teatro

Prometeu Despedaçado – última semana de maio e temporada em Junho

“Prometeu Despedaçado” permanece em temporada em SP por todo o mês de maio

Espetáculo segue com apresentações itinerantes pela cidade em Junho

 

O Núcleo Arte Ciência no Palco (ACP), da Cooperativa Paulista de Teatro – contemplado pela 28ª Edição de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – apresenta o espetáculo inédito “Prometeu Despedaçado”, até 27 de maio, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. O espetáculo é resultado de extensa pesquisa realizada durante o último ano.

Nesse período, o Núcleo ACP promoveu atividades de formação, reflexão, intercâmbio de experiências e convivência, estendendo ao público o acesso à pesquisa e ao conhecimento com participação por meio de palestras – com temas em filosofia, antropologia, semiótica e dramaturgia; seminários abertos; oficinas; leituras e sarau.

O tema da nova montagem coroa o percurso ao abordar a mitologia grega de Prometeu. Defensor da humanidade, o personagem é responsável por roubar o fogo divino de Héstia para entregá-lo aos mortais, em resposta à intensa busca humana por conhecimento.  O texto é resultado de uma construção coletiva pelos integrantes do ACP com redação final do dramaturgo Flávio Morais e concepção cênica de Carlos Palma.

Em Junho, o espetáculo segue em temporada itinerante com apresentações em locais que contemplam regiões da cidade distantes do circuito do Centro de SP. Nesses espaços, ainda será realizado o workshop EDUCANDO COM ARTE, com duração de 120 minutos e facilitação dos integrantes do Arte Ciência no Palco.

SOBRE O NÚCLEO ARTE CIÊNCIA NO PALCO

Foi criado em 1998 por Carlos Palma e Adriana Carui e, em 2001, somados a novos integrantes, consolidou-se junto a Cooperativa Paulista de Teatro. O núcleo Arte Ciência no Palco, ou ACP para os mais próximos, é uma companhia teatral brasileira que escolheu dedicar-se ao fazer teatral pensando no homem e na sociedade com a lente da ciência. Pensar e “sentir” os conflitos éticos da ciência através do teatro, com sua imensa capacidade de envolver, emocionar e provocar. Utilizar-se da arte para despertar o público para as responsabilidades e consequências dos avanços da ciência pode ser um caminho muito produtivo. O grupo é pioneiro no desenvolvimento de espetáculos teatrais sobre temas científicos – ao todo foram 17 espetáculos já encenados. Dentre estes, se destacam: EINSTEIN; COPENHAGEN; AFTER DARWIN; A DANÇA DO UNIVERSO; e INSUBMISSAS – MULHERES DA CIÊNCIA.

SINOPSE PROMETEU DESPEDAÇADO

“Haverá uma forma de juntar os elementos, os cacos de informação, as vontades e pulsões? Há saída? De quê e para onde? Se somos poeira da estrelas, como nos densificamos? Em Prometeu Despedaçado o fogo continua queimando entre e a nós.”

SINOPSE: A encenação de Prometeu Despedaçado parte do mito de Prometeu para colocar em evidência questões sobre a fragmentação do conhecimento. Estudiosos dos ramos da filosofia, antropologia, semiótica e artistas do Teatro compuseram o mosaico dos encontros para alimentar o grupo em seu mergulho sobre a relação do mito e o conhecimento nos dias de hoje. Um jogo de enigmas é o que a dramaturgia de Flávio Moraes propõe, no qual professores têm que se juntar e procurar uma saída. Haveria uma saída para as situações paradoxais que vivemos no ambiente da educação, do asfixiante sistema econômico, da arte, da tecnologia que caminha na sombra da ética? Na encenação, Carlos Palma leva ao extremo o despedaçamento, inserindo imagens e textos que evidenciam o caos e a complexidade contemporânea. Haverá uma forma de juntar os elementos, os cacos de informação, as vontades e pulsões? Há saída? De quê e para onde? Se somos poeira da estrelas, como nos densificamos? Em Prometeu Despedaçado o fogo continua queimando entre e a nós.

PROMETEU DESPEDAÇADO | TEMPORADA MAIO

ESTREIA: 3 de MAIO
Temporada: 10, 11, 12 e 13/5 – 17, 18, 19 e 20/5 24,25,26 e 27/5
Horário:
quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras: às 20h; e sábados: às 18h
Classificação:
A partir de 16 anos
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade –
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Adriana Dham, André Falcão, Antonio Ginco, Diogo Cintra, Leticia Olivares, Monika Plöger, Oswaldo Mendes, Rogério Romera, Selma Luchesi e Vera Kowalska. | Encenação e cenografia: Carlos Palma | Dramaturgia: Flavio Moraes; Figurinos: Kleber Montanheiro; Trilha sonora: Demian Pinto; Preparação gestual: Maiusa Brêgole; Assistência de Direção: Ana Melquiades.
Duração: 90 minutos | 30 lugares (retirar ingressos GRATUITOS com uma hora de antecedência).

Site: https://nucleoacp.com/
Facebook: https://www.facebook.com/nucleoarteciencianopalco

PROMETEU DESPEDAÇADO – ITINERÂNCIA | JUNHO

CENTRO CULTURAL DA PENHA
Teatro Martins Penna

Endereço: Largo do Rosário, 20 – Penha
Telefone de contato:
(11) 2295-0401 atendimento
Datas:
03 (sábado) e 04 (domingo) de junho 2017
Horário:
sábado 20h e domingo 19h
Workshop:
04 (domingo) 14h ás 17h

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900 – Cidade Tiradentes
Telefone de contato:
(11) 3343-8900 atendimento
Datas:
10 (sábado) e 11 (domingo) de junho 2017
Horário:
sábado 20h e domingo 19h
Workshop:
10 (sábado) dás 15h ás 16:30h

CEU PÊRA MARMELO

Endereço: Rua Pêra-Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrecia
Telefone de contato:
(11) 3948-3959 atendimento ação cultural
Datas: 17 (sábado) e 18 (domingo)
Horário:
sábado 18h e domingo 17h
Workshop:
17 (sábado) 10h ás 12h

PAIDEIA Associação Cultural

Endereço: Rua Darwin, 153 – Jardim Santo Amaro
Telefone de contato:
(11) 5522-1283 atendimento
Datas:
22 (quinta) e 23 (sexta) de junho 2017
Horários:
20h
Workshop:
23 (sexta) dás 15h ás 17h

Deixe uma resposta