concertos

ELOMAR E CAMERATA NA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO

Elomar volta à São Paulo para o concerto “Elomar Figueira Mello e Camerata” em homenagem aos 80 Anos do menestrel

 

Elomar Figueira Mello, reconhecido compositor e menestrel brasileiro, estará em setembro na Caixa Cultural São Paulo para apresentação do concerto “Elomar Figueira Mello e Camerata: Loas de São Paulo!”.

Durante três dias (15, 16 e 17 de setembro), sempre às 19h15, Elomar se apresentará acompanhado de um trio de instrumentistas e de cantores convidados. A programação faz parte das comemorações em todo país pelos 80 anos do compositor, que serão completados em dezembro próximo. As apresentações, gratuitas e com vagas limitadas, têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Elomar é reconhecidamente um dos mais importantes autores da música brasileira. Compositor de um vasto cancioneiro, cuja temática é sempre o homem e a vida no sertão nordestino, desde 1984 busca o universo lírico. Sua obra, até aqui, inclui 11 óperas, 11 antífonas, 4 galopes estradeiros, 1 concerto para violão e orquestra, 1 concerto para piano e orquestra, 1 pequeno concerto para sax alto e piano, uma sinfonia, 12 peças para violão-solo e um conjunto com cerca de 50 canções, já publicadas em partitura. As canções de Elomar, como ele mesmo costuma dizer, são um equivalente moderno direto das Cantigas de Amigo, de Escárnio e Maldizer, e das Canções de Gesta. São canções essencialmente sertanejas, com modos nordestinos típicos, repletas de expressões em dialeto sertânico, sendo que toda sua produção orquestrada tem seu modo próprio.

No repertório, árias de óperas já conhecidas de Elomar, como Sei que vou Voltá, Aboio e Ária da Despedida, da obra Da Ópera Peão Mansador, Ária Cigana, Terra Seca e Ária do Menestrel no Jardim da Paulista, da ópera O Retirante, além de peças de seu cancioneiro.

“Ao propor este concerto, buscamos contemplar obras que o próprio Elomar tem buscado dar relevância dentro de seu percurso musical, de caráter lírico, e por isso mesmo acompanhado de um trio de cantores e de instrumentistas por ele escolhidos especialmente para estas três noites em São Paulo”, como cita a produtora responsável.

Estarão com ele a mezzo-soprano Luciana Monteiro de Castro, a soprano Janette Dornellas, o baixo barítono Fellipe Oliveira, além de João Omar no violão, Daniel Silva no violoncelo e Igor Levi na flauta. Nas palavras de João Omar, filho de Elomar, maestro de reconhecido talento, “A flauta desempenha o papel dos sopros e os agudos da orquestra sinfônica. O cello, as cordas e os baixos. O violão, todo o campo harmônico. Em termos timbrísticos se constrói um resultado sonoro simples, mas de efeito ‘sinfônico’”.

SERVIÇO:

Espetáculo Elomar Figueira Mello e Camerata: Loas de São Paulo!

Local: CAIXA Cultural São Paulo

Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2017 (sexta, sábado e domingo)

Horário: 19h15

Endereço: Praça da Sé, 111, Centro – próxima à estação Sé do Metrô.

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 80 lugares

Duração: 90 minutos

Entrada franca: Distribuição de ingressos a partir das 9h do dia da apresentação, limitado a 1 par por pessoa.

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Programação completa da CAIXA Cultural:  http://www.caixacultural.gov.br/

Related Posts

  • 100
    ELOMAR VOLTA À SÃO PAULO PARA O CONCERTO “ELOMAR FIGUEIRA MELLO E CAMERATA”, HOMENAGEM AOS 80 ANOS DO MENESTREL     Elomar Figueira Mello, reconhecido compositor e menestrel brasileiro, estará em setembro na Caixa Cultural São Paulo para apresentação do concerto “Elomar Figueira Mello e Camerata: Loas de São Paulo!”.…
    Tags: de, elomar, da
  • 93
    O Festival do Rio vai exibir 250 filmes de mais de 60 países, espalhados por 15 mostras em cerca de 20 locais de exibição da cidade, receber profissionais do audiovisual para seminários e workshops, realizar debates, reunir música, cinema, realidade virtual e muito mais. De 5 a 15 de outubro,…
    Tags: de
  • 92
    Sesc Itaquera realiza 1ª edição de evento com iniciativas sustentáveis   Primaveras Periféricas acontece de 2 a 10 de setembro e traz ao público atividades gratuitas como rodas de conversa, exposição de iniciativas, oficinas, teatro, práticas esportivas e shows Rashid / Grajaú Conta Dandaras, Grajaú Conta Zumbis / Exposição na…
    Tags: de, da
  • 92
    Dias 21, 22, 23 e 24 de setembro – Quinta, sexta, sábado e domingo   Com Maria Alice Vergueiro, Guilherme Leme, Luciano Chirolli, Fabiana Serroni, Eros Valério, Begê Muniz e Leandro Berton.   Texto do encenador amazonense Francisco Carlos foi inspirado nos escritos de Curt Nimuendaju, que trazem registros sobre…
    Tags: de, da
  • 90
    de Jean Genet Direção: Eduardo Tolentino de Araujo Com: Emilia Rey, Clara Carvalho e Mariana Muniz   Estreia dia 6 de outubro, no Teatro João Caetano     O espetáculo "As Criadas" está no repertório do Grupo Tapa desde 2015. A montagem estreia uma nova temporada em São Paulo no…
    Tags: de

Deixe uma resposta