Fantaspoa anuncia os homenageados de sua 13ª edição

Os norte-americanos Jeff Lieberman, Katt Shea e Bill Plympton estarão em Porto Alegre para as homenagens e para apresentar seus filmes

 

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre anualmente homenageia profissionais de cinema cujo trabalho foi significativo para a história do gênero fantástico na sétima arte, trazendo à cidade verdadeiras lendas vivas do cinema e oportunizando ao público maior contato com grandes artistas. A edição deste ano, que é uma apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras e conta com os patrocínios do Banrisul, da Elecnor Renováveis e da Ventos do Sul, homenageará os talentos de três cineastas norte-americanos, que estarão presentes durante o evento: Jeff Lieberman; Katt Shea e Bill Plympton.

 

Jeff Lieberman, diretor e roteirista cuja marca autoral é a originalidade de suas histórias, que o tornaram um cineasta de culto. O Fantaspoa apresentará duas de suas obras: “Controle Remoto” e “Pouco Antes do Amanhecer”. A primeira, uma comédia de horror, conta a história de um atendente de vídeolocadora que descobre um plano terrível de extraterrestres para dominar a Terra por meio de um filme de ficção científica dos anos 1950. E a segunda, considerada uma obra-prima essencial para qualquer cinéfilo, mostra a aventura de um grupo de jovens que, subindo uma montanha, acaba sendo perseguido por assassinos. Inspirada claramente no clássico “Amargo Pesadelo”, a obra carrega o estilo de Lieberman, e é um dos filmes do subgênero slasher mais marcantes da história do cinema.

 

Katt Shea iniciou sua carreira artística como modelo e atriz, trabalhando com profissionais como Brian de Palma e Anthony Perkins. Destacou-se posteriormente, quando começou a trabalhar com o lendário produtor Roger Corman: roteirizou algumas obras produzidas por Corman, além de tê-lo como produtor de alguns de seus filmes. Considerada uma das mais importantes vozes femininas do cinema de gênero, o reconhecido talento de Katt foi até objeto de homenagem do prestigiado museu nova-iorquino MoMA (Museum of Modern Art), que realizou uma retrospectiva de sua carreira na década de 1990. Seu filme mais conhecido é Poison Ivy, sucesso de público e crítica exibido no importante Festival de Sundance. Katt Shea ministrará um workshop gratuito durante o Fantaspoa.

 

Bill Plympton é o mais importante cineasta independente de animação do mundo. Também cartunista com trabalhos publicados no jornal The New York Times e em revistas como Vogue, Rolling Stone e Vanity Fair, Plympton tem um traço muito característico que acompanha toda a sua obra. Dirigiu sete longas-metragens, mais de 45 curtas-metragens, além de comerciais e videoclipes para músicos como “Weird Al” Yankovic e Kanye West. Sua prestigiada carreira coleciona prêmios de alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como o de Gijon, de Sitges, Fantasporto e de Cannes, bem como duas indicações ao Oscar. Bill Plympton apresentará ao público do Fantaspoa uma masterclass gratuita durante o festival.

 

 

XIII Fantaspoa

De 19 de maio a 04 de junho

Cine Santander Cultural – Av. Sete de Setembro 1028. Centro Histórico.

Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085. Centro Histórico.

 

 

Apresentação: Petrobras e Governo Federal

Patrocínio: Petrobras, Banrisul, Elecnor Renováveis, Ventos do Sul

 

Curadoria: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho

Realização: Fantaspoa Produções

,

Deixe uma resposta

Translate »