circo cursos

Inscrições abertas para o curso “Entradas Clownescas” no SESC Campo Limpo

Formação gratuita voltada para a arte do palhaço acontece de outubro a dezembro.

De 11 de outubro a 8 de dezembro o SESC Campo Limpo abre espaço para a formação da arte circense com a oficina “Entradas Clownescas” com Caco Mattos e Carolina Gonzalez, tradutores e pesquisadores do livro de mesmo nome recém lançado pela Editora SESC.

O livro é uma tradução da obra de Tristan Rémy, importante historiador do circo, que registrou e reuniu cerca de cinquenta números tradicionais de palhaços ingleses, franceses, italianos e espanhóis. Alguns destes números, de uso exclusivo de certos artistas, foram transmitidos oralmente a Rémy.

“Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown”, é o primeiro registro conhecido dos jogos de cena, argumentos, personagens e dos ‘lazzi’ próprios de uma forma particular de comédia de picadeiro, as chamadas entradas ou, como é denominado no Brasil, número tradicional de palhaço.

A partir daí, Caco Mattos e Carolina Gonzalez formularam o curso que aborda aspectos do livro em profundidade, contemplando aos artistas e pesquisadores de circo e de teatro de uma fonte inédita e única da origem e gênese da arte do clown.

A parte teórica contextualiza as pantomimas sem diálogo feitas por artistas de circo (equilibristas e malabaristas) no início do século XIX, passa pela influência do clown inglês, dos números mudos que se transformaram em dialogados até chegar ao clown dos grandes circos itinerantes, fenômeno mundial.

Já na parte prática do curso, ministrada por Caco Mattos, os participantes podem explorar as possibilidades de relações de hierarquia entre Monsieur Loyal, Clown Branco, Augusto e Contra Augusto, a lógica dos tipos cômicos, o tempo cômico, ritmo e as gags (piadas) físicas e verbais.

A formação é gratuita e acontecerá às quartas e sextas-feiras das 14h às 17h na unidade, serão seis aulas teóricas e nove aulas práticas. As inscrições são de 01 a 11 de outubro na Central de Atendimento.



Sobre Caco Mattos e Carolina Gonzalez
Caco Mattos, é ator, palhaço e diretor, pesquisador da palhaçaria clássica, empenhado na pesquisa do trabalho desenvolvido pelos palhaços europeus entre a metade dos séculos XIX e XX na França e que tanto inspirou os escritores franceses Tristan Rémy e Pierre Robert Levy a registrar fatos históricos de extrema importância ao circo contemporâneo. Esta pesquisa refere-se à um estudo específico de um tipo de “dramaturgia” criada pelos palhaços e que teve seu registro através da observação de Tristan Remy, no livro “Entradas Clownescas”, traduzido para o português por Caco Mattos e Carolina Gonzales e lançado pelas Edições SESC.

Carolina Gonzalez conta com mais de vinte anos de experiência como atriz, atividade desenvolvida tanto no Brasil como na França. Mestre em teatro pela Universidade Sorbonnne Nouvelle Paris 3, no seu currículo constam trabalhos com os diretores Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Arianne Mnouchkine, Fauzi Arap, Renato Borghi, Cibele Forjaz, Marco Antonio Braz entre outros.


Serviço
11/10 a 08/12. Quartas e sextas, das 14h às 17h
Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 1/10.

Desejável ter conhecimento na área.
Classificação 16 anos.
Grátis

SESC Campo Limpo – R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 96-102 – Chácara Nossa Sra. do Bom Conselho
Central de Atendimento: Terça a sábado das 13h às 21h.
Domingos e feriados das 11h às 19h30
Telefone para informações: (11) 5510-2700

Redes Sociais
Site: https://www.sescsp.org.br/
Facebook – https://www.facebook.com/SescCampoLimpo/

Related Posts

Deixe uma resposta