agenda

Espetáculos para crianças, cursos, show e palestra gratuita estão na programação do Instituto Ling

Espetáculos para crianças, cursos, show e palestra gratuita estão na programação do Instituto Ling, de 13 a 21 de outubro

Próximo fim de semana é das crianças, com a apresentação de Tóin – Dança para Bebês e estreia do espetáculo Tóin 2 – Dança para Segunda Infância. Teoria da Relatividade, A Grande Guerra Cristã e as Exposições Universais são os temas de cursos da semana. Palestra gratuita sobre as relações entre pais e filhos, Escola de Pais, jantar temático e show musical com a cantora norte americana Julie Byrne também estão na programação

De 13 a 21 de outubro, o Instituto Ling traz diferentes cursos e espetáculos musicais e teatrais para crianças e adultos, além de uma atividade gratuita que estimula a reflexão sobre a infância e as relações entre pais e filhos.

No próximo fim de semana do mês, a programação é das crianças: no dia 13, sexta-feira, às 17h, a Muovere Cia de Dança apresenta o espetáculo Tóin – Dança para Bebês, precursor no formato destinado à primeira infância, para bebês de 0 a 03 anos, utilizando a linguagem da dança como motivação. Já no sábado, dia 14 de outubro, com sessões às 15h e às 17h, estreia o espetáculo Tóin 2 – Dança para a Segunda Infância, que apresenta a fantástica aventura vivida por Juju do Bigode Azul, R20 e Romieta. Dedicado a crianças de 03 a 07 anos, Tóin 2 inspira-se no livro As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, revelando os pequenos aventureiros que povoam o imaginário infantil. Gláucia de Souza, Maurilo Andreas, Eva Furnari, Monteiro Lobato e Maria Amália Camargo ilustram a visão poética da obra. A trilha sonora e os figurinos também são destaque na montagem.

A Teoria da Relatividade é o tema do curso do professor doutor em física Dimiter Hadjimichef, que começa no dia 18, quarta-feira, às 19h30. O curso, que tem dois encontros (sempre às quartas-feiras), vai revisitar os caminhos que levaram às descobertas científicas de Einstein, voltando no tempo desde a relatividade de Galileu, a teoria de gravitação de Newton, até chegar nas teorias relativísticas do célebre físico alemão, para uma melhor compreensão acerca dessas descobertas e a influência que tiveram sobre a nossa própria visão de mundo.

No dia 19, às 19h30, tem início o curso A Grande Guerra Cristã: os 500 anos da Reforma Protestante. Neste curso, o historiador Voltaire Schilling apresenta uma retrospectiva dos acontecimentos que levaram à Reforma Protestante, a partir de um amplo painel que narra também os ecos desse importante evento que completa 500 anos em outubro de 2017.

No dia 20, sexta-feira, às 19h, a escritora Paula Taitelbaum e a psicóloga Sheyla Borowski promovem o bate-papo com entrada franca, Cadê a Infância Que Tava Aqui? – uma reflexão sobre a infância e as relações entre pais e filhos, a partir do livro infantil O Pequeno Patachu. No encontro, Paula apresenta ao público as histórias de Patachu, cheias de poesia, fantasia e reflexões sobre a vida, que fazem os adultos redescobrirem o mundo e as relações a partir do olhar da criança. Sheyla Borowski, idealizadora do projeto Falando em filhos, fala sobre a importância de se compartilhar afetos e de manter viva a nossa “criança interior”.

Também no dia 20, às, 16h, começa o curso Exposições Universais na Paris da Belle Époque: Sarah Bernhardt e Toulouse-Lautrec, com as professoras Tânia Bian e Angela Wolf, conhecidas por ministrar cursos sobre História da Arte e por organizar viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente. O curso apresenta, em dois encontros (sempre às sextas-feiras), um panorama da Belle Époque, as Exposições Universais do final do século XIX em Paris e a efervescência nas artes, contextualizando a obra de dois grandes artistas, a atriz Sarah Bernhardt e artista plástico Henri de Toulouse-Lautrec.

A Rota da Seda é a inspiração para o jantar temático que acontece na sexta-feira, dia 20, às 19h30, com um menu criado por Belén Ruiz Montava. A chef vai criar um cardápio completo e harmonizado, combinando ingredientes das diferentes culturas que fizeram parte da histórica rota comercial de mais de 10 mil km, que ligava o Ocidente ao Oriente.

Já no dia 21, sábado, às 19h, é a vez da jovem cantora e compositora norte-americana Julie Byrne se apresentar no auditório do Instituto Ling. Com uma extraordinária musicalidade, Julie vem ao Brasil mostrar seu segundo álbum, Not Even Happiness, que sucede Rooms With Walls and Windows, de 2014, reforçando o folk sentimental e atmosférico que alimenta a obra da musicista. Sua música flutua entre o folk melancólico da década de 1970 e o dream pop produzido nos anos 1990 e 2000. Sua voz parece maior que a sua idade, suas melodias são pungentes, seu dedilhado de violão faz jus a uma tradição de compositores como Leonard Cohen, Joni Mitchell e Cat Power. Byrne reúne um universo de confissões apaixonadas, recordações amargas e sussurros intimistas que se conectam diretamente com o ouvinte.

No dia 23, segunda, às 18h30, acontece o sexto encontro da Escola de Pais, um ciclo de encontros e palestras sobre a infância para capacitar mães e pais a entender as necessidades dos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos. Nesse encontro, o doutor em psicologia Luiz Alberto Hanns discute o tema Os desafios de criar filhos com autonomia. A Escola de Pais tem a curadoria da administradora Alua Kopstein e da psicóloga Marina Sirotsky.

Além dessas atividades, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, do artista pernambucano José Patrício, em cartaz até o dia 18 de novembro. A mostra traz dezenove obras que perpassam os seus 40 anos de carreira e apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

Confira abaixo os detalhes e o serviço de cada atividade. Para fotos em alta resolução e mais informações sobre os eventos, acesse o presskit: https://goo.gl/gzGi6D

INFANTIL – Espetáculo Tóin – Dança para Bebês

Dedicado a crianças de 0 a 3 anos, Tóin – Dança para Bebês apresenta, de forma lúdica e sensível, o brinquedo preferido dos bebês: a dança. O espetáculo é inspirado em autores da literatura infantil, como Gláucia de Souza e Eva Furnari, Monteiro Lobato e Mário Quintana; e em vídeos e animações como Menina Flor; Sapo Xulé, Bebê Jeans, Topo Gigio e As esquiletes, além das memórias de infância dos bailarinos e diretores.

Dirigido por Jussara Miranda, Tóin é um projeto inédito e inovador. Em 2012, a Muovere Cia de Dança Contemporânea adotou a tarefa de atuar como mediadora entre a arte da dança e os bebês, dedicando-se ao estudo do tema, com o objetivo de promover a formação de públicos e a transformação. Desde então, o espetáculo já teve mais de 200 apresentações em Porto Alegre, cidades do interior do RS e em outros estados, com atividades em Salvador, Londrina e Belo Horizonte.

A Muovere Cia de Dança contemporânea atua há mais de 27 anos no cenário da dança em Porto Alegre, reunindo um repertório de 19 espetáculos, cinco performances de rua e cinco projetos de inclusão social.

Link com imagens: https://www.youtube.com/watch?v=MCbwlB5TkPU

facebook.com/DancaParaBebes

Ficha técnica:

Direção geral e coreográfica: Jussara Miranda

Direção Artística: Diego Mac

Bailarinos: Aline Karpinski, Arthur Bonfanti e Nilton Gaffree Jr.

Trilha Sonora: Beto Chedid

Iluminação e Vídeografia: Ricardo Vivian

Figurinos: Antonio Rabadan

Identidade Visual e Projeto gráfico: Sandro Ka

Fotografia e colaboração em pesquisa: Gui Margarizi

Apoio: Instituto LING; Espaço N; CT Academia

Assessoria de imprensa – Bruna Paulin – bruna@brunapaulin.com | 51 98407 0657

SERVIÇO:

Tóin – Dança para Bebês

Dia 13 de outubro, sexta-feira, às 17h

Duração: 35 minutos

Classificação Etária: destinado a crianças de 0 a 03 anos

Ingressos: R$ 20,00 para as crianças (ingresso de meia-entrada) e R$ 40,00 (ingresso inteiro) para pais e acompanhantes

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

INFANTIL – Espetáculo Tóin 2 – Dança para Segunda Infância

Após cinco anos de sucesso do espetáculo Tóin – dança para bebês, a Muovere Cia de Dança contemporânea estreia no sábado, 14 de outubro, no Instituto Ling, a sua mais nova montagem: Tóin 2 – Dança para Segunda Infância, voltado para crianças de três a sete anos. O espetáculo terá duas sessões, às 15h e às 17h.

Tóin 2 – Dança Para Segunda Infância dança a história de três personagens e seus amigos imaginários. A pesquisa partiu do estímulo do livro As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, revelando os “Marco Polinhos” que povoam o imaginário infantil. Gláucia de Souza, Maurilo Andreas, Eva Furnari, Monteiro Lobato e Maria Amália Camargo ilustram a visão poética do espetáculo.

Heróis, robots, personagens de filmes e vídeos e histórias infantis atuais compõem a fantástica aventura vivida por Juju do Bigode Azul (Nilton G. Junior), R20 (Artur Bonfanti) e Romieta (Aline Karpinski) e seus avatares. Diferentes, se encontram na bola encantada para brincar de dança, cada um à sua maneira.

O Bigode Azul de Juju tem poderes de adivinhar os pensamentos. Já R20 tem a força da dança e Romieta a dança da paixão desenfreada. Segundo Jussara Miranda, diretora da companhia, que assina a concepção, direção geral e coreográfica da montagem, “os avatares são instigantes. Não falam a nossa língua, não conhecem os nossos costumes e só aparecem na Bola Encantada para brincar de dança, cada um à sua maneira. Ninguém sabe onde vivem. São curiosos, amáveis e engraçados”, revela. “Esse universo foi pensado e criado dentro de referências para crianças entre três e sete anos – como interagem com os amigos, os tipos de estímulos musicais que os fazem reagir e as brincadeiras mais populares”, afirma.

A trilha sonora e os figurinos também viajam por mundos diversos. A cada nova dança uma nova brincadeira. Beto Chedid assina a trilha sonora, que conta com diversas versões de canções conhecidas do público em uma adaptação futurista, além de clássicos do folclore infantil brasileiro. A direção artística é de Diego Mac, Antonio Rabadan assina os figurinos, Ricardo Vivian a iluminação e videografia, Sandro Ka a identidade e programação visual e Gui Malgarizi a fotografia e colaboração em pesquisa.

A Muovere Cia de Dança contemporânea atua há mais de 27 anos no cenário da dança em Porto Alegre, reunindo um repertório de 19 espetáculos, cinco performances de rua e cinco projetos de inclusão social.

facebook.com/DancaParaBebes

Ficha técnica:

Direção geral e coreográfica: Jussara Miranda

Direção Artística: Diego Mac

Bailarinos: Aline Karpinski, Arthur Bonfanti e Nilton Gaffree Jr.

Trilha Sonora: Beto Chedid

Iluminação e Vídeografia: Ricardo Vivian

Figurinos: Antonio Rabadan

Identidade Visual e Projeto gráfico: Sandro Ka

Fotografia e colaboração em pesquisa: Gui Margarizi

Apoio: Instituto LING; Espaço N; CT Academia

Assessoria de imprensa – Bruna Paulin – bruna@brunapaulin.com | 51 98407 0657

SERVIÇO:

Tóin 2 – Dança para Segunda Infância

Dia 14 de outubro, sábado, com sessões às 15h e às 17h

Duração: 35 minutos

Classificação Etária: destinado a crianças de 03 a 07 anos

Ingressos: R$ 20,00 para as crianças (ingresso de meia-entrada) e R$ 40,00 (ingresso inteiro) para pais e acompanhantes

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

CURSO – A Teoria da Relatividade: o passado, o presente e o futuro do tempo

Com Dimiter Hadjimichef

O curso revisita os caminhos que levaram às descobertas científicas de Einstein, voltando no tempo desde a relatividade de Galileu, a teoria de gravitação de Newton, até chegarmos às teorias relativísticas do célebre físico alemão, para uma melhor compreensão acerca dessas descobertas e a influência que tiveram sobre a nossa própria visão de mundo.

Dimiter Hadjimichef – Possui graduação em Bacharelado em Física pela UFRGS (1987), mestrado em Física pela UFRGS (1991) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica Unesp (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase na Teoria Geral de Partículas Elementares. Há dez anos estuda estrelas relativísticas e, na atualidade, concentra-se no estudo de modelos que descrevam a natureza da matéria e energia escura no contexto tanto da Física de Partículas quanto da Gravitação.

SERVIÇO

Período: dias 18 e 25 de outubro, quartas-feiras, das 19h30 às 21h30

Duração: 4h (2 encontros de 2h)

Encontro 1 – Noções sobre a natureza do tempo ao longo da história:

da Relatividade de Galileu, passando pela Teoria de Gravitação de Newton e o eletromagnetismo de Maxwell, até chegarmos na Relatividade Especial.

Encontro 2 – A Relatividade Especial e os seus testes, o “Princípio de Equivalência” e a Relatividade Geral: passado, presente e as especulações sobre o futuro.

Investimento: R$ 320,00 ou 6 X R$ 53,33

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

CURSO – A Grande Guerra Cristã: os 500 anos da Reforma Protestante

Com Voltaire Schilling

Muito além de um movimento de ordem religiosa, a Reforma Protestante foi também uma grande reforma política e social. Surgida em um contexto de grande domínio da Igreja Católica sobre o Estado e sobre a sociedade, o movimento instituído por Martinho Lutero provocou uma série de profundas transformações, sendo considerado um dos eventos fundadores da história moderna. Neste curso, o historiador Voltaire Schilling apresenta uma retrospectiva dos acontecimentos que levaram à Reforma Protestante, a partir de um amplo painel que narra também os ecos desse importante evento que completa 500 anos em 2017.

Voltaire Schilling – Historiador há mais de 30 anos. Entre outros livros, escreveu e publicou: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra.

SERVIÇO

Período: dias 19 e 26 de outubro, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30

Duração: 4h (2 encontros de 2h)

Encontro 1 – O mundo medieval e os antecedentes da reforma

Encontro 2 – A Reforma de Lutero e a Contra-Reforma

Investimento: R$ 200,00

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

CURSO – Exposições Universais na Paris da Belle Époque: Sarah Bernhardt e Toulouse-Lautrec

Com Tânia Bian e Angela Wolf

Na Paris da Belle Époque, as Exposições Universais atingiam seu auge e demonstravam o espírito da época, nestas que eram grandes vitrines do mundo moderno. A capacidade inventiva do homem, a partir do progresso científico e tecnológico pós Revolução Industrial, apresentava grandes inovações como o telefone, o elevador e o cinematógrafo. No universo das artes o clima seguia essa mesma vibração. Vamos partir desse contexto para tratar de forma especial de dois rebeldes nas artes: a grande atriz Sarah Bernhardt e o eternamente jovem Henri de Toulouse-Lautrec.

Tânia Bian e Angela Wolf são reconhecidas por ministrar cursos sobre História da Arte e por organizar viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente. O entusiasmo e a paixão pela história “não-oficial” são características marcantes que, unidas ao conhecimento dos detalhes mais íntimos da História da Arte, definem o perfil das professoras Tânia Bian e Angela Wolf.

SERVIÇO

Período: dias 20 e 27 de outubro, sextas-feiras, das 16h às 18h

Duração: 4h (2 encontros de 2h)

Encontro 1 – As Exposições Universais do final do século XIX em Paris e a efervescência nas artes

Encontro 2 – Os rebeldes: Sarah Bernhardt e Henri de Toulouse-Lautrec

Investimento: R$ 300,00

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

GRATUITO – Cadê a Infância Que Tava Aqui? – uma reflexão sobre a infância e as relações entre pais e filhos, a partir do livro infantil O Pequeno Patachu

Patachu é um menino de seis anos que nasceu aqui na Terra, mas está sempre no mundo da lua, viajando em meio a perguntas e pensamentos. Doce, curioso e esperto, ele surgiu nos anos 1920 na França e é tão especial que, dizem, pode ter inspirado Antoine de Saint-Exupéry a criar o Pequeno Príncipe. Nas histórias de Patachu, que acabam de chegar ao Brasil pela Editora Piu, há muita poesia, fantasia e reflexões sobre a vida que fazem os adultos redescobrirem o mundo e as relações a partir do olhar da criança. No encontro que acontecerá no Instituto Ling, a escritora Paula Taitelbaum apresentará ao público esta obra tão sensível e conversará com a psicóloga Sheyla Borowski, idealizadora do projeto “Falando em filhos”, sobre a importância de se compartilhar afetos e de manter viva a nossa “criança interior”.

Paula Taitelbaum – Publicitária, escritora, editora, sócia-fundadora da Piu, editora gaúcha focada em livros infantojuvenis.

Sheyla Borowski – Psicóloga, sócia idealizadora do Falandoemfilhos.com; sócia-fundadora, professora e supervisora do ESIPP (Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica).

SERVIÇO

Cadê a Infância Que Tava Aqui? – uma reflexão sobre a infância e as relações entre pais e filhos, a partir do livro infantil O Pequeno Patachu

Encontro e debate com a escritora Paula Taitelbaum e a psicóloga Sheyla Borowski

Dia 20 de outubro, sexta-feira, às 19h

Entrada Franca

 

Jantar A Rota da Seda

Com a chef Belén Ruiz Montava

A histórica rota comercial que ligava o Ocidente e o Oriente ao longo de mais de dez mil quilômetros serve de inspiração para um menu super especial. A Chef Belen Ruiz Montava apresenta um cardápio completo e harmonizado, combinando ingredientes de diferentes culturas e surpreendendo os paladares mais exigentes.

Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Belen começou sua trajetória trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

Cardápio:

Couvert Surpresa

Entrada no Porto de Venezia – Caprese líquida de queijo de búfala e burrata no copo, sobre “pesto sestieri” de tomate e manjericão com crocante de chapata

Prato principal no Kebaqki da Anatolia – Cordeiro nas especierias (na Persia e Bizancio), sobre humus morno de abóbora ao forno e queijo fresco

Sobremesa Entrando na Pérsia – Bolo de amêndoa molhado na calda cítrica e damascos

*harmonização inclusa no ticket

SERVIÇO

Data: 20 de outubro, sexta-feira, das 19h30 às 22h

Investimento: R$ 190,00

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

Julie Byrne

No dia 21, sábado, às 19h, o Instituto Ling recebe a jovem cantora e compositora norte-americana Julie Byrne. Com uma extraordinária musicalidade, Julie vem ao Brasil mostrar seu segundo álbum, Not Even Happiness, que sucede Rooms With Walls and Windows, de 2014, reforçando o folk sentimental e atmosférico que alimenta a obra da musicista. Sua música flutua entre o folk melancólico da década de 1970 e o dream pop produzido nos anos 1990 e 2000. Sua voz parece maior que a sua idade, suas melodias são pungentes, seu dedilhado de violão faz jus a uma tradição de compositores como Leonard Cohen, Joni Mitchell e Cat Power. Byrne reúne um universo de confissões apaixonadas, recordações amargas e sussurros intimistas que se conectam diretamente com o ouvinte.

Nascida em Buffalo, no estado americano de Nova York, em 1990, Julie Byrne tem nas suas composições a tradição Folk, que serve de fio condutor para histórias pessoais. Começou a cantar e tocar aos 17 anos. Um ano depois, saiu de casa e, morando em vários lugares, trabalhou como balconista, garçonete e até guarda do Central Park, em Nova York. Ao longo dos anos, usou a música como uma forma de diário de viagens, abrangendo lembranças de movimentados restaurantes de beira de estrada, as estrelas sobre o deserto, o dolorido cansaço das mudanças, as flores silvestres da costa da Califórnia, e os insolúveis mistérios do amor.  Para gravar Not Even Happiness, no entanto, ela decidiu voltar à sua casa em Buffalo. Colocou seu equipamento nos cômodos e registrou estas nove belas canções, transcendendo o Folk tradicional.

SERVIÇO:

Julie Byrne

Dia 21 de outubro, sábado, às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

ESCOLA DE PAIS – Os desafios de criar filhos com autonomia

No dia 23, segunda, acontece o sexto encontro da Escola de Pais, um ciclo de encontros e palestras sobre a infância para capacitar mães e pais a entender as necessidades dos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos. Nesse encontro, o doutor em psicologia Luiz Alberto Hanns discute o tema Os desafios de criar filhos com autonomia. A Escola de Pais tem a curadoria da administradora Alua Kopstein e da psicóloga Marina Sirotsky.

Doutor em Psicologia pela PUC-SP, Luiz Alberto Hanns é autor de diversos títulos, o último livro “A arte de dar limites: Como mudar atitudes de crianças e adolescentes” foi lançado em 2016.

A Escola de Pais segue nos próximos meses, com a seguinte programação:

13.11 – O mundo encantado da primeira infância, com Diana e Mário Corso

04.12 – O valor da educação familiar, com Rosely Sayão

Curadoria:

Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos

SERVIÇO

Escola de Pais – Os desafios de criar filhos com autonomia

Dia 23 de outubro, segunda, das 18h30 às 20h30

Duração: 02 horas

Matrícula: R$ 160,00

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

EM CARTAZ – GRATUITO – Exposição Explosão Fixa, de José Patrício

Até o dia 18 de novembro, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, que traz dezenove obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício.

Com a curadoria de Eder Chiodetto, na mostra estão telas e instalações representativas do universo criativo de Patricio: empregando materiais diversos e banais – como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico –, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. A exposição apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999) –  composta por milhares de peças de jogo de dominó –, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. O artista fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo a mais rígida das fórmulas matemáticas tem o potencial de conter sua própria expressividade. Dessa forma, sua obra enfatiza a relação frágil entre ordem e sua possível dissolução.

Para Chiodetto, Patrício “cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage” e realiza “um exercício libertário, uma nova e inspiradora forma de ser e estar no mundo”.  Quanto ao conjunto de fotografias inéditas, o curador sinaliza uma nova postura do artista: “Ao sair do ateliê, onde trabalha incessantemente na construção de suas obras, para percorrer o mundo como um andarilho errante que porta uma máquina fotográfica, seu olhar se volta para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos”.

José Patrício nasceu em 1960 e vive e trabalha no Recife. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e é Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (2016).  Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre as quais a XXII Bienal de São Paulo, a 8ª Bienal de Havana e a III Bienal do Mercosul. Sua obra foi analisada por críticos de arte como Paulo Herkenhoff, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale, Gerardo Mosquera, dentre outros. Possui obras no acervo da Fondation Cartier, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio e é representado pela Galeria Nara Roesler desde 1999.

A exposição Explosão Fixa tem entrada franca e fica em cartaz na Galeria do Instituto Ling até o dia 18 de novembro de 2017, com patrocínio da Crown Embalagens e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.

SERVIÇO

Local: Galeria do Instituto Ling

Período de exibição: de 22 de agosto a 18 de novembro de 2017

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Related Posts

  • 100
    Crédito da foto: Arnaldo Pereira   ESPETÁCULO VOX, COM DIREÇÃO DE HELIO CICERO ESTREIA NA SALA EXPERIMENTAL DO TEATRO AUGUSTA   Em drama inédito da dramaturga Beatriz Carolina Gonçalves, uma mulher recebe um estranho telefonema, que a fará mergulhar em um dos mais violentos períodos da história recente do País.…
    Tags: de, a, do, da
  • 100
    Atrações culturais, atividades de lazer, esportivas, food trucks e serviços da prefeitura estão na programação A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania realiza no dia 30 de setembro, um sábado, o encerramento do Setembro Verde, Mês da Inclusão. Das 10h às 16h, diversas atrações culturais movimentarão…
    Tags: de, a, da, do
  • 100
    A Biblioteca Pública do Estado (BPE) sedia no dia 14 de julho, a partir das 19h30min, o Recital Clarice Lispector, em homenagem ao 79º aniversário do poeta Luiz Coronel. Com participação da atriz Fernanda Carvalho Leite e do músico Victor Culanys, serão lidos textos reunidos no "Dicionário Clarice Lispector, a…
    Tags: de, do, da, a
  • 100
    COMPANHIA ESTUDO DE CENA EXIBE NA ÍNTEGRA WEBSÉRIE SOBRE ELDORADO DOS CARAJÁS NO ENGENHO TEATRAL No próximo domingo, dia 06 de agosto, a partir de 17h30, o grupo convida a população para assistir a exibição na íntegra da websérie "A Farsa: Ensaio sobre a Verdade". A exibição acontecerá no Engenho Teatral. que…
    Tags: a, de, da, do
  • 100
    Grupo Macarenando Dance Company apresenta o primeiro espetáculo de Stand-Up Dance Comedy do RS, arquiteto Anthony Ling lança Guia de Gestão Urbana e o cineasta Jaime Lerner lança seu primeiro romance digital. Atividades encerram a programação do mês de julho no Instituto Ling   O Instituto Ling encerra o mês…
    Tags: de, a, do, da

Deixe uma resposta