Ícone do site Dica de Teatro

13/12, sexta-feira – monólogo “Água Viva Clarice: Um Ato Poético”

Apresentação do espetáculo “Água Viva Clarice: Um Ato Poético” na Casa de Mystérios, no mês de nascimento e morte da escritora Clarice Lispector

             

“Esta é uma declaração, uma declaração de amor à Clarice Lispector”

 

A atriz Natalia Barros encena o monólogo “Água Viva Clarice: Um Ato Poético” no dia 13/12, sexta-feira, às 20 horas, na Casa de Mystérios. Uma adaptação do livro “Água Viva” escrito por Clarice Lispector (10/12/1920, Chechelnyk, Ucrânia – 9/12/1977, Rio de Janeiro, RJ) em 1973.

Sinopse

A personagem – uma mulher sozinha -, entre suas bagagens, cigarros e uma máquina de escrever, conta histórias, canta e reflete sobre a vida. Trazendo à tona questões profundas como: o medo da morte e a conversa com deus, entre outros assuntos corriqueiros (formigas cortadeiras, o tic tac do relógio, etc.).

_ Nessa montagem, somos instigados a repensar nosso dia a dia, como um espelho e um abismo para investigar a nossa própria identidade em fluxo. Com coragem de refletir sobre a linguagem, o amor e a liberdade como ato de percepção – explica Natalia Barros.

Uma reflexão sobre os sentidos da vida, no século XXI, num mundo conturbado, consumista e caótico, mas com possibilidades de criação de “novos pensamentos-sentimentos”, afinal como diz Clarice, nesse romance: “Eu quero uma verdade inventada!”

.  “Cada um tem a sua Clarice. Clarice é uma multidão. Clarice é múltipla.”

 

Ficha Técnica:

Atuação e dramaturgia: Natalia Barros

Direção Musical: Antonio Saraiva

 

“Água Viva” – Clarice Lispector

O livro foi publicado pela primeira vez há cinquenta anos. Este é longo texto ficcional em forma de monólogo, uma obra singular, verdadeiro relato íntimo que projeta em flashes, como num caleidoscópio, diversos estados de espírito em tom de confidência. Nele, a autora, reflete sobre o tempo, a vida e a morte, os sonhos, as flores, as variações dos estados da alma, a coragem e o medo, e a arte da criação. Tudo isso retratado de uma maneira tão poética quanto filosófica.

 

Natalia Barros: escritora, performer e cantora

Com o Grupo XPTO participou como atriz do espetáculo “Labirinto de Amor e Morte” de Garcia Lorca. Participa como poeta e performer do Projeto Poema Combate com Taciana Barros, Mauro Dahmer e João Parahyba. Em 2024 participou como cantora e poeta do show de Carlos Careq no Sesc Pompeia, do show de Arícia Mess (RJ). Foi uma das fundadoras do grupo teatral XPTO e da banda LUNI. Trabalhou no programa Fanzine (TV Cultura) e no Telecurso 2000. Publicou três livros de poesia: Caligrafias (editora Ofício das Palavras), Nuvens Ornamentais e Insurreição da Flor (selo Demônio Negro). Dirigiu shows do Pequeno Cidadão, Gangorra, Catopleia, e os shows ROMANCE (I e II) da atriz Marisa Orth.

Mais informações

@ nataliarochadebarros

 

Serviço

Dia: 13 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas

Espetáculo: Água Viva Clarice: Um Ato Poético Quando

Atuação e dramaturgia: Natalia Barros

Performance e criação musical: Antonio Saraiva

Local: Casa de Mystérios

Endereço: Rua Pedro Ernesto, 21 – Gamboa – RJ

Ingressos: Contribuição livre

Classificação etária: livre

Duração: 1h

Capacidade: 30

@ciademysterios


Sair da versão mobile