concertos vagas

Oportunidade: Bolsas em orquestras para Músicos

Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro abre inscrições para novos músicos
Os bolsistas terão oportunidade de se apresentar com grandes nomes da cena clássica internacional, a exemplo das apresentações com a soprano Diana Damrau e o barítono Nicolas Testé, em maio deste ano em São Paulo
O Mozarteum Brasileiro abre inscrições para a temporada de 2018 da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, de 1º a 30 de setembro.  São cerca de 70 vagas para músicos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, tuba, oboé, fagote, clarineta, percussão e tímpanos. As inscrições são gratuitas, para músicos de todo o Brasil, com mais de 18 anos de idade, e devem ser feitas pelo site www.mozarteum.org.br, que traz o regulamento e divulgará o resultado da seleção, previsto para novembro.
Os selecionados participarão da 7ª edição do festival Música em Trancoso, de 3 a 10 de março de 2018 no Teatro L’Occitane, e que demandará ensaios prévios da OAMB em São Paulo, por 14 dias.
Durante o festival, os músicos da OAMB farão parte de uma programação que inclui três concertos (dois sinfônicos e um camerístico) – sob regência de Carlos Moreno e do maestro alemão Wolfgang Roese. Também participarão de duas apresentações ao ar livre (na Praça do Bosque) e de masterclasses com importantes nomes da música clássica nacional e internacional. Cada músico selecionado receberá uma bolsa para participação no festival, além de todas as despesas pagas – passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem e alimentação em Trancoso.
A orquestra foi uma novidade para o cenário musical brasileiro em março de 2017, ao estrear na sexta edição do festival Música em Trancoso. Sob direção artística de Sabine Lovatelli e regência do maestro Carlos Moreno, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB) iniciou sua trajetória com 87 músicos e a realização de quatro concertos consagradores, em companhia de grandes solistas da cena internacional.
Aplaudida por público e críticos, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro continuou mostrando sua capacidade e potencial. Em maio de 2017, na Sala São Paulo, dividiu o palco com uma das maiores cantoras líricas da atualidade: a soprano alemã Diana Damrau, que se apresentou pela primeira vez no Brasil em companhia do baixo-barítono francês Nicolas Testé. Foi mais um momento notável e de grande significado para este conjunto sinfônico que simboliza o enorme talento dos músicos brasileiros.
Em um momento em que muitas orquestras brasileiras enfrentam retrações de trabalho, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro surgiu como mais uma iniciativa arrojada e de fomento cultural do Mozarteum Brasileiro.
“Nossa orquestra se refaz a cada ano e é direcionada ao jovem profissional que busca aprimoramento contínuo”, diz Carlos Moreno, regente da OAMB e um dos maestros mais respeitados do Brasil.
Para os músicos brasileiros, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro representa um ponto de encontro, intercâmbio e de novas experiências. Assim como ocorre em grandes e tradicionais festivais do mundo, como o de Bayreuth, da Alemanha, ela funciona como orquestra fixa do festival Música em Trancoso, que acontece anualmente no sul da Bahia. Durante o festival, além de marcar presença em sua intensa programação, os músicos da OAMB têm a oportunidade de conviver com os mais destacados artistas da cena internacional – em espetáculos da própria orquestra, em conjunto com grandes solistas, em masterclasses.
Além do festival Música em Trancoso, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro procura, cada vez mais, ampliar sua agenda de apresentações e atividades ao longo do ano. Com isso, funciona como um ponto de convergência de músicos que podem ter atuação em outras orquestras brasileiras, e também como uma plataforma de oportunidades artísticas – seja no palco ou em instituições e eventos de desenvolvimento profissional. Em 2017, por exemplo, por intermédio do Mozarteum Brasileiro, três de seus músicos – o contrabaixista Julio Nogueira e os violinistas Eder Esli Grangeiro e Wellington Salustiano – ganharam bolsas de estudos para participar da Summer Academy – Collegium Musicum, cuja programação didática e de reciclagem atrai os mais renomados músicos ao Castelo de Weissenstein, no município de Pommersfelden, estado alemão da Baviera, onde se realiza desde 1958.
Serviço
Inscrições para Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Período: 1º a 30 de setembro
Instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, tuba, oboé, fagote, clarineta, percussão e tímpanos.

Inscrição gratuita / regulamento: site www.mozarteum.org.br

Mozarteum Brasileiro
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do Brasil e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades socioeducativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, quando iniciou suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e mais de 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição. 

Related Posts

  • 100
    Na próxima sexta-feira, 06 de outubro, às 12h30, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo-OSUSP realiza mais um de seus tradicionais Ensaios Abertos no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP-CDI e apresenta-se no sábado, 07 de outubro, às 21h, na Sala São Paulo. A OSUSP tem a honra de receber novamente a maestrina Ligia Amadio,…
    Tags: de, a, da
  • 100
    Arte, Ciência, Filosofia, Gastronomia, História, Literatura, Mente, Moda, Música e Temas Contemporâneos serão os assuntos abordados no segundo semestre de 2017. Palestras e atividades para crianças também estão na programação. As matrículas estão abertas   Com o mote Um Horizonte de Novas Ideias, o Instituto Ling lança sua agenda de…
    Tags: de, a, da
  • 100
    A partir das 11h a Casa de Cultura Camerati realiza sarau para os pequenos; às 14h ocorre evento de aniversário de 6 anos da Editora Pulo do Gato, com oficina e contação de histórias A Livraria NoveSete – uma das únicas na cidade dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil…
    Tags: de, a, da
  • 100
    ESPERANDO VISITAS no Espaço Viga   Texto: Fernando Magalhães Rangel | Direção: Zeca Sampaio Elenco: Fábio D’Arrochella e Denise Machado   Hoje em dia, todo mundo tem razão e eu não suporto quem discorda de mim. Esse é o mote de ESPERANDO VISITAS, um espetáculo que discute o momento atual…
    Tags: de, a, da
  • 100
    Peça teatral Quando vi, minha vida não existia entra em temporada, exposição do artista pernambucano José Patrício está em cartaz, Escola de Pais promove mais um encontro, crianças podem participar da Oficina de Fantoches, Ricardo Bins Di Napoli lança livro sobre ética e compreensão e Eduardo Motta ministra curso sobre…
    Tags: de, a, da

Deixe uma resposta