Ícone do site Dica de Teatro

13º Encontro Paulista de Museus discute políticas públicas para o setor

O evento gratuito acontece nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, no Theatro São Pedro, e terá como tema “Construindo Futuros”

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), promove o 13º Encontro Paulista de Museus (EPM). Realizado desde 2009, o  evento gratuito reúne profissionais de museus, gestores públicos e privados da área cultural e estudantes para articulação e discussão de ações e programas no campo museal. O EPM acontece nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, no Theatro São Pedro, e conta com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Este ano, o tema do encontro será “Construindo Futuros” e a proposta é apresentar e debater a Política Estadual de Museus de São Paulo (PEM-SP), elaborada de forma participativa entre 2023 e 2024. Com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimentos e desenvolver um plano estratégico sustentável para o enfrentamento de desafios no setor, o EPM recebe, além dos representantes estaduais, o geógrafo, museólogo e professor da Faculdade de Artes da Universidade Nacional da Colômbia, Edmon Castell, para uma conferência internacional sobre a política de museus da Colômbia.

“O Encontro Paulista de Museus é uma oportunidade para que os profissionais de museus de todo o estado possam aprimorar seus conhecimentos e compartilhar experiências. Desta forma, podemos fortalecer ainda mais o setor e tornar os museus do estado de São Paulo cada vez mais atrativos para a população”, ressaltou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.

A programação conta com seis painéis que vão tratar de assuntos como educação, dignidade, diversidade, desenvolvimento humano e econômico, gestão, manutenção, sustentabilidade,  acesso e preservação do patrimônio cultural, assuntos que norteiam os valores da PEM-SP.

Em paralelo ao Encontro Paulista de Museus, ocorrerá o EPM+, nas tardes dos dias 13 e 14 de fevereiro. A programação inclui visitas técnicas ou atividades formativas, que poderão ser escolhidas pelos participantes no momento da inscrição. Em breve, as inscrições estarão disponíveis no site www.cultura.sp.gov.br.

 

Confira abaixo a programação completa:

 

12/02, quarta-feira

9h – Café e credenciamento

10h – Apresentação musical

10h30 – Abertura – entrega da Medalha Waldisa Russio

11h30 – Painel 1 – “Construindo Futuros – políticas setoriais para museus”

12h30 – Almoço

14h – Painel 2 – “Preservação do Patrimônio Cultural e Museológico”

15h30 – Café

16h – Conferência internacional: Política de Museus da Colômbia

 

13/02, quinta-feira

9h –  Café e credenciamento

10h – Painel 3 – “Educação, comunicação e acesso aos museus”

11h30 – Painel 4 – “Gestão, manutenção e sustentabilidade em museus”

13h – Almoço

14h – Saída do Theatro São Pedro

14h30 – EPM+: atividades temáticas (Curadoria e Montagem de Exposição na Casa Mário de Andrade + Museu da Imigração; Conservação Preventiva no Museu Afro Brasil + Museu do Café; Atividade Formativa CULTSP PRO – Museus, Crise Climática e Sustentabilidade no Edifício Oswald de Andrade)

 

14/02, sexta-feira

9h – Café e credenciamento

10h – Painel 5 – “Formação e valorização de pessoas”

11h – Painel 6 – “Território, identidade e reparação”

12h30 – Plenária de encerramento

13h – Almoço

14h30 – Saída do Theatro São Pedro

15h – EPM+: atividades temáticas (Educação em Museus: temas sensíveis para públicos diversos no Museu da Diversidade Sexual + Memorial da Resistência; Uso e Ocupação de Edificações Históricas no Museu das Favelas + Museu Catavento; Atividade Formativa CULTSP PRO – Museu em Foco: Políticas Públicas e Mecanismos de Fomento Cultural no Edifício Oswald de Andrade)

 

Sobre o SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) é uma instância da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas que promove e desenvolve políticas públicas para o campo museal paulista desde 1986. Por meio de seus programas, o SISEM-SP oferece apoio técnico e oportunidades de qualificação, atuando para o desenvolvimento e a articulação dos museus do território paulista.

Site: https://www.sisemsp.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/sisemsp/

Youtube: https://www.youtube.com/@sisemsp

 

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Instagram | Facebook | Site


Sair da versão mobile