cinema opera

Festival Ópera na Tela entra em cartaz nos cinemas de 17 cidades brasileiras em novembro

ATÉ O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017, OUTRAS SEIS CIDADES EXIBEM A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

Após a temporada no Parque Lage, onde foram exibidas 10 óperas em uma tenda ao ar livre, o Festival Ópera na Tela segue para os cinemas de 17 cidades brasileiras agora em novembro com mais duas obras na programação.  Em sua segunda edição, o festival apresenta óperas inéditas e recentes, encenadas em teatros de Los Angeles, Paris, Viena, Milão, Barcelona e festivais líricos como de Salzburg, Aix en Provence e Baden-Baden. A partir deste mês, elas passam nos cinemas de Aracaju, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Maceió, Maringá, Niterói, Palmas, Pelotas, Petrópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. As próximas cidades a receber o festival serão Belém, Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa, Recife, Santos. Para conferir a data em que estará em cada cidade, basta acessar: www.operanatela.com.

Entre os destaques estão a versão de Woody Allen para Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, apresentada pela Ópera de Los Angeles, com Plácido Domingo no elenco, e os clássicos populares Pagliacci e Cavalleria Rusticana, de Mascagni-Leoncavallo, produzidas pelo festival de Salzburg, com o cantor Jonas Kaufman. O tenor brasileiro Atalla Ayan poderá ser visto em La Traviata, de Verdi, encenada pelo popstar da ópera mundial, o mexicano Rolando Villazon.

Menção especial também para o Fausto de Gounod do Teatro Regio Di Torino; Iolanta/O Quebra Nozes, de Tchaikovsky, da Ópera de Paris, com o barítono Vito Priante, e O Navio Fantasma, de Wagner, numa encenação destacada pela crítica do Olivier Py (diretor do festival de Teatro de Avignon), no Theater and der Wien em Viena.

Com patrocínio Master do Sofitel Hotels & Resorts, patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS-, patrocínio da Ticket e da EDF Norte Fluminense, o festival atraiu centenas de pessoas ao Parque Lage na sua semana de lançamento, de 22 a 30 de outubro.

“O fato de termos conseguido viabilizar a segunda edição do festival Opera na Tela é uma ótima notícia: significa que se torna um evento anual e que teremos o tempo necessário para conquistar novas platéias ano após ano, com o apoio dos cinemas parceiros. Nas sessões ao ar livre no Rio de Janeiro, conseguimos duplicar o público entre 2016 e 2017”, disse o diretor do festival, Christian Bourdier.

A expectativa é de que o bom resultado também seja alcançado nos cinemas. “De fato, a nossa oferta é a única que sobreviveu nos cinemas brasileiros. Estamos confiantes que o festival Ópera na Tela se torne um evento cada vez mais aguardado pelo público. Com certeza, a seleção artística desse ano, com nomes fortes como Woody Allen, Plácido Domingo ou Jonas Kaufman, nos permite reforçar ainda mais a visibilidade e o impacto do festival e promover a diversidade cultural no Brasil”, completou Christian.

O valor dos ingressos segue o praticado nas bilheterias dos cinemas. A produção é da Bonfilm, responsável pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que só esse ano chegou a 52 cidades e levou mais de 156 mil pessoas aos cinemas.

Para fotos e informações: www.agenciafebre.com.br/imprensa

Vinheta do Festival: https://www.youtube.com/watch?v=XRFRKKaVJIQ

Serviço: Estreia em novembro

Aracaju – SE – Cine Vitória – 10/11/16

Brasília – DF-  Espaço Itaú de Cinema –  5/11/16

Campinas – SP – Cineflix Galleria Shopping        –11/11/16

Curitiba – PR- Espaço Itaú de Cinema 5/11/16

Florianópolis – SC – Paradigma Cine Arte 8 – 6/11/16

Londrina – PR         -Cineflix Aurora Shopping – 11/11/16

Maceió – AL- Centro Cultural Arte Pajuçara- 2/11/16

Maringá – PR – Cineflix Maringá Park –11/11/16

Palmas – TO – Cine Cultura- Fundação Cultural de Palmas – 5/11/16

Pelotas – RS –Cineflix Shopping Pelotas –11/11/16

Petrópolis – RJ –Cine Itaipava – 4/11/16

Porto Alegre – RS – Espaço Itaú de Cinema – 5/11/16

Rio de Janeiro – RJ –        Espaço Itaú de Cinema – 5/11/16 e Instituto Moreira Salles – 2/11/16

Salvador – BA         Cine Paseo – Saladearte e Cinema da UFBA        –1/11/16

São Luís – MA         Cine Lume – 10/11/16

São Paulo – SP – Espaço Itaú de Cinema  – Frei Caneca – 5/11/16

Estreia em dezembro

Belém – PA – Cine Líbero Luxardo- 6/12/16

Estreia em 2017

Belo Horizonte – MG         – Cine Belas Artes   

Brasília – DF – Sala Le Corbusier

Goiânia – GO – Lumiere Shopping Bougainville

Niterói – RJ – Cine Arte UFF – 17/03/17

Recife – PE – Fundação Joaquim Nabuco –         Cinema do Museu

Rio de Janeiro – RJ Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Odeon –7/01/17, Cine Joia e Cine Joia Jacarepaguá

Santos – SP – Cinespaço Santos

São Paulo – SP – Cine Arte

Óperas:

O TROVADOR, de Verdi – Ópera de Paris

Maestro: Daniele Callegari

Direção: Alex Ollé (La Fura Del Baus)

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Diretor musical: Philippe Jordan

Quatro atos – duração: 2h10

Elenco: Ludovic Tézier, Hui He, Ekaterina Semenchuk, Marcelo Alvarez, Roberto Tagliavini,

Marion Lebègue

Sinopse: Leonora ama Manrico sem saber que ele é irmão de Conde Luna, homem para quem está prometida. Os irmãos se enfrentam sem saber do parentesco. Acreditando na morte de seu amado, Leonora vai para um convento. Manrico aparece e leva a jovem ao altar. O casamento é interrompido quando recebem a notícia de que Azucena, mãe de Manrico, está sendo levada à fogueira. Manrico é preso e morto por Luna. Leonora se envenena e Azucena revela que Luna matou o próprio irmão.

LA TRAVIATA, de Verdi –Festival de Baden Baden

Maestro: Pablo Heras-Casado

Direção: Rolando Villazon

Orquestra e Coro Balthasar Neumann Ensemble

Três atos – duração: 2h30

Elenco: Olga Peretyatko, Atalla Ayan, Simone Piazzola

Sinopse: Violetta é a mais famosa e sofisticada cortesã de Paris e apaixona-se por Alfredo, que já a amava. Temendo a reação do pai do rapaz. E da sociedade parisiense mudam-se para o campo. Procurada por Giorgio Germont, pai de Alfredo, ela se afasta de seu amado e parte. Alfredo se sente traído e tem raiva. O pai, arrependido, revela a verdade, mas quando Alfredo retorna Violetta está gravemente doente e morre em seus braços.

SANSÃO E DALILA, de Camille Saint-Saens – Ópera de Paris

Maestro: Philippe Jordan

Direção: Damiano Michieletto

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Três atos – duração: 2h

Elenco: Anita Rachvelishvili, Aleksandrs Antonenko, Egils Silins, Nicolas Testé, Nicolas Cavallier, John Bernard, LucaSannai e Jian–‐Hong Zhao

Sinopse: Oprimidos pelos filisteus, os hebreus têm em Sansão um líder. Para descobrir a origem de sua força sobrenatural, Dagom resolve usar Dalila como espiã. Ela seduz Sansão e descobre que sua força vem dos cabelos. Sansão é capturado pelos filisteus, tem seus cabelos cortados e, indefeso é levado para o sacrifício. Pedindo a Deus que restituísse suas forças, Sansão derruba os pilares e todo o templo cai sobre ele e seus inimigos.

GIANNI SCHICCHI, de Giacomo Puccini – Ópera de Los Angeles

Maestro: Grant Gershon

Direção: Woody Allen e Kathleen Smith Belcher

Orquestra e Coro da Opera de Los Angeles

Um atoduração: 0h50

Elenco: Plácido Domingo, Arturo Chacon-Cruz, Andriana Chuchman, Meredith Arwady

Sinopse: Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=cWdodQVBXlw

CAVALLERIA RUSTICANA / PAGLIACCI, de Pietro Mascagni / Ruggiero Leoncavallo – Festival de Páscoa de Salzburgo.

Maestro: Christian Thielemann

Diretor: Philippe Stözl

Cavalleria: 1 ato – duração: 1h14

Pagliaci: 2 atos – duração: 1h26

Elenco Cavalleria: Jonas Kaufmann, Annalisa Stroppa, Ambrogio Maestri.

Sinopse: Turiddu fica noivo de Lola antes de partir em uma missão militar.  Lola não o espera e casa-se com o carroceiro Alfio. Ao retornar, Turiddu seduz Santuzza, mas se torna amante de Lola. Santuzza vê Alfio e lhe conta sobre a traição. O carroceiro jura vingança e desafia Turiddu para um duelo que culmina na morte do traidor.

Elenco Pagliacci: Jonas Kaufmann, Maria Agrest, Tansel Akzeybek.

Sinopse: A companhia teatral I Pagliacci chega a uma aldeia na Calábria, na Itália. Nedda,  a  jovem esposa de Cânio, tem um romance com Silvio e promete fugir com nele naquela noite após o espetáculo. Apaixonado por Nedda, o comediante Tonio alerta Cânio, que pega a esposa em flagrante. Durante a encenação, Cânio enlouquecido pelo ciúme mata Nedda e Silvio.

IOLANTA/ O QUEBRA-NOZES, de Piotr Ilitch Tchaikovsky – Ópera de Paris

Diretor musical: Alain Altinoglu/Marius Stieghorst

Direção: Dmitri Tcherniakov

Coreografia: Sidi Larbi Cherkaoui, Edouard Lock, Arthur Pita

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Um Ato – duração: 3h (opera e balê)

Elenco Iolanta: Alexander Tsymbalyuk, Sonya Yoncheva, Arnold Rutkowski, Andrei Jilihovschi, Vito Priante, Roman Shulakov

Elenco Bailarinos O Quebra-Nozes: Marion Barbeau, Stéphane Bullion, Corpo de Baile da Ópera de Paris.

Sinopse Iolanta: A princesa Iolanta é cega de nascence, mas não sabe da existência da visão. Buscando a cura da menina, o rei encontra um médico mouro que revela que a cura depende de que Iolanta saiba a verdade e queira enxergar. O rei declina. Um conde a visita, se apaixona e revela a verdade. Iolanta faz o tratamento e se cura.

Sinopse O Quebra‐Nozes: No jantar de Natal,Clara vê um anjo que profetiza que a noite será mágica. Drosselmeyer chega à festa fazendo truques mágicos e dá vida a bonecos. O presente mais desejado é o Quebra Nozes. Clara adormece e sonha com um mundo mágico e encantado que explora junto do soldado.

LUCIA DE LAMMERMOOR, de Gaetano Donizetti – Grand Teatro Liceu de Barcelona

Maestro: Marco Armiliato

Direção: Damiano Michieletto

Orquestra Sinfônica e Coro do Gran Teatre Del Liceu

Três atos – duração: 2h15

Elenco: Juan Diego Flórez, Elena Mosuc, Marco Caria, Simón Orfila, Albert Casals, Jorge Rodríguez Norton.

Sinopse: Na Escócia, Lucia di Lammermorr vive um romance secreto com Edgardo, de uma família inimiga. Os amantes trocam alianças secretamente e Edgardo viaja. Uma armação faz Lucia crer que o amado tem outra e aceita um casamento arranjado. Edgardo retorna e amaldiçoa a noiva. Lucia pira, mata Arturo e morre, com promessa de encontrar Edgardo no paraíso. Vendo a morte da amada, Edgardo apunhala-se.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=20&v=IdGTGUdmr7c

OTELLO, de Verdi – Festival de Pascoa de Salzburgo

Maestro: Christian Thielemann

Direção: Vicent Boussard

Orquestra Staatskapelle Dresden

Quatro atos – duração: 2h20

Elenco: José Cura, Dorothea Röschmann, Carlos Alvarez, Benjamin Bernheim, Christa Mayer, Georg Zeppenfeld, Bror Magnus Tødenes

Sinopse: O Alferes Iago faz Otello crer que sua mulher Desdemona o trai como lugar-tenente Cássio, que ele havia destituído do posto. Cego de ciúme, o mouro assassina Desdemona com suas próprias mãos. Ao descobrir a verdade, suicida-se cheio da culpa que o inundava e o sufocava de morte.

https://www.youtube.com/watch?v=AYGTt8Zv53I

FAUSTO, de Charles GounodTeatro Regio di Torino

Maestro: Gianandrea Noseda

Direção: Stefano Poda

Orquestra e Coro do Teatro Regio di Torino:

Cinco atos – duração:3h

Elenco: Charles Castronovo, Ildar Abdrazakov, Irina Lungu, Vasilij Ladjuk, Ketevan Kemoklidze.

Sinopse: Alemanha, século XVI. Pensando em suicídio, Fausto convoca o satã e faz um acordo para vender sua alma em troca do elixir da juventude. Transformado, sai em busca da jovem Marguerite. Apoiado por Mefistófeles, a conquista, concebe um filho e a abandona. Arrependido, retorna para salvá-la da execução mas, horrorizada, Marguerite pede proteção divina e morre.

https://www.youtube.com/watch?v=40qyoApKDZg

O NAVIO FANTASMA, de Richard Wagner – Theater an der Wien-Vienna

Maestro: Mark Minkovski

Direção: Olivier Py

Orquestra Les Musiciens Du Louvre e Coro Arnold Schoenberg

Três atos – duração: 2h15

Elenco: Samuel Youn, Ingela Brimberg, Lars Woldt, Bernard Richter, Manuel Gunther, Ann-Beth Solvang e Pavel Strasil.

Sinopse: O capitão do Navio Fantasma é amaldiçoado a navegar para sempre até encontrar um amor fiel. Em uma emergência, atraca em um porto e conhece Senta. Senta rompe com seu noivo Erick e se entrega ao capitão jurando fidelidade. Erick tenta persuadi-la. O capitão vê a cena, entende que foi traído e parte de volta para o mar. Senta se joga no oceano tentando unir sua alma à dele. O Navio fantasma desvanece-se e ambos ascendem ao céu.

OS DOIS FORCARI, de Giuseppe –Teatro Allá Scala di Milano

Maestro: Michele Mariotti

Direção: Alvis Hermanis

Orquestra do Teatro Allá Scala:

Três atos – duração: 2h09

Elenco: Placido Domingo, Francesco Meli, Anna Pirozzi, Andrea Concetti e Chiara Isotton.

Sinopse: Os dois Foscari são Francesco e seu filho Jacopo, que voltou do exílio para enfrentar as acusações de traição. Jacopo é inocente, mas nem os apelos de sua mulher Lucrecia nem os do seu poderoso pai são suficientes para salva‐lo da condenação pelo hostil Conselho dos Doze.

RIGOLETTO, de Verdi – Ópera de Paris

Maestro: Nicola Luisotti

Direção: Claus Guth

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Três atos – duração: 2h30

Elenco: Michael Fabiano, Quinn Kelsey, Olga Peretyatko, Rafal Siwek, Vesselina Kasarova, Isabelle Druet, Mikhail Kolelishvili, Michal Partyka, Christophe Berry, Tiago Matos, Andreea Soare, Adriana Gonzalez e Florent Mbia.

Sinopse: Bobo da corte do Duque de Mântua, Rigoletto é odiado por todos, especialmente pelo Conde Ceprano, cuja esposa, o Duque deseja. Amaldiçoado pelo Conde Monterone, tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo Duque disfarçado. Em uma armadilha contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o Duque, e cai em desespero.

Sobre o Sofitel Hotels & Resorts

Sofitel Hotels & Resorts é a única marca francesa de hotéis de luxo com presença nos cinco continentes, com 120 endereços em quase 40 países (mais de 30 mil quartos). O Sofitel Hotels & Resorts oferece hotéis e resorts contemporâneos, adaptados aos consumidores mais exigentes e mais versáteis dos dias atuais, que esperam por e apreciam beleza, qualidade e excelência. Quer situado no coração de uma grande cidade como Paris, Londres, Nova York, Xangai ou Pequim, ou aninhado em uma paisagem do Marrocos, Egito, Polinésia Francesa ou Tailândia, cada Sofitel oferece uma experiência genuína da “art de vivre” francesa. Em 2014, o Sofitel comemora 50 anos de compartilhamento da elegância francesa ao redor do mundo. Descubra o Sofitel Hotels & Resorts em www.sofitel.com

PARCEIROS

Patrocínio Master

Sofitel Hotels & Resorts

Patrocínio

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura

EDF Norte Fluminense

Ticket

Apoio Cultural

Embaixada da França no Brasil

Aliança Francesa do Rio de Janeiro

Engie

Air France

Chez France

Apoio

L’Occitane
Airstar

Etc Filmes

Feeling Eventos
Magnífica

Spetacle

Boca de Trombone

On Projeções

Mate Lelo Design

Apoio Institucional

EAV Parque Lage / Oca Lage

Academia Brasileira de Música

Promoção

Le Monde Diplomatique

Philos

Carta Capital

Piauí

Brasileiros

Movimento.com

Rádio MEC

Jornal O Globo

Tutti Clássicos

Headdo

Produção

Bonfilm

Realização

Ministério da Cultura – Governo Federal

Lei de Incentivo à Cultura

Deixe uma resposta