agenda teatro

INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA PROJETO “TEMPORAIS” DIA 24 DE JUNHO, ÀS 21H

Atriz, professora e ativista travesti apresenta monólogo na segunda edição do projeto

O Instituto Tomie Ohtake apresenta o projeto Temporais, uma programação artística com apresentações de música, dança, teatro e poesia falada, marcadas pela sua natureza efêmera e performática, recebendo artistas de diferentes poéticas e gerações. As apresentações acontecem uma vez por mês, aos sábados às 19h, no hall do Instituto Tomie Ohtake, com entrada gratuita.

A curadoria foi composta de forma colaborativa entre a equipe do Instituto Tomie Ohtake, a atriz e poeta Roberta Estrela D’Alva e jovens do ensino médio de duas escolas estaduais de São Paulo, E.E. Fernão Dias Paes e E.E. Antônio Alves Cruz, ambas nas proximidades do Instituto Tomie Ohtake na zona oeste de São Paulo. Os alunos dessas escolas, assim como jovens atendidos pela associação UNEAFRO, participam também de conversas sobre caminhos profissionais na arte e oficinas práticas com os artistas da programação.

Em sua primeira edição, no mês de maio, Temporais recebeu a cantora, compositora e ativista brasileira Ellen Oléria, mostrando um panorama de sua carreira. A segunda edição recebe a atriz Renata Carvalho, apresentando seu trabalho solo “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”.

Renata Carvalho é atriz, professora e ativista santista com 20 anos de carreira no teatro.

Sua interpretação oferece à montagem elementos de sua identidade política como travesti ao mesmo tempo em que apresenta uma Jesus brasileira, ambígua e multifacetada. Este trabalho, com direção de Natalia Mallo, apresenta a seguinte reflexão: “E se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse uma mulher transgênero? ”.

O espetáculo é uma mistura de monólogo e contação de histórias em um ritual que mostra Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero. Passagens bíblicas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofridas por pessoas trans e minorias em geral na sociedade. Histórias como O Bom Samaritano, A semente de mostarda e A Mulher Adúltera são apresentadas na atualidade e contextualizadas com a vivência cotidiana de transexuais, como a atriz de 33 anos, que vive Jesus no espetáculo.

As próximas edições terão o bailarino Eduardo Fukushima, uma edição do slam de poesia ZAP (Zona Autônoma da Palavra) com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o grupo de mulheres cantoras e percussionistas do Ilú Oba de Min e o músico Fióti, do Laboratório Fantasma, projeto comandado por ele e pelo seu irmão, o rapper Emicida.

Serviço:

Renata Carvalho

Dia 24/06 (sábado) às 21h, gratuito

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural

(Entrada pela Rua Coropés, 88- Pinheiros SP –

Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

[PROGRAMAÇÃO COMPLETA]

Ellen Oléria

Cantora, compositora e ativista brasileira, apresenta um panorama de sua carreira com composições de diferentes fases do seu trabalho.

Dia 27/05

Música

Renata Carvalho

Atriz, professora e ativista santista com 20 anos de carreira no teatro, interpreta um trabalho solo, conjugando elementos de sua identidade política como travesti.

Dia 24/06

Teatro

Eduardo Fukushima

Coreógrafo, dançarino e professor, com larga experiência no Brasil e exterior, realiza apresentação solo de dança contemporânea.

Dia 22/07

Dança

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

O Coletivo Paulistano de Teatro Hip-Hop realiza uma edição do ZAP (Zona Autônoma da Palavra) com poesia e música, convidando diversos poetas e artistas.

Dia 26/08

Poesia falada e música

Ilú Oba De Min

Tendo como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira, o grupo formado exclusivamente por mulheres apresenta seu repertório com percussão e cantos.

Dia 30/09

Música

Fióti | Laboratório Fantasma

Um coletivo de amantes da cultura urbana e Hip-Hop, atuante em diversos campos da arte, apresentam o trabalho do músico Fióti, que encabeça o Laboratório Fantasma ao lado do rapper Emicida.

Dia 28/10

Música

Related Posts

  • 100
      Hotel Mariana foi desenvolvido a partir de relatos de sobreviventes no rompimento da barragem de Fundão em 2015, provocando um desastre desolador e sem precedentes; a peça propõe um panorama político, histórico e cultural do país       Da criança do grupo escolar ao velho da folia de…
    Tags: de, do, a
  • 100
    Participantes terão orientação e material. Pinturas finais ficarão em espaços públicos     Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de grafite do projeto "Minha Cidade com Mais Arte", que irão acontecer nos Centros de Artes e Esportes Unificados – CEU - Florence e Esperança, neste mês. Para participar,…
    Tags: de, do, a
  • 100
    REFLUXO Diferente de tudo o que já foi feito no espaço, o cenário concebido pelo próprio diretor, convida a plateia a imergir nas dependências do edifício residencial onde se desenvolve a trama, acompanhando tudo do ponto de vista do ascensorista, Dário (Maurício de Barros). A manipulação do cenário é realizada…
    Tags: de, a, do
  • 100
    Nos dias ​01 e 02​ de Julho,​estará em cartaz o espetáculo Sem Ana na mais nova sala de teatro de Porto Alegre: a sala Heiner M​ü​ller, no NEELIC, espaço inaugurado no início deste ano pelo grupo de mesmo nome, que atua na capital gaúcha desde 2003. O espetáculo, com ​concepção e…
    Tags: de, a, do
  • 100
    Premiada montagem da Companhia Razões Inversas, Agreste, de Newton Moreno e direção de Marcio Aurelio, volta ao cartaz com Juan Alba no elenco em curta temporada no Teatro de Contêiner O ator Juan Alba atua com o ator Paulo Marcello, um dos fundadores da Cia.   De 23 de junho…
    Tags: de, a, do

Deixe uma resposta