grupo África Mãe do Leão e artistas como Peroli, Lys Ventura, Junior Dread, Mis Ivy, Aisha & Yaminah, e Emcee Lê.

 

A programação do 27º Cultura Inglesa Festival também está no formato digital com conteúdos exclusivos on demand. Quem acessar a plataforma do 27º Cultura Inglesa Festival poderá curtir animações da Comfy Studio; conteúdo da 64 Million Artists; o Curta CIF, uma mostra de filmes de 90 segundos. Outro destaque será a 1ª Artes Digitais Cultura DEF com projetos artísticos inéditos criados e protagonizados por pessoas com deficiência. As apresentações do CIF in Concert, da peça britânica The Talent, e o Campeonato de Slam (versão Português e Inglês) serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma.

 

“O festival é um convite ao agir, individual e coletivamente, para assim celebrar, compartilhar momentos, dialogar e responder aos desafios e conquistas do nosso tempo. Ação está contida na palavra CelebrAção, no ano em que a Cultura Inglesa comemora 90 anos de existência. Tendo como eixo central a língua inglesa e a cultura britânica e do Commonwealth, o festival continua revelando as mais recentes tendências criativas do Reino Unido, os artistas que agitam a cena artística do Brasil e as formas em que a Arte e a produção de conhecimento respondem aos desafios do nosso tempo. Dedicamos atenção à questão da crise climática, desafio que requer uma ação urgente por parte da sociedade. Ao mesmo tempo, como evento cultural e de entretenimento e lazer, estes temas são um convite à reflexão mas também ao encontro, à troca e à celebração”, conta Liliane Rebelo, diretora de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa.

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

 

TEATRO

 

The TalentAction Hero

Dias 4 e 5 de outubro, sexta e sábado, às 20h.

Sesc Consolação – Teatro Sesc Anchieta

Rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Preço/link:Mais informações em breve

 

A companhia Action Hero, do Reino Unido, encena o espetáculo The Talent, uma trama sobre a voz e a presença humana no século 21. Onde vive a voz agora? Como a voz dessa mulher irá viver, fora do corpo dela, se puder ter vida própria? Quais fantasmas irão nos perseguir no futuro? E qual poderá ser o legado da voz humana em um futuro não-humano

 

O coletivo é a colaboração entre os artistas Gemma Paintin e James Stenhouse na criação de performances, instalações, práticas sociais, trabalhos de áudio e muito mais. Além da extensa turnê internacional aclamada pela crítica e pelo público, a companhia tem recebido subsídios, bolsas de estudos, comissões e residências de diversas partes do mundo. Eles publicaram dois livros e contribuíram com vários outros. Action Hero é associado ao Forest Fringe e membro dos coletivos de artistas Residence e The Brunswick Club.

 

 

MÚSICA

 

Orquestra Jovem do Estado

6 de outubro, domingo, às 16h.

Sala São Paulo.

Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP.

Preço: R$ 60 (Inteira) e R$ 30 (Meia)

https://orquestrajovemdoestado.byinti.com/#/event/-792-416-453-155-320-203-352-678-847-332

 

O concerto da Orquestra Jovem do Estado tem  a regência de Cláudio Cruz com participação da violinista Elizabeth Fayette e a primeira metade do concerto mostra a obra de Benjamin Britten, importante compositor britânico do século 20 conhecido por uma obra vasta, tradicional e eclética. Também haverá a execução de composições de Lili Boulanger e Igor Stravinsky.

 

CIF Soundsystem – Mr Williamz (Uk) + Atrações Nacionais (Lys e Peroli)

13 de outubro, às 14h às 21h. GRÁTIS

Tendal da Lapa

  1. Guaicurus, 1100 – Água Branca, São Paulo – SP, 05033-002

 

A primeira edição do CIF Soundsystem conta com o time da África Mãe do Leão, uma das principais equipes em atuação com o reggae sistema de som no Brasil, e terá como atração internacional Mr Williamz (Reino Unido). Artista de reggae/dancehall do oeste de Londres aclamado pela crítica, Mr Williamz é conhecido pelos fãs de reggae em todo o mundo como um arquiteto lírico de sistema de som original, tendo se consolidado recentemente na vanguarda da música e cultura rave do Reino Unido. Ainda no line-up nacional, estão Peroli, Lys Ventura,, Junior Dread, Mis Ivy, Aisha & Yaminah, Emcee Lê.

 

14h às 15h30África Mãe do Leão featuring Junior Dread

15h30 às 16h45Lys Ventura featuring Mis Ivy

16h45 às 18hAisha & Yaminah featuring Emcee Lê

18h às 19hPeroli

19h às 20hMr Williamz

20h às 21hÁfrica Mãe do Leão

 

 

CINEMA

 

Sessões ao ar  livre

Back to Black (4 de outubro sexta, às 20h)

O Iluminado (5 de outubro, sábado, às 20h)

Harry Potter e a Pedra Filosofal (6 de outubro, domingo às 18h). GRÁTIS

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04021-070

 

Back to Black conta com direção de Sam Taylor-Johnson e narra a carreira da artista Amy Winehouse. Sua curta carreira profissional é apresentada desde os seus primeiros dias em Candem até a produção de seu álbum inovador, Back to Black, que impulsionou sua fama globalmente.

 

O clássico de Stanley Kubrick, O Iluminado, se passa durante o inverno no estado do Colorado (EUA), onde um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.

 

Com direção de  Chris Columbus, Harry Potter e a Pedra Filosofal marca o início da saga criada por J. K. Rowling do bruxo Harry Potter (Daniel Radcliffe) , junto com seus amigos Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).

 

ARTE E EDUCAÇÃO

 

Drama For Change

Dia 5 de outubro, sábado, às 19h. GRÁTIS

Centro Brasileiro Britânico (CBB)

  1. Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05428-002

 

O Drama For Change chega à sua segunda edição promovendo reflexão sobre o tema da Justiça Climática a partir de duas peças curtas inéditas, criadas em parceria com o Playwrights’ Studio, da Escócia. As peças foram desenvolvidas a quatro mãos por dois dramaturgos premiados, Jhonny Salaberg (Brasil) e Jenna Watt (Escócia) sob a coordenação de Péricles Silveira, coordenador da área de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa. O processo envolveu uma escuta horizontal com jovens alunos da Cultura Inglesa das turmas de Paraisópolis e Guarulhos.

 

CIF Paraisópolis

Feriado de Dia das Crianças, dia 12 de outubro, sábado. GRÁTIS

CEU Paraisópolis

Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi – CEP: 05712040

 

O CIF Paraisópolis será realizado com várias atrações: Orquestra Filarmônica de Paraisópolis; Drama For Change – com alunos da Unidade Paraisópolis; Oficina Planta-Colagem com Manuela Eichner; Oficina de Slam; Eu sou o mar – teatro para crianças, com Marcia Nemer e Vitor Amato; espetáculo Onde o Sol não Chega; apresentação da Quadrela Cia de Dança.

 

CIF DAY

 

As atividades do CIF Day estão acontecendo em seis unidades da Cultura Inglesa, na capital e no interior de São Paulo. Duas delas, em Santo André e Campinas, já ocorreram. O evento oferece oficinas e espetáculos abertos aos alunos, seus familiares, amigos e ao público em geral. Entre as atrações, estão a Oficina Planta-Colagem, com Manuela Eichner; o espetáculo para jovens Eu não sou só isso, com a Cia. Arthur-Arnaldo; e a peça infantil Eu sou o mar, com Marcia Nemer e Vitor Amato.

 

Osasco (4 de outubro, das 16h às 19h) – R. Paulo Lício Rizzo, 344 – Centro

Granja Viana (5 de outubro, das 11h às 14h) – R. José Félix de Oliveira, 189 – Cotia

Vila Mariana (5 de outubro, das 14h às 17h) – R. Madre Cabrini, 413 – Vila Mariana

Morumbi (11 de outubro, das 14h às 17h) – Av. Dr. Guilherme Dumont Vilares, 1496 – Jardim Londrina

 

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

De 26 de setembro a 13 de outubro,

https://www.culturainglesafestival.com.br/

 

A programação digital traz pluralidade para o público com atrações on demand na plataforma do 27º Cultura Inglesa Festival. Entre elas estão o CIF in Concert; três vídeos de animação da Comfy Studio: Black Barbie, The underestimated Villian, I’m Living in Ghana.

 

Outros destaques são The Talent, espetáculo da companhia britânica Action Hero; 1ª Artes Digitais Cultura DEF (Projetos artísticos inéditos criados ou protagonizados por pessoas com deficiência); vídeos dos classificados e vencedores Edital Curta CIF; Campeonato de Slam com coordenação de Roberta Estrela D’Alva; conteúdo sobre criatividade da 64 Million Artists.

 

As apresentações do CIF in Concert, da peça britânica The Talent, e o Campeonato de Slam (versão Português e Inglês) serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma.

 

Serviço:

27ª edição do Cultura Inglesa Festival

De 26 de setembro a 13 de outubro de 2024

Informações https://www.culturainglesafestival.com.br/


Sair da versão mobile