Sem categoria

Montagem de “Agosto” divide o palco do Teatro Ipanema em uma “múltipla espacialidade” que vai exigir uma visão ativa do espectador

Sucesso de público na temporada de estreia, “Agosto” (August: Osage County), do americano Tracy Letts, volta em cartaz no Teatro Ipanema, de 14 de outubro a 5 de novembro, sábados às 21h, domingos e segundas às 20h.

A peça mostra uma família disfuncional que se reúne depois que o pai desaparece, em um encontro de acerto de contas entre a mãe e as três filhas que escondem pequenos e amargos segredos, inclusive de seus maridos.

No papel de Violet, Guida Vianna retorna aos palcos em “Agosto” após três anos dedicados a produções audiovisuais, na televisão e no cinema. “Violet é uma mulher que vive numa situação limite, literal e metaforicamente falando”, analisa Guida. “Literal porque faz quimioterapia para um câncer de boca, e talvez sua morte esteja anunciada. Metaforicamente, porque sua família está se desmantelando: o marido sumiu, as filhas só esperam o funeral para partir, e a ela só restará permanecer sozinha aos cuidados de uma empregada que ela não conhece”.

Os principais conflitos de Violet são com a filha Barbara, interpretada por Letícia Isnard. “Violet guarda mágoa de Barbara porque ela não voltou para casa quando soube do seu câncer, mas voltou quando o pai desapareceu”, conta Guida. “É a filha preferida porque Violet a julga a mais inteligente e a mais parecida com ela, e os temperamentos parecidos levam as duas a embates frequentes”.

Intérprete de Barbara, Letícia Isnard chama a atenção para como a semelhança com a mãe assombra sua personagem. “Ela luta para não ter o mesmo destino da mãe: a solidão, consequente de uma personalidade forte, acachapante e agressiva”, explica. “Romper com esse ciclo de infelicidade e violência é também um ato de amor”. Em crise com o marido, a filha adolescente, distante das irmãs e do pai, “Barbara é uma mulher forte, que está num momento de total desestabilização”, resume a atriz.

Se o destino das personagens é inevitavelmente trágico, isso não faz de “Agosto” uma tragédia. Tracy Letts usa recursos do melodrama, da comédia de costumes, das sitcoms da televisão norte-americana e do vaudeville, mantendo a unidade formal, a coerência interna e estética da sua obra.

A montagem de “Agosto” vai dividir o palco nos cômodos da casa em que se passa a história, em uma “múltipla espacialidade” que vai exigir uma visão ativa do espectador, avisa Paes Leme. “A ação passeia por todos os cômodos e a proposta do autor é que o espectador possa ver simultaneamente todos os ambientes”, diz Paes Leme. “Na nossa concepção, as cenas serão sobrepostas: a personagem que está num determinado ambiente estará exatamente ao lado de outra que ocupa outra área da casa. Gradativamente, as diferentes cenas vão convivendo no palco”.

Nascido em Tulsa, Oklahoma, Tracy Letts é um dos mais importantes autores norte-americanos vivos. Vencedor dos prêmios Pulitzer na categoria Melhor Drama e Tony na categoria Melhor Texto, “August: Osage County” estreou em Chicago em 2007, na montagem do Steppenwolf Theatre Company (companhia a que pertence Letts), encenada depois em Nova York e Londres, entre outras cidades e países. Em 2013, a obra inspirou o filme “Álbum de Família” protagonizado por Meryl Streep e Julia Roberts.

Serviço 

“Agosto”
Texto: Tracy Letts
Tradução: Guilherme Siman
Direção e Adaptação: André Paes Leme
Direção de Produção: Andrea Alves e Maria Siman
Elenco: Guida Vianna, Letícia Isnard, Claudia Ventura, Claudio Mendes, Eliane Costa, Guilherme Siman, Julia Schaeffer, Márcio Vito, Marianna Mac Niven, Paulo Giardini, Lorena Comparato e Isabella Dionísio (revezando a personagem Jean Fordham)
Local: Teatro Ipanema, Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema (tel. 2267-3750)
Temporada: 14 de outubro a 5 de novembro, sábados às 21h, domingos e segundas às 20h
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
Venda na bilheteria de 4ª a domingo, das 14h às 22h ou pelo site https://ticketmais.com.br
Lotação do teatro: 222 pessoas
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 130 minutos
Gênero: Drama

Assista ao trailer de “Agosto” – https://vimeo.com/227655911/0db6ca0d54

Related Posts

  • 100
    Evento gratuito acontece no Parque Villa Lobos, nos dias 12 e 13 de agosto, e promete unir aventura e cultura em um só lugar Nos dias 12 e 13 de agosto, São Paulo recebe mais uma edição do maior festival de cinema ao ar livre do País. É o Rocky…
    Tags: de, do, que, a
  • 100
    Sobrevento celebra 30 anos com espetáculo que fala da perseverança em uma terra arrasada Com a colaboração das companhias da França Théâtre de Cuisine e Théatrenciel, o grupo apresenta seu novo espetáculo Escombros, que trata da vida em meio a ruínas, valendo-se do Teatro de Objetos   Figura 1 Cena…
    Tags: de, a, que, do
  • 100
    Darwin Demarch e Rita Murai se revezam em 7 divertidíssimos personagens, que falam do cotidiano contemporâneo do brasileiro. Os atores, viajaram por diversos estados brasileiros pesquisando e observando o comportamento da plateia. Trouxeram em sua bagagem personagens divertidos e atuais, que conversam diretamente com a plateia, figuras que muitas vezes…
    Tags: de, a, do, que
  • 100
    'Reencontro' traz obras que homenageiam Campos do Jordão e fica em cartaz até 10 de setembro De 5 de agosto a 10 de setembro, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro - instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administradas em parceria com a ACAM…
    Tags: de, a, do, que
  • 100
    A programação de estreia foi desenvolvida por Bel Toledo, curadora do espaço. Quatro espetáculos de companhias diferentes apresentarão ao público toda a pluralidade do universo circense.   O Tendal da Lapa está se preparando para um novo tempo. Enquanto nos últimos anos o espaço ficou desprestigiado e atuando muito aquém…
    Tags: de, a, que, do

Deixe uma resposta