Festivais projetos culturais

FILE recebe inscrições de propostas artísticas até 30/11

Quem quiser participar da 19ª edição do maior festival de arte eletrônica da América Latina, em 2018, poderá inscrever suas obras gratuitamente no site do festival

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica recebe até 30/11 as inscrições de artistas interessados em participar da 19ª edição do maior festival de arte eletrônica da América Latina, que acontecerá em julho de 2018, em São Paulo – SP. As inscrições – gratuitas – são recebidas pelo site oficial do FILE.

São varias as possibilidades nas áreas de arte Interativa, linguagem Digital e sonoridade Eletrônica; além do FILE Led Show, uma mostra de arte pública. Também podem ser encaminhadas propostas para oficinas para o FILE Workshop, cujo objetivo é difundir as ferramentas tecnológicas como meios de produção artística.

Organização cultural sem fins lucrativos, o FILE promove há 18 anos exposições, oficinas e encontros que buscam investigar as apropriações das ferramentas tecnológicas na produção artística. Desde 2000, realiza exposições anuais em São Paulo, e edições no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, além de participações em exposições internacionais.

Neste ano, o festival já esteve na capital paulista, com exposições no CCBB e na Fiesp, e até o dia 10 de dezembro apresenta a mostra “Disruptiva”, com mais de 120 obras abertas no CCBB Brasília. Ainda nesta edição, o festival passará por Belo Horizonte – MG e Rio de Janeiro – RJ.

Seleção e premiações

Para 2018, cada candidato poderá enviar até três propostas de trabalhos que tenham sido realizados nos últimos três anos. Todos os trabalhos deverão estar disponíveis para consulta online em vídeo e serão analisados por uma comissão interna. Os escolhidos receberão a notificação individualmente, pelo e-mail especificado na ficha de inscrição.

O FILE distribuirá seis prêmios simbólicos nas categorias de Animação, Videoarte, GIF e Games para obras apresentadas em tela única. O regulamento completo está disponível online.

Sobre o FILE – O FILE é uma iniciativa cultural que viabiliza reflexões sobre as principais questões do universo eletrônico-digital desde o ano 2000, consolidando o Brasil como um dos protagonistas dessas discussões na comunidade internacional. O projeto pioneiro nasceu em São Paulo, capitaneado por Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, e já exibiu trabalhos de artistas digitais de 32 países a públicos de todas as idades na capital paulista, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, São Luís e Vitória. Esta é a primeira vez que o FILE acontece em Brasília. Desde a virada deste milênio, o festival tem conseguido aproximar os mais diversos públicos de obras de arte, debates e pesquisas que utilizam a tecnologia como suporte ou como inspiração. Por meio de uma apurada seleção de encontros, oficinas e exposições coletivas de arte digital, o FILE fomenta não só o acesso às criações digitais, mas a produção de novas técnicas e experiências tecnológicas.

Related Posts

  • 97
    O Festival do Rio vai exibir 250 filmes de mais de 60 países, espalhados por 15 mostras em cerca de 20 locais de exibição da cidade, receber profissionais do audiovisual para seminários e workshops, realizar debates, reunir música, cinema, realidade virtual e muito mais. De 5 a 15 de outubro,…
    Tags: de
  • 95
    O 3º Festival Midrash de Teatro que consagra o espaço como referência de teatro na cidade. Trinta e seis apresentações teatrais durante o mês de Julho, um “Avignon” em pleno inverno carioca. De segunda à quinta, estarão em cartaz duas peças por noite, às 19h e às 20h30. Aos domingos,…
    Tags: de
  • 95
    INGRESSOS: R$20 | R$ 10 meia     Grupo TAPA apresenta AS CRIADAS de Jean Genet Direção: Eduardo Tolentino de Araujo Com: Emilia Rey, Clara Carvalho e Mariana Muniz   Estreia dia 6 de outubro, no Teatro João Caetano     O espetáculo "As Criadas" está no repertório do Grupo…
    Tags: de
  • 95
    de Jean Genet Direção: Eduardo Tolentino de Araujo Com: Emilia Rey, Clara Carvalho e Mariana Muniz   Estreia dia 6 de outubro, no Teatro João Caetano     O espetáculo "As Criadas" está no repertório do Grupo Tapa desde 2015. A montagem estreia uma nova temporada em São Paulo no…
    Tags: de
  • 94
    Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Turbilhão de Ideias Entretenimento apresentam: LEI DE INCENTIVO À CULTURA PROAC SÃO PAULO - Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo PATROCÍNIO - Grupo Zaffari COPATROCÍNIO - Eurofarma - Ampliando Horizontes APOIO INSTITUCIONAL - Banco do…
    Tags: de

Deixe uma resposta