agenda teatro

INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA PROJETO “TEMPORAIS” DIA 24 DE JUNHO, ÀS 21H

Atriz, professora e ativista travesti apresenta monólogo na segunda edição do projeto

O Instituto Tomie Ohtake apresenta o projeto Temporais, uma programação artística com apresentações de música, dança, teatro e poesia falada, marcadas pela sua natureza efêmera e performática, recebendo artistas de diferentes poéticas e gerações. As apresentações acontecem uma vez por mês, aos sábados às 19h, no hall do Instituto Tomie Ohtake, com entrada gratuita.

A curadoria foi composta de forma colaborativa entre a equipe do Instituto Tomie Ohtake, a atriz e poeta Roberta Estrela D’Alva e jovens do ensino médio de duas escolas estaduais de São Paulo, E.E. Fernão Dias Paes e E.E. Antônio Alves Cruz, ambas nas proximidades do Instituto Tomie Ohtake na zona oeste de São Paulo. Os alunos dessas escolas, assim como jovens atendidos pela associação UNEAFRO, participam também de conversas sobre caminhos profissionais na arte e oficinas práticas com os artistas da programação.

Em sua primeira edição, no mês de maio, Temporais recebeu a cantora, compositora e ativista brasileira Ellen Oléria, mostrando um panorama de sua carreira. A segunda edição recebe a atriz Renata Carvalho, apresentando seu trabalho solo “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”.

Renata Carvalho é atriz, professora e ativista santista com 20 anos de carreira no teatro.

Sua interpretação oferece à montagem elementos de sua identidade política como travesti ao mesmo tempo em que apresenta uma Jesus brasileira, ambígua e multifacetada. Este trabalho, com direção de Natalia Mallo, apresenta a seguinte reflexão: “E se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse uma mulher transgênero? ”.

O espetáculo é uma mistura de monólogo e contação de histórias em um ritual que mostra Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero. Passagens bíblicas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofridas por pessoas trans e minorias em geral na sociedade. Histórias como O Bom Samaritano, A semente de mostarda e A Mulher Adúltera são apresentadas na atualidade e contextualizadas com a vivência cotidiana de transexuais, como a atriz de 33 anos, que vive Jesus no espetáculo.

As próximas edições terão o bailarino Eduardo Fukushima, uma edição do slam de poesia ZAP (Zona Autônoma da Palavra) com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o grupo de mulheres cantoras e percussionistas do Ilú Oba de Min e o músico Fióti, do Laboratório Fantasma, projeto comandado por ele e pelo seu irmão, o rapper Emicida.

Serviço:

Renata Carvalho

Dia 24/06 (sábado) às 21h, gratuito

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural

(Entrada pela Rua Coropés, 88- Pinheiros SP –

Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

[PROGRAMAÇÃO COMPLETA]

Ellen Oléria

Cantora, compositora e ativista brasileira, apresenta um panorama de sua carreira com composições de diferentes fases do seu trabalho.

Dia 27/05

Música

Renata Carvalho

Atriz, professora e ativista santista com 20 anos de carreira no teatro, interpreta um trabalho solo, conjugando elementos de sua identidade política como travesti.

Dia 24/06

Teatro

Eduardo Fukushima

Coreógrafo, dançarino e professor, com larga experiência no Brasil e exterior, realiza apresentação solo de dança contemporânea.

Dia 22/07

Dança

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

O Coletivo Paulistano de Teatro Hip-Hop realiza uma edição do ZAP (Zona Autônoma da Palavra) com poesia e música, convidando diversos poetas e artistas.

Dia 26/08

Poesia falada e música

Ilú Oba De Min

Tendo como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira, o grupo formado exclusivamente por mulheres apresenta seu repertório com percussão e cantos.

Dia 30/09

Música

Fióti | Laboratório Fantasma

Um coletivo de amantes da cultura urbana e Hip-Hop, atuante em diversos campos da arte, apresentam o trabalho do músico Fióti, que encabeça o Laboratório Fantasma ao lado do rapper Emicida.

Dia 28/10

Música

Related Posts

  • 100
    No dia 15 de julho, a Trupe Dunavô estreia temporada de “O Livro do Mundo Inteiro” no SESC Pompeia, com entrada gratuita. A Trupe vem se destacando com um trabalho de muita qualidade que pesquisa a linguagem do palhaço em suas diversas vertentes. Programa imperdível para crianças e adultos durante…
    Tags: de, do, a
  • 100
      Crédito: Osmar Moura Com realização da Companhia Alvorada, Coletivo Terreiro de Mauá e produção do Núcleo Coletivo das Artes, espetáculo chega a São Paulo com apresentações inéditas em breve temporada Ator Marcelo Dalourzi interpreta Candeia. Foto de Osmar Moura Com direção geral deLeonardo Karasek, produção executiva e artística de Rita…
    Tags: de, a, do
  • 100
    Boletim funarte SP   10 a 20 de agosto Complexo Cultural Funarte São Paulo Alameda Nothmann, 1058 | (11) 3662 5177   Teatro de Arena Eugênio Kusnet Rua Dr. Teodoro Baima, 94 | (11) 3256 9463   www.funarte.gov.br www.facebook.com.br/Funarte.SP https://twitter.com/FunarteSp       Editais de ocupação     Estão abertas as inscrições…
    Tags: de, a, do
  • 100
    Encerrando a IV MOSTRA PETROBRAS PREMMIA DE TEATRO, espetáculo com texto de Artur Xexéo e direção de Jacqueline Laurence traz no elenco os atores Françoise Forton e Maurício Baduh, além dos músicos Roberto de Britto e Gustavo Salgado ao palco do Auditório Ibirapuera. Com título inspirado na clássica frase citada no filme…
    Tags: de, a, do
  • 100
    Nos próximos dias, o artista circense Guilherme Awazu apresenta seu novo projeto em diversos espaços de São Paulo e ABCD. Com o projeto “B - STilt” o artista surpreende o público com um número de circo, em formato intervenção, que utiliza a Perna de Pau e danças urbanas como o…
    Tags: de, do, a

Deixe uma resposta