Festivais stand up

Instituto Ling recebe Miniciclos, projeto de stand-up

Com a curadoria de nomes como Cláudio Levitan e Fabio Zimbres, o festival “Cultura em Miniciclos” seleciona artistas para apresentações de stand-up comedy

Esta iniciativa da LIGA Produção Cultural vai escolher comediantes para os encontros que acontecem no teatro do Instituto Ling a partir de junho

Dar voz e palco ao stand-up comedy em Porto Alegre, levar humor de qualidade ao público e debater temas importantes da atualidade de forma descontraída! Essas são algumas das propostas do festival “Cultura em Miniciclos”, novo projeto da Liga Produção Cultural, realizado com apoio do Instituto Ling e patrocínio da Fitesa. Os encontros acontecem a partir de junho no teatro do Instituto Ling e seguem até dezembro com a presença de importantes nomes da cena.

Para elaborar uma programação artística de qualidade, a Liga está lançando uma chamada pública para a seleção de artistas. Esses deverão apresentar uma obra autoral do gênero, baseada nos temas propostos pelo Miniciclos, publicados através do edital disponível no www.liga.art.br. Os interessados devem baixar a ficha de inscrição e incluir um link ou anexo com apresentações de stand-up com no mínimo de três minutos e enviar para o e-mail liga@liga.art.br. Os artistas serão escolhidos por um júri formado por dramaturgos e pelo curador de cada tema. Os critérios de escolha serão criatividade, humor e ineditismo de texto; desenvoltura, dicção e presença de palco do artista. As inscrições estão abertas e a seleção para o primeiro tema será divulgada no dia 8 de maio.

Lucas Ribeiro, Cláudio Levitan, Simone Schmidt, Ron Selistre, Christopher Kastensmit e Fabio Zimbres são curadores dos ciclos que terão os seguintes temas: Colecionismo de Arte; A dimensão lúdica do design e da arquitetura; Literatura e gênero; Ficção científica e cultura global; Filosofia e videogames; e HQs e sociologia. Cada tema também contará com palestras, debates e com a apresentação de um artista reconhecido na cena stand-up (além dos escolhidos por edital). De junho a dezembro, o palco do Ling recebe Lucas Sampaio, Juliana Barros, Yheuriet Kalil, Eduardo Medonça, Lucas Krug e Angela Dip. Todo o evento com entrada franca e transmissão ao vivo por streaming.

Confira a programação completa:

Dias 07, 08 e 09 de junho – Tema “Colecionismo de Arte” – Curador: Lucas Ribeiro – Stand-up: Lucas Sampaio

– O colecionador como cuidador da obra; a valoração e precificação das obras; salões e leilões; a relação do colecionador com museus e curadores; a obra de arte como investimento e como objeto de prazer.

Dias 05, 06 e 07 de julho – “A Dimensão Lúdica do Design e da Arquitetura” – curador: Cláudio Levitan – Stand-up: Juliana Barros

– Concepção de espaços e seus aspectos visuais; funções educativas ou de entretenimento; contexto ambiental e a inter-relação das várias partes que compõem um projeto; resgate de espaços degradados.

Dias 09, 10 e 11 de agosto – Tema “Literatura e Gênero” – curador: Simone Schmidt – Stand-up: Yheuriet Kalil

– Gênero e representação literária; Relações entre gênero, alteridade e poder; Construção da identidade feminina; A escrita de autoria feminina.

Dias 13, 14 e 15 de setembro – “Ficção Cientifica e Cultura Global” – curador: Ron Selistre – Stand-up: Eduardo Mendonça

– A influência desse gênero no desenvolvimento tecnológico e cultural; diferentes suportes, veículos e áreas (literatura, cinema, seriados, entre outros); A ficção científica além e aquém da realidade.

Dias 04, 05 e 06 de outubro – “Filosofia e Videogames” – curador: Christopher Kastensmit. Stand-up: Lucas Krug

– As pesquisas acadêmicas recentes sobre games; o impacto dos conteúdos dos games nos diversos públicos e camadas culturais; O game como veículo de ideias.

Dias 29 e 30 de novembro e dia 1º de dezembro “HQs e Sociologia” – curador: Fabio Zimbres – Stand-up: Angela Dip

– As Histórias em Quadrinhos como mídias populares ricas de indícios sociais; a perspectiva antropológica no contexto cultural que estamos vivendo; HQ como propaganda ideológica.

Festival Cultura em Minicliclos

De junho a novembro / atividade mensal

Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre

Entrada franca

Inscrições para o edital: www.liga.art.br

Realização: LIGA Produção Cultural

Apoio: Instituto Ling

Patrocínio: Fitesa

Financiamento:  Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer / Pró-Cultura RS

Deixe uma resposta