Festivais

Festival Arte & Talentos – Ballet Paraisópolis – No MASP – 17 OUT

Festival Arte & Talentos, que acontece no MASP de setembro a novembro ! O Festival é gratuito, composto por 7 eventos, cada um com abordando um tema de arte diferente (teatro, dança, ballet, MPB, musica clássica, cinema).

O próximo evento do Festival será dia 17/10 às 15h- 16h30 : o Ballet Paraisópolis – projeto social transformador – apresentará 12 coreografias nas modalidades clássica e contemporânea, frutos do trabalho de 5 anos que vêm sendo realizado na Comunidade de Paraisópolis.

A Mônica Tarragó,  ex-bailarina profissional, diretora, coreógrafa e professora será presente também para um bate papo exclusivo sobre as oportunidades profissionais na dança, processo de criação das coreografias apresentadas e a história da dança, junto com outros profissionais do Ballet Paraisopolis.

Ao final da apresentação a plateia será convidada para dançar junto com o Ballet Paraisópolis ao som do samba enredo campeão do carnaval de 2017 de São Paulo, Mãe-África da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé.

O Ballet Paraisópolis é um projeto de forte ação social na Comunidade de Paraisópolis que desenvolve curso de Ballet Clássico gratuito para crianças a partir dos 8 anos de idade.

O evento é gratuito e, na terça-feira, a entrada no museu do MASP é de graça ! Oferecemos uma lanche para todos os participantes.

O Festival Arte & Talentos é um projeto pedagógico e artístico, aprovado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – ProAC ICMS, patrocinado pela Apsen e apoiado pelo Grupo Pão de Açúcar.  Ele reúne o universo artístico e o mundo do trabalho para criar um ambiente de inspiração com o objetivo de mostrar aos jovens de 14 a 26 anos de baixa renda- que estão em um momento chave de reflexão sobre o futuro profissional deles – que as possibilidades são grandes e inúmeras.

SERVIÇO

Local: MASP Auditório – Av. Paulista, 1578, SP
Data: 17/10/2017

Hora: 15h – 16h30
Ingressos: GRATUITO –  Se cadastrar na página Facebook do Festival: https://www.facebook.com/festivalartetalentos/

Pode se apresentar também no MASP com 30 min de antecedência para retirar gratuitamente os ingressos na bilheteria.

SOBRE O FESTIVAL ARTE & TALENTOS

Arte transformadora

 

Em um formato único, o Festival Arte & Talentos reúne o universo artístico e o mundo do trabalho para criar um ambiente de inspiração com o objetivo de mostrar a jovens de 14 a 26 anos – que estão em um momento chave de reflexão sobre o futuro profissional deles – que as possibilidades são grandes e inúmeras

 

Um jovem em cada três vive preocupado com os assuntos de escolha de emprego ou profissão! O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – apontou esse dilema no último censo sobre os jovens brasileiros realizado em 2014. Como se preparar bem para o futuro? O que significa realização pessoal e profissional? Por que o autoconhecimento é tão importante?  Qual é o valor do trabalho?

São essas e outras discussões fundamentais para os jovens que o Festival Arte & Talentos vai abordar na sua primeira edição batizada de “#nomundodotrabalho”, que acontecerá entre os dias 13 de setembro e 08 de novembro no auditório do MASP – Museu de Artes de São Paulo.

Por meio de sete apresentações artísticas – com música, teatro, dança e cinema – o Festival apresentará o mundo do trabalho e seus desafios por meio de diversos pontos de vista, trazendo trajetórias profissionais de artistas e conversando sobre seus talentos.

Os jovens – a maioria de baixa renda e de instituições de ensino públicas ou ONGs – terão a oportunidade de assistir apresentações artísticas de companhias renomadas e conhecer mais sobre a história de cada arte e as oportunidades profissionais dentro delas graças a intervenção de professores e artistas que têm uma experiência e um conhecimento único.

Tudo isso acontece no MASP, um dos grandes museus do país e uma das principais instituições da América Latina, com design singular, que emerge como cartão postal na Avenida Paulista, e acervo único.

“Esse Festival tem um formato especial, sim, porque queremos usar o poder inspirador da arte para abordar temas fundamentais na vida das pessoas, com testemunhos e intervenções de profissionais da arte que vão compartilhar a experiência deles” explica Silvana Wieczorek, idealizadora e diretora do projeto. “Queremos provocar, instigar o pensamento crítico. Muitos jovens entram no mundo do trabalho sem estarem preparados para lidar com o tema do trabalho, o que dificulta a inserção deles no mercado e, como consequência, na sociedade em geral”.

“Contribuir para a formação cultural de jovens significa construir alicerces para uma sociedade menos desigual. Nesse sentido, o Festival pretende se tornar referência, estimulando o pensamento crítico e mostrando aos jovens como o conhecimento é a chave para atingir bons resultados e uma nova sociedade.”, completa Silvana, que vai além: “Atualmente, no Brasil, os jovens são 25% da população, mas, o mais importante é, que são 100% o futuro!”

Em sua primeira edição, o festival faz parte do ProAC (Programa de Apoio à Cultura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo) e conta com patrocínio da Apsen Farmacêutica, apoio do Grupo Pão de Açúcar e realização da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Serão sete espetáculos gratuitos para jovens de escolas públicas e ONGs de São Paulo. No total, mais de 2.800 jovens serão beneficiados com o projeto.

50% dos convites serão destinados para escolas públicas e ONGs de São Paulo e região metropolitana. Os outros 50% serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação gratuitamente para jovens entre 15 e 30 anos (retirada na bilheteria do MASP) – necessário mostrar o RG na hora da retirada.

Agenda

Cada evento contemplará uma apresentação artística e um diálogo com artistas sobre o tema do trabalho.

E estão divididos em:

  • Teatro (13 de setembro) – Sabe quando é verdade ou encenação?

o  Atores da Cia Opsis de Teatro e prof. Joaquim Gama.

  • Música Popular Brasileira (19 de setembro) – Do rádio ao smartphone

o  Músicos da In Concert Academia de Música e prof. Gabriel Marotti.

  • Música Clássica (26 de setembro) – O clássico é eterno!

o  Orquestra IGPA, maestro Daniel Misiuk e diretora artística, profa. Renata Jaffé.

  • Dança (04 de outubro) – Na rua, no palco e na balada!

o  Grupo de dança Núcleo Luz, com a profa. Fernanda Perniciotti.

  • Ballet (17 de outubro) – Beleza e superação!

o  Ballet Paraisópolis, com a diretora, coreógrafa e profa. Mônica Tarragó.

  • Cinema (24 de outubro) – O trabalho no foco do cinema

o  Cinema com o prof. Giovanni Alves.

  • Cinema (08 de novembro) – Contar histórias para emocionar pessoas

o  Cinema com a profa. Moira Toledo

Horários dos eventos: das 15 às 16:30h

Serviço
Festival de Arte & Talentos  #nomundodotrabalho
Local: MASP – Museu de Arte de São Paulo Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo/SP
Data: de 13 de setembro a 08 de novembro
Valor: Gratuito (com convite)

Ficha técnica:
Idealização e direção geral: Silvana Wieczorek
Direção artístico-pedagógica: Cadu Witter
Direção de produção: Giovana Cirne

 

Festival Arte & Talentos

 

Como nasceu?

 

“O Festival Arte & Talentos é uma iniciativa que nasceu de uma consciência pessoal, mas também uma consciência social. A ideia surgiu quando eu comecei a questionar a minha vida, aos 40 anos de idade, pois não estava enxergando um propósito e percebi que precisava fazer algo que pudesse fazer a diferença na minha vida e que tivesse uma repercussão na sociedade. 

 

Assim, repensei o rumo que queria dar para minha vida! 

 

Desde 2008, realizei  várias viagens (Argentina, Chile México e Estados Unidos), visitei diversos espaços culturais, o que me levou a pensar sobre a importância da arte na sociedade e sobre as diferenças no acesso à cultura. A arte tem um papel fundamental na sociedade. É capaz de quebrar barreiras, criar novas formas de se observar a realidade, encoraja a ampliar a sua visão sobre o mundo.

 

A partir de 2011, comecei a frequentar cursos e palestras na ECA/USP, no MAC/USP e passei a revisitar diversos espaços culturais (teatros, museus e centros culturais) em Porto Alegre, Curitiba, Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro. 

 

Em São Paulo, numa das minhas idas ao Teatro CIEE para assistir uma apresentação da Filarmônica Bachiana, em 2014, observei a plateia do teatro e não vi quase nenhum jovem enquanto o CIEE é um centro de capacitação profissional de jovens. Isso me inspirou a idealizar uma programação cultural dentro do CIEE, para os jovens terem a oportunidade de estar lá e ter maior contato com a arte (teatro, música, dança e cinema) – nesse espaço privilegiado pela infraestrutura, inaugurado em 2006, e muito bem localizado na cidade de São Paulo. 

 

Então comecei a escrever um projeto pensando em uma programação cultural para os jovens que frequentam o CIEE, por minha conta e risco. Digo isso porque o CIEE é uma ONG que tem como prioridade a capacitação profissional, não é o seu enfoque trabalhar pela formação cultural dos estagiários e aprendizes. Os jovens que buscam a capacitação profissional, em geral, são jovens de famílias de baixa renda, por isso precisam entrar para o mercado de trabalho “mais cedo” para complementar a renda de suas famílias ou até mesmo para garantir o próprio sustento.

 

Os hábitos culturais desses jovens são dependentes das circunstâncias econômicas e sociais das comunidades em que eles vivem, no entanto, a oportunidade de conhecer a arte e o gosto pela arte pode mudar os hábitos culturais de toda uma geração, mas é necessário que aja espaços e projetos culturais com ações efetivas nesse sentido. Por isso também há o propósito de oferecer ingressos gratuitos para que jovens venham de bairros afastados do centro cultural de São Paulo 

 

Jovens que vivem em comunidades, em regiões da cidade afastadas dos centros culturais, têm menos chance de desfrutar o que a cidade oferece em termos de conteúdo cultural. Além disso, boa parte desses jovens estudam e trabalham simultaneamente, o que reduz o tempo disponível para visitar os espaços culturais. Atualmente, os jovens que trabalham e estudam representam cerca de 20% da população brasileira…. Importante destacar que eles são 100% o FUTURO

 

Não há condições perfeitas para se realizar uma ideia, transformá-la em projeto e realizá-la. É preciso começar a fazer! 

 

Quando imaginei o projeto Festival Arte & Talentos fiquei em dúvida sobre o título: “A Profissão em cada Arte”, “Festival no Mundo do Trabalho: Arte e Talentos”, “Festival Arte & Talentos: de Olho no Mundo do Trabalho”… Finalmente, foi batizado de “Festival Arte e Talentos no Mundo do Trabalho”. 

 

Após definir a estrutura do Festival, em 2014, encaminhei o projeto para a Fundação Bachiana, aos cuidados do Carlos Eduardo Martins (diretor executivo da Fundação) e recebi uma resposta incentivadora: ‘O projeto é interessante. Aconselho encaminhar uma proposta e pensar em Projetos Incentivados por Lei Rouanet ou ProAC’. Desde então, tomei a decisão de trabalhar no projeto para concretizar minha ideia e buscar patrocínio para realizá-lo.

 

O projeto foi inscrito no ProAC ICMS em 2015 e foi aprovado em 2016. Após a aprovação, pesquisei captadores e descobri a plataforma “Engaja Brasil”por meio do Michel Freller, da Criando Consultoria. Após conversar com a Cristiane Almeida, fundadora e diretora executiva da Engaja Brasil, cadastrei o projeto na plataforma e em março deste ano o projeto recebeu o patrocínio da Apsen – Farmacêutica. 

 

Desde 2014, venho me dedicando e buscando parcerias e apoio para o projeto. Neste mesmo ano conheci o professor Cadu Witter (Mestre em Educação e em Artes Cênicas); a professora e diretora artística da Orquestra IGPA, Renata Jaffé; e a professora e diretora pedagógica da In Concert Academia de Música, Stela Márcia de Orfano. Todos me apoiaram e se mostraram interessados em participar do projeto. Hoje o Cadu é o diretor artístico-pedagógico do Festival, a Renata Jaffé apresentará a Orquestra Instituto GPA no evento Música Clássica e um grupo de músicos da In Concert fará uma apresentação artística no evento MPB.

 

Desde 2015 o projeto conta com o apoio da Associação Mozarteum Brasileiro, que nos fornece ingressos para os concertos na Sala São Paulo como uma forma de nos ajudar a divulgar o Festival Arte & Talentos para o nosso público-alvo (as instituições de ensino) e para grupos de interesse em projetos socioculturais (empresários, captadores, assessores de imprensa, etc).

 

O fato do Festival acontecer no Auditorio do MASP, um dos marcos da cultura do país e um dos principais museus da América Latina, com design singular, que emerge como cartão postal na Avenida Paulista, era importante para mim. E queria trazer os jovens em um lugar simbólico da cidade, que talvez senão não teriam tido a oportunidade de conhecer.

 

Após a realização da 1a edição do Festival, minha ambição é manter uma programação permanente, com edições trimestrais, para atender aos estudantes das escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo, e vincular o projeto Festival Arte & Talentos ao Programa Ação Jovem – programa de transferência de renda com o objetivo de estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo”.

Related Posts

  • 100
    “Agosto” leva ao Oi Futuro peça premiada com o Tony e o Pulitzer para marcar 40 anos de carreira da atriz Guida Vianna Peça terá primeira montagem no Brasil a partir de 3 de agosto, com direção de André Paes Leme e protagonizado por Guida Vianna e Letícia Isnard História…
    Tags: de, a, que, da, do
  • 100
    Foto: Gabriel Ditelles e Arte Gráfica: Bruno Palharini     Espetáculo: Inimigos da República Quando: 02, 03 e 04 de agosto de 2017. De quarta-feira a sexta-feira. Horário: 20h30min Valor: 20 reais (a bilheteria abre 01h antes do espetáculo). Local: Teatro da Cia de Arte (Andradas, 1780, Centro de Porto…
    Tags: de, a, da, do, que
  • 100
     Fotos de cena: João Caldas Fº A peça escrita em 1963 deveria ter sido encenada em 1965, mas foi censurada pelo governo militar. Em 1975, Dias Gomes (1922-1999) adaptou a obra para a televisão e esta versão também foi proibida. Só dez anos depois, em 1985, já com o país…
    Tags: de, a, que, do, da
  • 100
    Espetáculo terá única apresentação no dia 20 de agosto O espetáculo “Primeiro Sinal”, com Lua Blanco e Igor Cosso, será apresentado pela primeira vez em Porto Alegre, no Teatro CIEE, em única apresentação no dia 20 de agosto.   “Primeiro Sinal” explora de forma leve e engraçada todo o universo dos jovens,…
    Tags: de, a, do, que, da
  • 100
    Dois dentre os maiores nomes do improviso mundial, o brasileiro César Gouvêa e o colombiano Gustavo Miranda comemoram 10 anos de parceria em Passageiro Com estreia marcada para 3 de novembro, no Teatro Cacilda Becker a peça também marca os 15 anos da Cia. do Quintal, uma das pioneiras e…
    Tags: de, a, que, do, da

Deixe uma resposta