Exposições

Espaço Cultural Correios Niterói apresenta a exposição “No Princípio eram os Totens”

Mostra abre para o público no dia 11 de dezembro

 

 

O Espaço Cultural Correios Niterói apresenta a exposição “No princípio eram os Totens”, que poderá ser vista pelo público de 11 de dezembro a 24 de fevereiro de 2018, de segunda a sábado (exceto feriados), sempre das 11h às 18h.

 

A série de pinturas de grandes dimensões criada por Eduardo Werneck revela um pintor com pleno domínio de seus meios expressivos. O impacto visual de seus trabalhos é provocado por uma interessante e instigante relação entre a figuração e o gesto, entre a construção de uma nova paisagem e a autonomia do discurso pictórico. Por isso, as pinturas de Werneck atuam nessa fresta, nessa sensível tangência entre o figurativo e o gestual: ele pinta a tela, se insere no interior de sua linguagem e constrói um discurso sensível e corajoso que o aproxima de artistas como Claude Viallat e, entre seus colegas brasileiros, de Luiz Áquila, Jorge Guinle e Cristina Canale.

 

A mostra apresenta um artista em sua plenitude, elaborando sinfonias cromáticas de intenso vigor expressivo, determinadas pelos limites do gesto e do corpo. Nas obras de dimensões mais reduzidas, Werneck destaca a composição gráfica que elabora sensíveis e poderosos diálogos com o espaço.

 

Ao mesmo tempo erudita e popular, tradicional e inovadora, as pinturas de Eduardo Werneck despertam a sensação do encontro com antigas companhias que sempre se renovam. Há, nelas, uma encantadora familiaridade, algo próximo ao reencontro; entretanto, um segundo olhar mais perspicaz revela pequenas sutilezas, momentos de paixão e de encantamento, gestos criativos que revelam a força poderosa de suas obras no cenário da arte contemporânea no Brasil.

 

Trata-se de um pintor sofisticado e de grandes recursos técnicos oriundos de sua formação intelectual e de longos períodos vividos em Paris. Entre a luminosidade tropical e a elegância dos elementos compositivos da imagem, Eduardo Werneck elabora, nessa série, uma verdadeira ópera visual de intensa beleza e encantamento.

 

 

SERVIÇO

 

Exposição “No princípio eram os Totens”

Artista: Eduardo Werneck

Em cartaz para o público: de 11 de dezembro a 24 de fevereiro de 2018.

De segunda a sábado (exceto feriados), das 11h às 18h. Entrada franca.

Local: Espaço Cultural Correios de Niterói – (21) 2622-3200

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco 481 – Centro – Niterói.

Related Posts

  • 100
    O feriado de quarta-feira, 15 de novembro, será de pré estreia para os paulistanos. Vencedor de três troféus Redentor no 19º Festival do Rio desse ano, o terror fantástico “As Boas Maneiras” será exibido em uma super tela de 325m² instalada no Jockey Club com projeção digital e sistema de…
    Tags: de, a
  • 100
    Na próxima sexta-feira e sábado, 17 e 18, das 16h às 20h, a marca niteroiense Atelier Ninsk vai lançar sua Coleção Verão. São pulseiras, brincos, colares femininos e masculinos, além de acessórios como bolsas de palha. Os adornos são feitos artesanalmente pelos três sócios, que estarão presentes no coquetel de lançamento. A…
    Tags: de, a
  • 100
    De maneira lúdica, teatro aborda a preservação do planeta e cuidado com o meio ambiente Voltada ao público infantil, a peça “Planeta Relógio” chega ao Parque Anhanguera, em São Paulo, levando arte, entretenimento e conscientização, de maneira lúdica, contribuindo para a formação humana das crianças. O evento é uma realização…
    Tags: de, a
  • 100
    Neste domingo, dia 22 de outubro, a Praça do Coco, em Barão Geraldo, recebe o “Sombrero”, festival que vai unir gastronomia latina, música e dança. O evento, que acontece das 10h às 22h, tem o objetivo de arrecadar fundos para os sobreviventes do terremoto que atingiu o México em setembro.…
    Tags: de, a
  • 100
    COM TEMPORADA DE MAUSER DE GARAGEM, CIA LES COMMEDIENS TROPICALES DÁ INÍCIO AO PROJETO MEDUSA CONCRETA     Criada a partir de Mauser, texto de Heiner Müller, o espetáculo – encenado em cima de um quadrado coberto por vidros quebrados – reestreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade com apresentações…
    Tags: de, a

Deixe uma resposta