eventos teatro

Grupo Esparrama chega com seu barco à FUNARTE em SP

Até o dia 04 de março fica instalada na FUNARTE em São Paulo a exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários” do Grupo Esparrama, famoso por realizar um espetáculo de teatro na janela de um apartamento no Minhocão. A entrada é gratuita!

 

“Navegar – Uma Expedição por Imaginários” é um aquecimento para a estreia do novo espetáculo de teatro na janela no Minhocão

 

A exposição do Projeto Navegar do Grupo Esparrama acaba de chegar na Funarte (no centro da cidade de São Paulo) e o público é convidado para conhecer um pouco da trajetória de pesquisa do grupo para a criação do novo espetáculo de Teatro na Janela no Minhocão, que estreia em Fevereiro.

Além de saber um pouco sobre o que as crianças de três territórios diferentes (CEU Heliópolis, EMEI Gabriel Prestes e Ocupação Lord Palace) pensam, sentem e de que forma vivem e mantém sua relação com a cidade. O material é o resultado de um processo intenso de escutas com essas crianças.

O ambiente da exposição remete os visitantes a um cenário de uma embarcação que navega pela cidade e se depara com suas alegrias, seus desafios, seus medos e como as crianças encaram tudo isso.

Famoso por realizar intervenções na janela de um apartamento no Minhocão, o Grupo Esparrama se jogou em uma grande e audaciosa expedição por São Paulo junto com as crianças.

“Navegar – Uma Expedição por Imaginários” é uma exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade.

Com muitas atividades lúdicas, fotografias, poesias, desenhos e obras construídas a partir dos sentimentos e da relação das crianças com o lugar onde vivem, a exposição é uma forma de convidar o público infantil e adulto para interagir, deixar sua própria marca no projeto e participar desta nova forma de pesquisa do Grupo Esparrama.

Entre as muitas atividades propostas, existem jogos de tabuleiros nos quais é preciso se movimentar pela cidade e enfrentar os desafios de mobilidade que aparecerão, um mapa afetivo em que cada um pode marcar os seus lugares preferidos da região, além da janela azul (criada por Jaime Pinheiro) que está exposta e que virou uma das grandes marcas das ações do Grupo Esparrama no Minhocão.

O Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão, o Esparrama é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando das atividades propostas pelo Esparrama.

Com o projeto NAVEGAR, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo também oficinas, temporadas de apresentações e agora se prepara para estrear o terceiro espetáculo criado especialmente para a janela de seu apartamento em frente ao Minhocão.

Mais informações você encontra na página: facebook.com/esparrama

Exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”

Uma exposição sobre o que as crianças pensam sobre a cidade!

Exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade.

Curadoria: Grupo Esparrama | Direção de arte e cenografia: Jaime Pinheiro | Obras: Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração) | Coordenação pedagógica: Laila Sala

Centro de Convivência Waly Salomão – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo – SP)

Visitação: de 21 de janeiro a 04 de março de 2018.

De segundas a sextas, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 15h às 18h.
Entrada Gratuita

Mais informações: (11) 3662-5177 – funartesp@gmail.com

Related Posts

  • 96
    *** evento acontece de 26/07 a 2/08   *** Beto Brant é o grande homenageado em 2017   *** programação reúne obras de 18 países da região   *** cinco longas brasileiras em primeira exibição no país   *** nove longas internacionais inéditos no Brasil   *** competição Mostra Escolas…
    Tags: de, a, do
  • 94
    Dirigido pela vencedora do Tony Awards Diane Paulus CIRQUE DU SOLEIL VOLTA AO BRASIL COM ESPETÁCULO INÉDITO QUE ENALTECE A FORÇA E O EMPODERAMENTO DA MULHER   Estreia em São Paulo em 5 de outubro Estreia no Rio de Janeiro em 28 de dezembro O Cirque du Soleil retorna ao…
    Tags: de, a
  • 94
    Depois dos premiados espetáculos: “A Casa” (APCA 2006), “Vesperais nas Janelas” (Prêmio QUEM Acontece 2008), “Marulho: O caminho do rio...” (APCA 2011) e “Tareias: Atrás do vidro verde têm um mundo que não se vê” (2013-2015) o Grupo Redimunho de Investigação Teatral comemora 13 anos de pesquisa cênica representando seu…
    Tags: de, a, do, que
  • 94
    Evento acontece entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro e aproxima o público das investigações e criações dos grupos contemplados nas edições do Fomento,   além de valorizar os artistas e seus espaços pela cidade de São Paulo     Abertura será feita no CRD pelo grupo…
    Tags: de, a
  • 94
    Após dois meses de grande sucesso, o Cirque du Soleil se prepara para despedir-se de São Paulo com Amaluna. O espetáculo estará até 17 de dezembro no Parque Villa Lobos e em seguida parte para o Rio de Janeiro, onde estreia em 28 de dezembro, no Parque Olímpico. Para ingressos…
    Tags: de, a

Deixe uma resposta