agenda

Shows musicais, sarau psicanarte, workshop de moda e cursos estão na agenda do Instituto Ling para os próximos dias

O cantor e compositor Edu Berdí mostra seu álbum Malabarista Aprendiz. O professor Ricardo Bins Di Napoli ministra curso sobre liberdade e democracia.  Workshop Fashion Frames traz temas inovadores do mercado da moda. Sarau Psicanarte trata do sentimento da culpa e seus efeitos. Kula Jazz apresenta sua sonoridade vibrante. Exposição de José Patrício se encerra no sábado

A semana está movimentada no Instituto Ling. De 16 a 18 de novembro, uma série de atividades culturais e educativas é oferecida para os mais diferentes públicos.

No dia 16, quinta-feira, das 19h30 às 21h30, tem início o curso Liberdade e Democracia. Em três encontros (sempre às quintas-feiras) no mês de novembro, o doutor em Filosofia Ricardo Bins Di Napoli apresenta os conceitos fundamentais da filosofia política, refletindo sobre a relevância desses conceitos para uma leitura crítica do cenário brasileiro.

Ainda na quinta, às 20h, o cantor e compositor Edu Berdí realiza show de pré-lançamento do seu primeiro álbum, Malabarista Aprendiz. O single Segredo e Música, que faz parte do álbum, já está disponível na plataforma digital Spotify: https://goo.gl/R3UWCL. A banda que acompanha Edu tem nomes de expressão na música do Rio Grande do Sul, como o baterista Marquinhos Fê, o violonista Dinho Oliveira e o baixista Lucas Esvael Júnior. O show tem direção musical e participação do pianista e arranjador Luiz Mauro Filho, além das cantoras convidadas Andrea Cavalheiro e Ana Karina. Em Malabarista Aprendiz, que contou com produção e arranjos de Paulinho Fagundes, Edu continua trazendo as influências da MPB, que permeiam sua carreira desde 2007, quando fundou o grupo Morena de Angola. Suas músicas utilizam ritmos variados, como samba, valsa, bolero e baião. Em 2016, o artista lançou os clipes “Essa Canção, Seu Coração” e “Nos Piores Momentos”, que juntos tiveram mais de 140 mil visualizações.

No dia 17, sexta-feira, às 19h, o Esipp – Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanalítica realiza mais um Sarau PsicanArte. Nesta edição, o Sarau tem como tema O quanto dessa culpa é minha?, que será debatido entre a psicóloga Ana Celina Albornoz, a advogada Fernanda Pozzebon e o filósofo Rafael Werner. Através da interlocução entre a Psicanálise e as diferentes áreas do conhecimento, o sarau propõe colocar em debate a questão da culpa e seus possíveis efeitos no sujeito e na sociedade. A responsabilidade pelas ações, o peso paralisante da culpa, a busca por culpados, as defesas, a necessidade de auto punição, são alguns dos aspectos que serão discutidos no encontro. A entrada é franca.

Também tem início na sexta-feira, 17 de novembro, o projeto Fashion Frames, um workshop de imersão com o objetivo de abordar temas relevantes a partir do momento atual, visando cocriar cenários futuros possíveis para os empreendedores da moda. Dividido em cinco módulos (frames) que acontecem nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, a atividade parte de um abrangente panorama do sistema de moda e de um painel de referências e conceitos que estão inovando o mercado, possibilitando uma reflexão sobre os modelos de negócio em transformação, debatendo comportamentos de consumo e renovando a inspiração a partir das macrotendências mundiais da moda e do design, além da cocriação de cenários a partir da metodologia do design thinking. Um dos pontos altos do programa é a palestra com Lili Tedde, a representante brasileira do Studio Edelkoort / Trend Union – um dos principais escritórios de previsão de tendências do mundo –, que trará as macrotendências relacionadas à moda e à cultura em geral. A inscrição para o workshop deve ser feita pelo site do Instituto Ling (https://goo.gl/qiZzN3). Quem quiser se inscrever apenas para a palestra do Studio Edelkoort pode fazê-lo pelo link https://goo.gl/91PNk8.

No dia 18 de novembro, sábado, às 19h, é a vez do Kula Jazz subir ao palco do auditório do Instituto Ling. Após aclamada apresentação no 3º POA Jazz Festival, o grupo segue impressionando com seu jazz vibrante e orientalizado, pleno de elementos africanos e do spiritual jazz contido nas suas interpretações e performances ao vivo. Formado por Franco Salvadoretti (flauta transversal), Ronaldo Pereira (saxofone tenor), Rodrigo Arnold (contrabaixo), Max Sudbrack (piano) e Martin Estevez (bateria), o Kula Jazz tem a premissa de popularizar o jazz e a música instrumental.

O sábado é também o último dia para ver a exposição Explosão Fixa, do artista pernambucano José Patrício, que já foi visitada por mais de 12.500 pessoas desde a sua abertura em agosto. Com a curadoria de Eder Chiodetto, a mostra traz dezenove obras que perpassam os 40 anos de carreira do artista, como telas e instalações representativas de seu universo criativo, além de um conjunto de fotografias inéditas. Empregando materiais diversos e banais – como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico –, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. A entrada é franca.

Confira abaixo os detalhes e o serviço de cada atividade. Para fotos em alta resolução e mais informações sobre os eventos, acesse o presskit: https://goo.gl/gzGi6D

CURSO Liberdade e Democracia, com Ricardo Bins Di Napoli

Liberdade e Democracia são os temas do curso que tem com início no dia 16 de novembro, das 19h30 às 21h30, Em três encontros (sempre às quintas-feiras) no mês de novembro, o doutor em Filosofia Ricardo Bins Di Napoli apresenta os conceitos fundamentais da filosofia política, refletindo sobre a relevância desses conceitos para uma leitura crítica do cenário brasileiro.

A filosofia política surgiu na Grécia antiga e estuda questões fundamentais que envolvem nossa organização enquanto sociedade. Estado, política, justiça, liberdade e pluralismo. Em um período como o que vivemos, onde a crise se apresenta em diferentes aspectos – político, econômico e sociocultural, é importante revisitarmos conceitos fundamentais como liberdade, justiça e democracia. Afinal, desde a Grécia antiga até a atualidade, a democracia mudou e muito. Existe um modelo de democracia contemporânea? Existem diferentes tipos de democracia? O que é liberdade em uma sociedade democrática? O curso nos aproxima de conceitos fundamentais da filosofia política, discutindo tais ideias de modo integrado e oferecendo maior clareza sobre elas e sobre sua relevância para uma leitura crítica do cenário brasileiro.

Ricardo Bins Di Napoli é Doutor em Filosofia pela PUCRS. Também estudou Filosofia na Ludwig Maximiliams- Universidade de Munique, RFA. Fez seu Estágio Pós-Doutoral (Pós-doutorado) na Universidade de Oxford (Reino Unido). É também Bacharel em Ciências Sociais e Licenciado em Estudos Sociais pela PUCRS. Cursou Física e Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor nas universidades FEEVale, PUCRS e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professor convidado no Curso de Bioética para estudantes das áreas de Saúde da Comunidade Europeia (Praga, 1996).

SERVIÇO

Curso Liberdade e Democracia, com Ricardo Bins Di Napoli

Dias 16, 23 e 30 de novembro, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30

Dia 16/11 – Liberdade e Justiça

Dia 23/11 – A Democracia e suas formas

Dia 30/11 – O Totalitarismo

Investimento: R$ 480,00

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

SHOW – Edu Berdí – pré-lançamento do disco Malabarista Aprendiz

No dia 16 de novembro, quinta-feira, às 20h, o cantor e compositor Edu Berdí realiza show de pré-lançamento do seu primeiro álbum, Malabarista Aprendiz, no Instituto Ling. O single Segredo e Música, que faz parte do álbum, já está disponível na plataforma digital Spotify: https://goo.gl/R3UWCL. A banda que acompanha Edu tem nomes de expressão na música do Rio Grande do Sul, como o baterista Marquinhos Fê, o violonista Dinho Oliveira e o baixista Lucas Esvael Júnior. O show tem direção musical e participação do pianista e arranjador Luiz Mauro Filho, além das cantoras convidadas Andrea Cavalheiro e Ana Karina. Em Malabarista Aprendiz, que contou com produção e arranjos de Paulinho Fagundes, Edu continua trazendo as influências da MPB, que permeiam sua carreira desde 2007, quando fundou o grupo Morena de Angola. Suas músicas utilizam ritmos variados, como samba, valsa, bolero e baião. Em 2016, o artista lançou os clipes “Essa Canção, Seu Coração” e “Nos Piores Momentos”, que juntos tiveram mais de 140 mil visualizações.

Edu se apresenta nos palcos desde os sete anos de idade. Na adolescência participou de bandas de Hard Rock. Na faculdade tomou gosto por MPB, principalmente por Chico Buarque, e passou a se dedicar a esse estilo musical. Edu destaca que “a aproximação de alguns amigos à obra de Chico Buarque foi decisiva para sua carreira”.

SERVIÇO

Show de Pré‐lançamento do álbum “Malabarista Aprendiz”, de Edu Berdí

Dia 16 de novembro, quinta-feira, às 20h

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Produção executiva: Morena Branca – Milene De Santi – (51) 99977.7097

Informações para a Imprensa: Uffizi  Comunicação e Relacionamentos – (51) 3330-­‐6636

CURSO – Fashion Frames

Nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, o Instituto Ling recebe o projeto Fashion Frames, um workshop de imersão com o objetivo de reunir pessoas conectadas ao design e à moda em um ambiente de trocas e aprofundamentos. Dividido em cinco módulos (frames), a atividade parte de um abrangente panorama do sistema de moda e de um painel de referências e conceitos que estão inovando o mercado, possibilitando uma reflexão sobre os modelos de negócio em transformação, debatendo comportamentos de consumo e renovando a inspiração a partir das macrotendências mundiais da moda e do design, além da cocriação de cenários a partir da metodologia do design thinking.

Totalizando 27 horas/aula, o Fashion Frames aborda temas relevantes a partir do momento atual, visando cocriar cenários futuros possíveis para os empreendedores da moda. Como parte do programa, acontece também uma palestra com Lili Tedde, a representante brasileira do Studio Edelkoort / Trend Union – um dos principais escritórios de previsão de tendências do mundo –, que trará as macrotendências relacionadas à moda e à cultura em geral.

O Projeto Fashion Frames surgiu do encontro e da vontade de três empreendedoras que têm em comum a curiosidade, a paixão pelo fazer e pensar, e um olhar atento e cuidadoso, tanto para pessoas quanto para empresas: Caroline Bucker – consultora e diretora da Idealiza Tools&Methods, com 20 anos de experiência  em  varejo; Gabriela Rizzo Cirne Lima – diretora e consultora da PESPONTO – Consultoria e Educação em Negócios de Moda; e Milene Zardo – administradora de empresas, especialista em Fashion Merchandising e pesquisadora na área de sustentabilidade.  Cada uma delas ministra um frame, cujos temas são modelos de negócios, comportamentos de consumo, sustentabilidade e cocriação de cenários futuros a partir do design thinking. A convidada Beth Venzon – especialista em moda, cultura e identidade e professora do Curso de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul/RS – ministra o primeiro módulo do programa – O Sistema da Moda. A palestrante convidada, Lili Tedde, apresenta o frame inspiracional, trazendo as macrotendências para o Verão 2019 com a apresentação do livro Goddesses, lançado em setembro de 2017 na última edição da Premiére Vision.

SERVIÇO

Projeto Fashion Frames

Dias 17, 18, 24 e 25 de novembro de 2017

Horário: Sextas, das 14h às 20h30 / Sábados, das 11h às 19h

Investimento: R$ 1.248,00

Duração: 27 horas/aula (04 encontros)

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos/fashion-frames-workshop-de-moda-e-negocios.html

Palestra

Uma janela para o futuro – Palestra de macrotendências do Studio Edelkoort / Trend Union Brasil

Dia 24 de novembro, das 18h às 20h

Investimento: R$180,00

Inscrições:http://www.institutoling.org.br/cursos/palestra-uma-janela-para-o-futuro-macrotendencias-de-moda-e-design.html

Informações: (51) 3533-5700 ou contato.fashionframes@gmail.com / (51) 99952.2567

Endereço: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

ENTRADA FRANCA – Sarau PsicanArte: O quanto dessa culpa é minha?

No dia 17, sexta-feira, às 19h, o Esipp – Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanalítica realiza mais um Sarau PsicanArte. Nesta edição, o Sarau tem como tema O quanto dessa culpa é minha?, que será debatido entre a psicóloga Ana Celina Albornoz, a advogada Fernanda Pozzebon e o filósofo Rafael Werner. Através da interlocução entre a Psicanálise e as diferentes áreas do conhecimento, o sarau propõe colocar em debate a questão da culpa e seus possíveis efeitos no sujeito e na sociedade. A responsabilidade pelas ações, o peso paralisante da culpa, a busca por culpados, as defesas, a necessidade de auto punição, são alguns dos aspectos que serão discutidos no encontro. A entrada é franca.

SERVIÇO

Sarau PsicanArte: O quanto dessa culpa é minha?

Debate com a psicóloga Ana Celina Albornoz, a advogada Fernanda Pozzebon e o filósofo Rafael Werner

Dia 17 de novembro, sexta-feira, às 19h

Entrada franca

Duração:1h30min

SHOW – Kula Jazz

No dia 18 de novembro, sábado, às 19h, o grupo Kula Jazz se apresenta no Instituto Ling. Após aclamada apresentação no 3º POA Jazz Festival, o grupo Kula segue impressionando com seu jazz vibrante e orientalizado, pleno de elementos africanos e do spiritual jazz contido nas suas interpretações e performances ao vivo. No ano de 2015 lançaram o primeiro álbum, intitulado KULA, indicado em cinco categorias do Prêmio Açorianos de Música, e já estão compondo músicas para o segundo disco. Formado por músicos oriundos de outros trabalhos, o Kula tem a premissa de popularizar o jazz e a música instrumental. O que chama a atenção nas interpretações e que vale ressaltar é a entrega emocional do grupo, muito comum nas raízes africanas e no spiritual jazz. E, como o próprio nome diz, Kula significa uma reciprocidade espiritual, praticada na constante troca de fé e energia entre os integrantes. O grupo vem se apresentando regularmente em Porto Alegre e arredores e já tocou em palcos emblemáticos como do Festival de Jazz de Porto Alegre, Pira Rural, Instituto Goethe, Sesc Instrumental, POA Jazz Festival, Villa do Jazz e outros. O Kula tem em sua formação Franco Salvadoretti (flauta transversal), Ronaldo Pereira (saxofone tenor), Rodrigo Arnold (contrabaixo), Max Sudbrack (piano) e Martin Estevez (bateria).

SERVIÇO:

Kula Jazz

Dia 18 de novembro, sábado, às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

ÚLTIMA SEMANA – GRATUITO – Exposição Explosão Fixa, de José Patrício

Até o dia 18 de novembro, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, que traz dezenove obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício.

Com a curadoria de Eder Chiodetto, na mostra estão telas e instalações representativas do universo criativo de Patricio: empregando materiais diversos e banais – como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico –, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. A exposição apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999) –  composta por milhares de peças de jogo de dominó –, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. O artista fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo a mais rígida das fórmulas matemáticas tem o potencial de conter sua própria expressividade. Dessa forma, sua obra enfatiza a relação frágil entre ordem e sua possível dissolução.

José Patrício nasceu em 1960 e vive e trabalha no Recife. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e é Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (2016).  Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre as quais a XXII Bienal de São Paulo, a 8ª Bienal de Havana e a III Bienal do Mercosul. Sua obra foi analisada por críticos de arte como Paulo Herkenhoff, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale, Gerardo Mosquera, dentre outros. Possui obras no acervo da Fondation Cartier, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio e é representado pela Galeria Nara Roesler desde 1999.

A exposição Explosão Fixa tem entrada franca e fica em cartaz na Galeria do Instituto Ling até o dia 18 de novembro de 2017, com patrocínio da Crown Embalagens e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.

SERVIÇO

Local: Galeria do Instituto Ling

Período de exibição: de 22 de agosto a 18 de novembro de 2017

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Related Posts

Deixe uma resposta