Festivais

Dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o último Cultura em Miniciclos do ano tratará de HQs e Sociologia, com curadoria de Fabio Zimbres

No último ciclo do festival, estarão em Porto Alegre os quadrinistas Guazzelli e André Dahmer; Sonia M. Bibe Luyten como palestrante, e Angela Dippe no stand-up comedy do mês

Os Quadrinhos vivem no Brasil atualmente um de seus momentos de auge. Uma multidão de novos autores e editoras preenchem as prateleiras das livrarias. Muito distante das bancas de jornais de onde é originário este mais que centenário meio agora prima pela diversidade e experimenta novas maneiras de se reinventar. De um meio em crise, as Histórias em Quadrinhos evoluíram para formas nunca imaginadas. No entanto, as HQs não perderam seu poder sobre a imaginação popular, tiras famosas, super-heróis, mangás e certos autores ainda fazem parte de nossa paisagem mental desempenhando um papel na formação de nossa concepção de mundo.

O que os novos quadrinhos tem a dizer que os velhos não podiam? E como entender a nova situação da persistente indústria que ainda abarrota as bancas? As HQs ainda podem salvar o mundo ou perdemos de vez a posição de vanguarda para veículos mais efetivos como videogames e stand-up comedy? O que pretende e o que faz um jovem hoje em dia escolher fazer fanzines ao invés de escrever um app ou criar um canal no YouTube? Quem pode mais, Tio Patinhas ou Mafalda?

O último ciclo do Festival Cultura em Miniciclos de 2017, que será realizado dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro no Instituto Ling, irá refletir sobre essas e outras questões com artistas e pensadores escolhidos a dedo: os quadrinistas Eloar Guazelli e André Dahmer, a doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá, o curador Fabio Zimbres, um dos mais atuantes ilustradores/quadrinistas/editores do Brasil e a atriz Angela Dippe, que fará o stand-up comedy do ciclo, acompanhada pelos artistas selecionados por edital: Kiko Mello e Rafael Ritta.

Sobre os participantes:

Curador

Fabio Zimbres – Quadrinista e ilustrador, também trabalha como curador, editor e designer. Publicado no Brasil e no exterior em diversos veículos, teve tira diária na Folha de São Paulo, Vida Boa, que também virou livro. Criador das Edições Tonto dedicada a publicar autores novos nos anos 90, realizou exposição desses autores na galeria Obra Aberta, em Porto Alegre e na Bienal de Quadrinhos em Belo Horizonte. Tem os livros Vida Boa, Feliz, Música para Antropomorfos e, como Ilustrador, Panamá de Blaise Cendrars. É representado pela galeria Bolsa de Arte.

Palestrante
Sonia M. Bibe Luyten é Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá.  Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP com o primeiro curso universitário de Histórias em Quadrinhos no Brasil, com início em 1972.   Foi docente em universidades do Japão, Holanda e França.  Autora de centenas de artigos e vários livros como ‘O que é Histórias em Quadrinhos’, ‘Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses’ e ‘Cultura Pop japonesa: animê e mangá’. Obteve vários prêmios nacionais e internacionais por sua pesquisa em Histórias em Quadrinhos e mangá. Atualmente é presidente da comissão de teses acadêmicas do Troféu HQMIX.

Debatedores
André Dahmer é um desenhista brasileiro. Além da tirinha dos Malvados, o cartunista é conhecido também por ter criado o personagem Emir Saad, um ditador sádico e egocêntrico, que controla seu reino na base da carnificina, da ditadura, das ameaças, da tortura e do humor negro. É criador das séries de tirinhas “Apóstolos, a série”, uma narrativa da história de Jesus, mas com várias críticas ao cristianismo e à Igreja católica; “Cidade do medo”, sobre violência e, mais recentemente, a série “Quadrinhos dos anos 10”, que mostra as contradições do mundo e da sociedade contemporânea. Entre um e outro de seus personagens e séries de tirinhas, o autor se coloca como personagem autobiográfico e satiriza suas próprias memórias e paranoias, em especial em relação às mulheres. Suas criações apareceram no Jornal do Brasil, no portal de internet G1, no jornal O Globo, na Folha de S. Paulo, nas revistas Sexy Premium, Piauí e Caros Amigos. Foram também usadas no tema da redação do Enem de 2011.

Guazzelli é ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação. Obteve primeiro e segundo lugar do Jabuti 2015 na Categoria Adaptação para os Quadrinhos. Professor no curso de Animação da FAAP-SP, é Bacharel em Desenho e Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi premiado em Mostras de Artes Gráficas e Festivais de cinema Brasília, Buenos Aires, Cintra, Lisboa, Piracicaba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Teerã e Tóquio. Participou de exposições e mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai. Atualmente, o artista gaúcho mora em São Paulo.

Stand-up Comedy

Angela Dippe é atriz escritora. Atualmente está no ar com a novela infantil ‘Carinha de Anjo’ no SBT; no canal no You Tube da Penelope, personagem do castelo Ra Tim Bum da Tv Cultura; na série ‘O homem da sua vida’ da HBO. Também nas participações no programa ‘Xilindro’ no Multishow e no seriado ‘O Negócio’ da HBO. Integrou o elenco dos filmes ‘O Divórcio’, de Pedro Amorim e ‘A Divina Comédia’ de Tony Ventury. Com o gênero stand-up apresentou ‘Angela Dippe Só pra mulheres’ e o monólogo ‘O barril, uma comedia filosófica’.

Festival Cultura em Miniciclos – HQs e Sociologia

Dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, 19h30min

Curador: Fabio Zimbres/ Stand-up: Angela Dippe

Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre

Entrada franca

As inscrições estão abertas no site www.institutoling.org.br
Informações pelo telefone (51) 3533.5700

Realização: LIGA Produção Cultural

Apoio: Instituto Ling

Patrocínio: Fitesa

Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer / Pró-Cultura RS

Related Posts

  • 96
    Loja-conceito da Mitsubishi Motors receberá exposição do fotógrafo Pablo Vaz e palestras da triatleta Fernanda Keller e de medicina esportiva; eventos são gratuitos e abertos ao público O MIT Point, loja-conceito da Mitsubishi Motors no Shopping JK Iguatemi, terá uma programação intensa de eventos em setembro. O objetivo do espaço…
    Tags: de, no, da, do
  • 94
    OS MONÓLOGOS DA VAGINA APRESENTAÇÃO EXTRA DIA 12/10 O espetáculo “OS MONÓLOGOS DA VAGINA” apoia o movimento OUTUBRO ROSA,que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do Câncer de Mama. Promoção: As mulheres terão desconto de 50% comprando pelo site do Teatro Gazeta. O movimento surgiu em 1990, em Nova…
    Tags: de, do, da, no
  • 94
    Discutir inovação e criatividade, em suas mais variadas e inusitadas vertentes. Esta é a proposta do BS Festival, que já nasce como um dos maiores desse segmento no Brasil. O evento acontece no dia 19 de agosto, no Shopping TOTAL, em Porto Alegre. Durante todo o sábado, serão realizadas, simultaneamente,…
    Tags: de, do, da, no
  • 93
    O Deputado mais cativante da Televisão Brasileira, "João Plenário", promete muitas gargalhadas na comédia "Se Meu Gabinete Falasse", com estreia em 01 de setembro (sexta-feira), no Teatro Fernando Torres, no bairro do Tatuapé, em São Paulo, para uma temporada de três meses. Com o tema, as agitações políticas do país,…
    Tags: de, do, da, no
  • 92
    Os conflitos inerentes à condição humana estão na peça que estreia em setembro, em Santa Teresa Crédito da foto: Aline Assumpção   Dois amigos distanciam-se por 20 anos até que a vida, a toda velocidade, trata de colocá-los frente a frente. Surge, então, uma proposta entre eles. Tudo pode acontecer.…
    Tags: de, do, no, da

Deixe uma resposta