Sesc Thermas celebra Semana Mundial do Brincar com intensa programação gratuita

Em parceria com a Aliança pela Infância, diversas atividades recreativas, esportivas e artísticas são oferecidas de 21 a 28 de maio

O Sesc Thermas de Presidente Prudente celebra a Semana Mundial do Brincar com uma série de atividades especiais e gratuitas oferecidas para todas as crianças e suas famílias. De 21a 28 de maio, a unidade prudentina do Sesc promove uma programação intensa com jogos e brincadeiras, oficinas, intervenções e espetáculos.

Três atividades abrem a agenda da Semana, neste domingo (21). A Cia. Cornucópia, de Ribeirão Preto (SP), apresenta o espetáculo A Bruxa Malabé, às 15h. Para os pequenos que preferem se divertir com atividades físicas, no mesmo horário, há Jogos e Brincadeiras Aquáticas, no Parque Aquático do Sesc, e às 16h, a atividade Brincando no Quintal.

Com o tema “O brincar que encanta o tempo”, a campanha promove a consciência sobre a importância do brincar por meio de ações de mobilização e valorização da brincadeira. Composta por brincadeiras espontâneas, brincadeiras dirigidas por educadores, palestras e ciclos de debate, a programação tem parceria da Aliança pela Infância, movimento que atua com o compromisso de inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infância.

Programação Completa:

Espetáculo – A Bruxa Malabé

Uma mulher parte do vilarejo onde mora para ir ao mercado, deixando seus cinco filhos com os vizinhos, que caem nas traquinagens da Bruxa Malabé. A malvada, que gosta de transformar crianças em trecos e cacarecos, consegue enfeitiçar os pequeninos. Antônia vira uma chaleira, João um penico.

Dia 21, domingo, às 15h.

 

Jogos e Brincadeiras Aquáticas

Atividades lúdicas nas piscinas do Sesc com o objetivo de promover a integração entre os participantes.

Na semana de 21 a 28 de maio, das 15h às 16h.

 

Brincando no Quintal

Jogos e brincadeiras com o objetivo de promover um ambiente de troca entre pais, avós, filhos e netos.

Na semana de 21 a 28 de maio, das 16h às 17h30.

 

Bambodança

Atividade lúdica que mistura dança com bambolê. Além de ser uma forma divertida de fazer ginástica, esta atividade proporciona movimento e equilíbrio corporal.

Dia 23, terça, às 8h30, 10h30, 15h, 17h, 19h e 21h. Dia 24, quarta, às 8h30, 10h30, 17h, 19h e 20h30.

 

Oficina – Cantigas de Roda, Brincadeiras Cantadas e Danças Folclóricas

Esta oficina resgata tradições culturais tais como cantigas de roda, brinquedos cantados e danças folclóricas, e ajuda a valorizar importantes conteúdos do patrimônio histórico e cultural do Brasil e do mundo.

Dia 24, quarta, das 9h às 12h e das 19h às 22h.

 

Brincar: Literatura Oral

O educador Edson Vitor, da Cia. de Brincadores Edinho Paraguassu, de São Paulo (SP), lança seu mais novo trabalho musical, além de bater um papo sobre o brincar e sua importância em todas as fases da vida. Cantigas de rodas, brinquedos cantados, danças circulares recreativas e folclóricas são os conteúdos dessa coletânea de músicas para brincar.

Dia 25, quinta, das 19h às 22h.

 

Intervenção – O Que Os Olhos Não Veem, O Corpo Sente!

Os participantes são convidados a viver uma experiência sensorial envolvendo a visão, o tato e o olfato: de olhos fechados, eles ouvem uma história cujo protagonista é um deficiente visual. Inspirados pelo conto, eles produzem colagens com materiais de diferentes texturas e aromas, que serão “sentidos” por todos, num jogo de olhos vendados.

Dia 27, sábado, das 14h às 15h.

 

Circo – Muito Palhaço Pra Pouco Circo

O palhaço Roe Roe tenta fazer de tudo para agradar sua plateia, mas só tropeça, erra e pisa na bola. Com isso, ele mostra às crianças que elas devem tentar sempre e acreditar que o mundo pode ser um lugar de encontro e encantamento.

Dia 28, domingo, às 15h.

 

Oficina – Caracterização e Criatividade

Por meio de jogos cênicos e recreativos que aquecem “os músculos da imaginação”, a atividade treina a desinibição, o trabalho em grupo e a experimentação artística. Ao simular um picadeiro de circo, as brincadeiras, músicas, caracterizações improvisadas de maquiagem e figurino e jogos propostos aproximam os participantes do universo circense e das artes em geral.

Dia 28, domingo, das 16h às 17h.

 

Oficina – Sucataria do Barulho

Confecção de instrumentos musicais de percussão e sopro a partir de materiais recicláveis, como tampinhas de garrafa, latinhas, bexiga, barbantes, sementes e canos de PVC. Ao final, os participantes são convidados para uma dinâmica musical com os instrumentos construídos.

Dia 28, domingo, das 16h às 17h.

 

Mais sobre a Semana Mundial do Brincar

Desde os primórdios da humanidade, existem registros comprovando que a brincadeira está presente no cotidiano das crianças. Achados arqueológicos também mostram que a humanidade brincava muito antes de aprender a escrever, e que jogos como “cinco-marias” já eram conhecidos na Pré-História.

Brincar é essencial para a formação do ser humano. Na atividade lúdica, a criança descobre o corpo, aprende a socializar, resolve problemas, imagina. Brincar é, por excelência, a linguagem da infância que interpreta as coisas do mundo. Além de ser uma fonte de imenso prazer na vida das crianças, também cumpre funções de desenvolver capacidades de expressão, organização dos sentimentos e processos criativos.

Por tudo isso, a Semana Mundial do Brincar visa promover e valorizar o ato de brincar, de modo coletivo, cuja convivência entre gerações seja motivada a partir da relação lúdica com o espaço, com os objetos, e sobretudo com as pessoas.

A Semana é uma mobilização que ocorre desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, na qual reúne diferentes atores como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, com o objetivo de ressaltar a importância do brincar na sociedade. Uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios parceiros.

São manhãs e tardes com oficinas e espaços abertos para brincadeiras, música, artes plásticas, teatro, danças, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e atividades livres em espaços lúdicos com brinquedos não estruturados, além de palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar, realizados graças a uma série de articulações.

O brincar é um direito político das crianças que une, por meio da Semana do Brincar, parceiros com as mais distintas origens para fazer parte desta ciranda. É um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança.

Em 1997, um grupo de educadores preocupados em ampliar as oportunidades de as crianças vivenciarem mais e melhor a infância, dá início a um movimento internacional em defesa da infância. Assim surgia a Aliança pela Infância, concebida como um movimento internacional, caracterizada pela aliança entre pessoas e organizações em defesa da infância.

Atualmente, a Aliança possui representação em mais de 20 países da Europa, Américas, África e Ásia. Em 2001, o movimento chegou ao Brasil pelas mãos da educadora Ute Craemer.

SERVIÇO

Semana Mundial do Brincar

De 21 a 28 de maio.

Em vários espaços do Sesc Thermas.

Grátis.

,

Deixe uma resposta

Translate »