entrevista teatro

Entrevista com Geuder Martins, diretor da peça Silêncio das Sombras

Geuder Martins, diretor da peça Silêncio das Sombras

Como surgiu a peça?
Fui convidado para dirigir a peça pela atriz Tárlia Laranjeira. Ela  havia feito um exercício durante uma oficina com o teatrólogo Eugênio Barba, a partir de um fragmento do texto de O Caderno Rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst. 
E partir daí veio o desejo de se aprofundar na temática. Eu topei o desafio por sempre acreditar que a arte deve ser instrumento de ampliação das consciências e que manter o tabu sobre a violência sexual contra crianças só favorece aos abusadores e a continuação dessas atrocidades. Fazendo a pesquisa nos deparamos com números chocantes e diversas histórias tristes de abuso. A realidade é muito cruel, mas para tratar do assunto a arte se utiliza da representação que faz ampliar o olhar sobre o tema. Então nos cercamos de fragmentos da literatura e do cinema que de alguma forma evocam a temática. Além do texto de Hilda Hilst, o monólogo trás trechos adaptados dos filmes O Clube de Pablo Larraín e M, O Vampiro de Dursseldorf e também  relatos criados durante um processo criativo da Tárlia com seus alunos de teatro. 
 

Qual o paralelo da peça com os eventos atuais?

É uma coincidência que estejamos estreando o espetáculo quando as redes sociais começam a discutir o tema a partir dos episódios recentes. Pedofilia é um assunto muito sério e já é discutido e combatido por muitos órgãos, porém o debate deve ser feito com o máximo cuidado para que não se tenham visões deturpadas. A arte sempre foi e sempre será a arena maior para pensar o ser humano, a sociedade e seus comportamentos. Demonizar a arte é atirar para o lado errado, pois é ela que vai nos permitir a transformação e o exorcismo das misérias humanas, mas para isso é necessário um olhar crítico desprendido de preconceitos.
 

Qual parte da peça foi mais difícil realizar?

 
O grande desafio é contar histórias de covardia do mais forte contra o mais fraco, que nos faz empaticamente  sentir as dores daqueles que são indefesos e inocentes. Mas como escreveu a poetisa portuguesa Matilde Campilho “A arte ora tem função de tirar a atenção do sofrimento, outras vezes de voltar a atenção para a dor” e ao expor a dor, buscamos que a sociedade se atente a este grande problema e busque soluções para saná-lo.   
Costumam ter debates? O que sugere para que não aconteça problemas como da Exposição : “Queer Museu” e do evento do MAM-SP?
Temos debate após algumas apresentações, alguns com convidados especialistas que estudam a temática. A peça tem classificação indicativa 16 anos. Usamos o selo da campanha pedofilia não em nossos materiais gráficos. Difícil pensar que alguém tenha uma leitura diferente que a do combate e da reflexão sobre este crime bárbaro.

Serviço:

O Que? Espetáculo de teatro SILÊNCIO DAS SOMBRAS

Sessão para convidados: 03/10 – Terça-feira

Estreia: 04/10 – quarta-feira

Temporada: Até 26 de outubro – terças, quartas  e quintas ,  20h

Onde? Sede das Cias – Rua Manuel Carneiro, 10 –Lapa /Rio de Janeiro

Quanto?  Inteira – R$ 30,00 // Meia – R$ 15,00

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 60 minutos

Contato Produção: 21 982589438  

Related Posts

  • 100
    O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta   MOSTRA ROCK TERROR ​  38 filmes do gênero fazem parte da programação, além de masterclass com o curador   De 25 de outubro a 13 de novembro, com entrada franca O CCBB São Paulo sedia a mostra Rock Terror -…
    Tags: de, a, do, que, da
  • 100
    Clássico do suíço Friedrich Dürrenmatt, escrito em 1956, se mantém atual e apresenta um olhar irônico sobre a fragilidade dos valores morais, da justiça e da esperança Texto do autor suíço Friedrich Dürrenmatt, A Visita da Velha Senhora chega ao palco do Teatro do SESI-SP dia 18 de agosto, sob…
    Tags: de, a, do, da, que
  • 100
    A Associação Cultural Casa das Caldeiras voltou a realizar eventos dominicais de forma gratuita e continuada através do edital PROAC-ICMS da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e com o patrocínio da empresa TNT Energy Drink. No próximo domingo, o projeto TODODOMINGO Musical em São Paulo…
    Tags: de, a, que, da, do
  • 100
    Paulinho Moska apresenta show intimista dia 17 de novembro, às 21h, no Teatro Governador Pedro Ivo, abrindo como convidado a 3ª Mostra de Corais de Florianópolis, evento que reunirá coros do Brasil e da Argentina nos dias 18 e 19. No espetáculo solo de voz e violão, o cantor, compositor…
    Tags: de, do, que, a, da
  • 100
    O espetáculo, grande sucesso de crítica e público, permeia a vida de Charles Bukowski, que revela - por meio de sua literatura autobiográfica - os trânsitos pelo caminho que se estendem da superfície ao subterrâneo psíquico, tanto do indivíduo quanto de sua relação em meio coletivo. Suas problemáticas, seus questionamentos,…
    Tags: de, a, do, que, da

Deixe uma resposta