Ícone do site Dica de Teatro

1º/9 – Mês da Independência no Museu do Ipiranga estreia com dois concertos da Orquestra Locomotiva

Museu do Ipiranga e Atlas Schindler promovem apresentação gratuita da Orquestra Locomotiva

 

Projeto atua para a transformação e inclusão social e cultural dos jovens moradores de regiões de alta vulnerabilidade social em São Paulo, Santo André e Mauá; concerto abrirá a programação oficial do “Mês da Independência”, no Museu do Ipiranga

 

O Museu do Ipiranga, em parceria com a Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, apresenta o concerto “Meu Brasil Brasileiro”, da Orquestra Locomotiva. O evento, que celebra a música, a cultura e a história, ocorre no dia 1 de setembro (domingo), em duas apresentações, às 14h e às 16h, no novo auditório do Museu do Ipiranga. Haverá participação de 45 músicos, entre crianças e adolescentes, que estarão sob regência do maestro André Pires.

 

O espetáculo abrirá a programação oficial do “Mês da Independência” no Museu do Ipiranga e terá entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Museu duas horas antes do início das apresentações – a partir das 12h e das 14h -, e estarão sujeitos à disponibilidade devido à capacidade do auditório para 200 pessoas.

 

A Orquestra Locomotiva, conhecida por sua energia contagiante e repertório eclético, apresentará uma seleção de clássicos da música brasileira, proporcionando momentos de emoção e inspiração. O projeto, fundado em 2008 pelo maestro Rogério Schuindt, é formado por 700 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que são inseridos no universo da música a partir de aulas gratuitas dos mais diversos instrumentos no contraturno escolar. A Orquestra Locomotiva atua em regiões consideradas de alta vulnerabilidade social nas cidades de São Paulo, Santo André e Mauá e abre portas para a transformação e inclusão social e cultural dos jovens.

 

A parceria entre Atlas Schindler e Museu do Ipiranga para realização deste evento reforça o compromisso das duas instituições com a cultura e a educação, além da busca pela democratização do acesso à música de qualidade e oferecimento de experiências enriquecedoras para a comunidade.

 

“Estamos honrados em promover essa ação que impacta positivamente a comunidade com dois parceiros tão especiais como o Museu do Ipiranga, um dos símbolos culturais mais importantes da nossa cidade, e a Orquestra Locomotiva, cujo trabalho extraordinário tem auxiliado crianças e adolescentes a mudarem suas histórias por meio da música. Há 106 anos, a Atlas Schindler tem o compromisso de elevar a qualidade de vida dos brasileiros, e este é nosso singelo presente à nossa comunidade no mês de celebração de nossa independência”, afirma Flavio Silva, Presidente da Atlas Schindler.

 

O relacionamento da Atlas Schindler com o Museu do Ipiranga e com a Orquestra Locomotiva é de longa data. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a companhia patrocina a Orquestra Locomotiva desde 2018 também patrocinou as obras de restauração, modernização e ampliação do Museu, em 2021, e segue patrocinando seu plano anual.

 

Serviço – Concerto gratuito da Orquestra Locomotiva

Data: 1/9/2024

Horário: 14h e 16h

Local: Auditório do Museu do Ipiranga –Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga – São Paulo/SP

Ingressos: Distribuição gratuita do ingresso físico na bilheteria do Museu do Ipiranga. Para a sessão das 14h, os ingressos serão distribuídos às 12h. E para a sessão das 16h, os ingressos serão distribuídos às 14h.

 

Museu do Ipiranga

Endereço: Rua dos Patriotas, 100

Funcionamento: Terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h (última entrada às 16h)

Bilheteria a partir das 9h

Ingressos: R$ 30 (quartas e primeiro domingo do mês, grátis)

 

Site do Museu do Ipiranga

Instagram

Facebook

LinkedIn

 

Como chegar:

Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompéia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°. Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

Para quem usa bicicleta, há paraciclos próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.

 

Dias gratuitos para todos os públicos

• O acesso é gratuito às quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo (25/1) e da Independência (7/9).

• O ingresso deve ser retirado na bilheteria, na própria data, sem possibilidade de agendamento pelo site.

• A distribuição ocorre a cada 30 minutos, para entrada na hora cheia seguinte. Por exemplo: o acesso às 14h terá ingressos liberados somente às 13h e 13h30. Entretanto, os ingressos podem esgotar em poucas horas em dias de grande demanda.

• Ingressos limitados, com possibilidade de esgotar em pouco tempo.

• Estamos com longas esperas para retirada dos ingressos nos dias gratuitos. Para conforto dos visitantes, recomendamos itens de proteção contra raios solares (protetores, chapéus, guarda sóis etc.)

 

Públicos com direito a ingresso gratuito

A gratuidade para os públicos citados abaixo é válida para qualquer dia de funcionamento do Museu. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, na data da visita. Bilhetes sujeitos a disponibilidade.

• Crianças com menos de 6 anos.

• Comunidade USP (servidores, professores e alunos). A condição de estudante deve ser comprovada com carteirinha de estudante (física ou digital) ou atestado de matrícula.

• Servidores da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, do estado de São Paulo, em atividade e seus familiares (cônjuge ou companheira/o, filhos e menores tutelados ou sob guarda), mediante último holerite e documento de identificação. Benefício determinado pela resolução SC-39, de 15 de julho de 2010.

• Guias de turismo credenciados.

• Membros ativos do ICOM.

 

 

Patrocinadores e parceiros:

Mantenedor: EDP, Shell, Vale

Patrocínio Master: Bradesco, Itaú

Patrocínio Ouro: Comgas, EMS, Sabesp, Santander

Patrocínio Prata: Caterpillar

Empresas parceiras: Atlas Schindler, Dimensional, Nortel, PWC, Singer, Too seguros

Parceria de mídia: Estadão, Instituto Bandeirantes, JCDecaux, Revista Piauí, Uol

 

 

 

Sobre o Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.

 

A acessibilidade é tema estratégico do Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. Os recursos acessíveis figuram em todos os pavimentos do edifício, integrados às exposições.

 

A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).

 

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

 

Sobre a Orquestra Locomotiva

A Associação Locomotiva João Ramalho é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2008 pelo maestro Rogério Schuindt. Assiste crianças e adolescentes em regiões consideradas de altíssima vulnerabilidade social nas cidades de São Paulo, Santo André e Mauá, no estado de São Paulo, em 2023 inaugurou um polo no continente Africano, em Moçambique, e a partir 2024 embarca numa nova jornada de inclusão e assistência por meio da Orquestra de idosos. O Projeto tem o objetivo de promover inclusão social e cultural através da Orquestra Locomotiva e diariamente oferece aulas gratuitas no contraturno escolar, a 700 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, utilizando uma metodologia de ensino musical inovadora e intensa. As orquestras formadas se apresentam nos mais variados tipos de lugares, inclusive essa é uma contrapartida para os patrocinadores.

 

Sobre a Atlas Schindler:

A Elevadores Atlas Schindler Ltda, líder nacional em transporte vertical, está há 106 anos presente no país. A companhia é integrante do Grupo suíço Schindler, uma empresa com 150 anos e atuação em todos os continentes. No Brasil, além da fábrica em Londrina, possui uma planta em São Paulo destinada à produção de peças de reposição e componentes. Com 5.000 funcionários e 150 postos de atendimento em todo Brasil, a empresa fabrica elevadores, escadas e esteiras rolantes e oferece também serviços de manutenção e modernização para esses equipamentos.

 

Para saber mais sobre a Atlas Schindler no Brasil, acesse o site e as redes sociais da empresa: www.schindler.com.br

Facebook: Link
Youtube: Link
LinkedIn: Link
Instagram: Link

 

Sobre o Grupo Schindler:

Fundado na Suíça em 1874, o Grupo Schindler completa 150 anos e é um dos principais fornecedores mundiais de elevadores, escadas rolantes e serviços relacionados. Inovadores e ambientalmente responsáveis, seus sistemas de acesso e gestão de tráfego dão uma importante contribuição para a mobilidade em centros urbanos.

Em 2023, o Grupo Schindler gerou uma receita de CHF 11,5 bilhões. As soluções de mobilidade da Schindler movimentam mais de 2 bilhões de pessoas, todos os dias, em todo o mundo. Por trás do sucesso da empresa estão cerca de 70.000 funcionários em mais de 100 países.

 

 


Sair da versão mobile