shows

Programação musical do projeto DNA ÁFRICA no Sesc Itaquera temRincon Sapiência, Fernandinho Beat Box, Tião Carvalho e homenagem para Carolina de Jesus

O beat boxer Fernandinho Beat Box (dia 15/11), o rapper Rincon Sapiência (dia 20), o coletivo musical Banda Maitá (12/11) e Tião Carvalho (26/11) estão na programação gratuita do mês da Consciência Negra, que Sesc Itaquera apresenta. O projetoabrange múltiplas linguagens, em homenagem à cultura originária do continente Africano. DNA África oferece ao público um panorama artístico das diversas manifestações e expressões culturais em diálogo com as culturas africana e afro-brasileira.

___________________________________________________________

Música – Canto para Carolina –

Com o coletivo musical Banda Maitá e grupo vocal As Pastoras do Rosário

Dia 12 de novembro. Domingo, das 16 às 17h15

Na Praça de Eventos. Livre. Grátis.

Banda Maitá e Pastoras do Rosário fazem show em homenagem à

Carolina Maria de Jesus, a catadora de papel que virou escritora

Tendo como ponto de partida o disco gravado em 1961 por Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Quarto de Despejo, a Banda Maitá e as Pastoras do Rosário interpretam na íntegra o álbum, em um show-homenagem que mostra as 12 canções do disco, sempre respeitando os arranjos originais. Considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus ficou conhecida pelo livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960. O LP foi gravado no ano seguinte ao lançamento do livro, e nele Carolina expôs mais um lado de seu talento artístico ao enveredar pelos caminhos musicais.

O disco contém 12 canções originais da autora, dando continuidade à narração das mazelas vividas na favela do Canindé. O disco está fora de circulação por não atingir as metas de vendas, no entanto, mostra uma riqueza histórica, política e artística, que ainda dialoga perfeitamente com nossas questões sociais. Nasceu em Sacramento (MG), em 14 de março de 1914. Em 1947, chegou a São Paulo e se instalou na favela do Canindé, em São Paulo, de onde saía diariamente para trabalhar como catadora de papel.

A Banda Maitá é um coletivo musical criado pela produtora Sá Menina para acompanhar diversos cantores e cantoras, entre eles, Geovana e Tiarajú Pablo. As Pastoras do Rosário é um grupo vocal composto por mulheres que fazem parte da Comissão de Festa da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, que busca, por meio da arte, o empoderamento da mulher preta, com base em pesquisas sobre os saberes ancestrais da cultura afro-brasileira e reconhecimento dos territórios de ocupação negra.

___________________________________________________________

MúsicaFernandinho Beat Box – Técnicas, influências e histórias

Dia 15 de novembro. Quarta, das 11h30 às 13 horas.

Na Sala de Convenções. Livre. Grátis

Fera na percussão vocal,o rapper que faz com a boca um show de ritmos e batidas

Fernandinho Beatbox é um beatboxer brasileiro conhecido por propagar este subgênero do hip hop no país. Fernandinho faz shows com Marcelo D2 e tem um projeto solo paralelo, no qual é rapper. Ele começou a sua carreira em 1995 quando formou junto com Gaspar o grupo de rap Z’África Brasil, mas saiu dele quando conheceu D2 em um festival de Florianópolis. Em maio de 2010, lançou seu primeiro CD Caminho Estreito, com participação de Seu Jorge, Tita Lima em parceria com Renan Saian.

___________________________________________________________

MúsicaRincon Sapiência e Banda – Galanga Livre

Dia 20 de novembro. segunda, das 16 às 17h15

Na Praça de Eventos. Livre. Grátis

Nome de destaque na cena do rap nacional independente,

Rincon Sapiência, faz show dia 20 no Sesc Itaquera

Grande vencedor do Prêmio Multishow 2017, o rapper Rincon Sapiência – ganhou três dos sete troféus, entre eles Melhor Produtor, Melhor Capa de Disco e Artista Revelação – continua a temporada de shows de lançamento de seu álbum de estreia, Galanga Livre. No trabalho, ele mergulha mais fundo no universo da música africana, com influências da negritude que vão desde a capoeira até o blues, passando pelo côco e pela tropicália até chegar ao afrobeat, permeadas pela veia rock and roll que caracteriza a obra de Rincon. Lançado pelo selo Boia Fria Produções, o conjunto da obra rendeu as bênçãos de três grandes referências de Rincon Sapiência, os rappers Xis, Mano Brown e Black Alien.

No repertório, A Coisa tá Preta, Ponta de Lança e Meu Bloco, músicas do disco de estréia. Entre as canções, destaca-se a exaltação da afrodescendência, a exemplo do título do disco, uma referência ao personagem mítico Galanga, monarca africano que, ao ser escravizado e trazido ao Brasil, conseguiu libertar a si e a outros escravos, ficando conhecido como Chico Rei. Produzido pelo próprio rapper, o disco conta com coprodução e mixagem do experiente William Magalhães, líder da Banda Black Rio, e masterização de Arthur Joly.

________________________________________________________

MúsicaTião Carvalho 40 Anos

Dia 26 de novembro. Domingo, das 16 às 17h15

Na Praça de Eventos. Livre. Grátis

Comemorando 40 anos de carreira em 2017, Tião Carvalho traz ao palco do Sesc Itaquera uma apresentação especial, na qual recebe convidados ao lado da banda que durante muito tempo o acompanhou em sua trajetória.

Natural de Cururupu (MA), Tião Carvalho é músico, compositor, cantor, dançarino, ator, brincante e educador. Iniciou seu aprendizado nas danças e festividades populares maranhenses, como o Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula e Tamborinho. A carreira artística começou no início da década de 1970, trabalhando com o teatrólogo Aldo Leite, na montagem da peça “Saltimbancos”. Já em São Paulo integrou o elenco do Teatro Vento Forte, dirigido pelo dramaturgo Ilo Krugli, como ator, dançarino, músico e compositor.

Realizou turnês nacionais e internacionais e apresentou-se ao lado de grandes artistas, tais como Klauss Viana, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Ná Ozzetti e Cássia Eller.  Tião Carvalho tem pelo menos duas aparições marcantes e definitivas na cultura maranhense e brasileira: é dele a voz em Itamirim, conhecidíssima toada de Chico Saldanha, um dos hinos do São João maranhense; e é dele a hoje já clássica Nós, imortalizada na voz de Cássia Eller e gravada também por Ná Ozzetti e pelo próprio compositor.

Criou a tradicional Festa do Bumba-meu-boi, no Morro do Querosene, em São Paulo que acontece anualmente, desde 1990. Seu trabalho inclui ainda a formação de novos grupos de pesquisa e prática de danças populares, como o Saia Rodada (Campinas), Retalhos de Cultura Popular (Londrina), Flor de Babaçu (Brasília) e Encaixa Couro (Belo Horizonte). Há mais de 40 anos, realiza espetáculos e oficinas de dança, música e teatro, e ministra palestras sobre manifestações da cultura popular no Brasil e no exterior. Em 2017 Tião foi ganhador do “Prêmio Governador do Estado para a Cultura” na categoria música, por sua extensa contribuição para a difusão da cultura popular brasileira no Brasil e no mundo.  Local: Praça de Eventos.

__________________________________________________________

Sobre a unidade Sesc Itaquera

Localizado em uma reserva ambiental, com mais de 350 mil m², a maior área de Mata Atlântica da zona Leste de São Paulo, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, ao lado do Parque do Carmo, o Sesc Itaquera caminha para se tornar referência em oferecer atividades relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. A visita ao Sesc Itaquera – equipado com restaurante e lanchonete – é passeio recomendado para toda a família. A programação da unidade é gratuita e acontece de quarta a domingo, reunindo eventos de várias áreas de expressão. Abaixo, dicas de Música.

Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. Funcionamento: De quarta a domingo, das 9h às 17h. Acesso à unidade: Grátis. Estacionamento: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 24 (demais frequentadores). Telefone para informações: (11) 2523 9200. Transporte Público Sesc Itaquera: Metrô Itaquera – 7200m / Terminal São Mateus – 5200m.

Related Posts

  • 100
    O Dia das Crianças será recheado de informações sobre alimentação saudável e a importância da preservação da vida aquática e dos insetos, em São Paulo, Capital. O Aquário do Instituto de Pesca (IP-APTA) e o Planeta Inseto, do Instituto Biológico (IB-Apta), participarão do “Dia das Crianças Saudável é Mais”, que…
    Tags: de, a, da, do
  • 100
    CPTI oferece atividades culturais, esportivas e artísticas gratuitas no UrbanizARTE, nesse sábado (19), na Praça da Integração ação do Projeto Arte, Cultura e Esporte da Fundação FEAC, o UrbanizARTE ocorre nas cinco macrorregiões de Campinas-SP, ao longo do ano, levando diversão para toda comunidade     O CPTI oferecerá flash…
    Tags: de, a, do, da
  • 100
    A Biblioteca Pública do Estado (BPE) sedia no dia 14 de julho, a partir das 19h30min, o Recital Clarice Lispector, em homenagem ao 79º aniversário do poeta Luiz Coronel. Com participação da atriz Fernanda Carvalho Leite e do músico Victor Culanys, serão lidos textos reunidos no "Dicionário Clarice Lispector, a…
    Tags: de, do, da, a
  • 100
    O espetáculo – uma instalação coreográfica - é composto pelo solos M_ e O_ e ‘explode’ questões presentes no espetáculo anterior, Ladies - da Inocência a Crueldade   Figura 1 Gisele Calazans Foto de Otávio Dantas   Teaser aqui https://youtu.be/gMkpO72RQSg   “LadiEX” é o novo espetáculo dirigido por Cristiane Paoli…
    Tags: de, da, do, a
  • 100
    Para marcar os 20 anos do Grupu (Grupo de Percussão da Unicamp), a Orquestra Sinfônica de Campinas realiza dois concertos especiais neste final de semana, no sábado, 21 de outubro, às 20h, e no domingo, 22, às 11h, no Teatro Castro Mendes. Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro,…
    Tags: de, a, do, da

Deixe uma resposta