feira literária Festivais festival do livro

Primeiro dia do VI Fliaraxá terá Mia Couto, Daniella Zupo, Fernanda Takai, Claudio Prado e Pato Fu

A sexta edição do Festival Literário de Araxá(Fliaraxá), que tem como tema: “Língua, Leitura e Utopia”, começa na quarta-feira, 15 de novembro, com atrações e convidados muito especiais, entre eles Mia Couto, o autor homenageado. Na área externa do Tauá Grande Hotel de Araxá, que recebe o evento pela primeira vez, será inaugurado às 9h o Espaço Gastronômico. Além disso, no período da manhã, a partir de 9h, e à tarde, às 13h30, a criançada vai poder se divertir com as brincadeiras tradicionais dos países lusófonos, organizadas pelo Museu dos Brinquedos.

A Cerimônia de Abertura acontece às 10h, com a presença do curador do festival, Afonso Borges e Antônio Gilberto, gestor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em Araxá. Escritores da cidade também estarão presentes na ocasião. Mia Couto também é presença garantida no primeiro dia. O escritor moçambicano abre a série de “Diálogos em Espiral”, às 20h30. Ao lado de Afonso Borges e de Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, eles debatem: “Lingua, Leitura e Utopia”, tema do festival.

Outro destaque do primeiro dia é a jornalista, apresentadora, editora e escritora araxanense Daniella Zupo. A partir de 11h, ela vai falar sobre seu livro-documentário “AmanhãHoje éOntem”, baseado na websérie de mesmo nome. Na obra, aclamada pela crítica, Daniella aborda uma das fases mais difíceis de sua vida, quando descobriu que tinha um câncer de mama. O caminho doloroso para obter a cura para a doença éretratado ao longo do livro, em um relato profundo, tocante e verdadeiro. De forma crua, sem esconder as dores, as tristezas e os obstáculos, Zupo consegue mostrar com clareza como éa vivência com o câncer e as mudanças causadas por ele.

A cantora Fernanda Takai também é presença garantida no Fliaraxá às 18h. A escritora e compositora vai falar sobre seu livro infantil “O cabelo da menina”. Ás 21h30, ela fará um show com a banda Pato Fu. Ainda no primeiro dia do evento,  o jornalista Claudio falará sobre o tema do Festival: “Língua, Leitura e Utopia”, em seus “Delírios Utópicos”. A entrada no evento é gratuita, mais informações: www.fliaraxa.com.br.

Related Posts

Deixe uma resposta