agenda

Agenda Cultural de Dezembro – CAIXA Cultural São Paulo

ESTREIAS

 

Música:  RITA BENNEDITTO & JAIME ALEM – Suburbano Coração 

7 a 10 de dezembro (quinta a domingo) às 19h15

 

  
Voltando a explorar sua faceta de intérprete intimista, Rita Benneditto se apresenta ao lado de Jaime Alem, maestro, compositor e arranjador premiado nacionalmente.

Em “Suburbano Coração”, a cantora empresta sua bela e singular voz à interpretação de grandes canções de novos e de consagrados compositores brasileiros.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos – Entrada Franca

Música:  Oswaldinho do Acordeon

14  a 17 de dezembro (quinta a domingo) – às 19h15

Um dos maiores instrumentistas do país, Oswaldinho do Acordeon promete conduzir o público numa viagem pela música tradicional nordestina.

No show “Forró Ferroz”, o artista explora uma fusão incomum de estilos musicais, mostrando sua versatilidade como arcodeonista. Ele estará acompanhado por um trio de músicos formado por Ramon Vieira (voz e triângulo), Pablo Moura (sanfona) e Zito Menezes (zabumba).

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos – Entrada Franca

EM CARTAZ

Cinema:  Mostra Irmãos Maysles  – A Disciplina do Olhar 

30 de novembro a 13 de dezembro CAIXA BELAS ARTES

A mostra “Irmãos Maysles – A Disciplina do Olhar” exibirá 30 filmes, entre curtas, médias e longas, e promoverá debate e masterclass no Caixa Belas Artes.

Pioneiros do Cinema Direto, nas décadas de 60 e 70, Albert e David

Programação, classificação indicativa e valores de entrada em: www.caixabelasartes.com.br

CAIXA Belas Artes – Rua da Consolação, 2423.

 

 
 

 

ÚLTIMAS SEMANAS

 

Artes Visuais: Exposição Negros Indícios

7 de outubro a 17 de dezembro de 2017 (terça a domingo), das 9h às 19h

 

 
 

Exposição de fotografias e vídeos, além de performances de artistas afrodescendentes de diferentes regiões do país que refletem questões afro-brasileiras. O projeto prevê dois dias de apresentações de performances. No amplo campo de questões socioculturais relativas aos africanos e afrodescendentes no país, a exposição focará em pesquisas artísticas que têm revisto a persistente redução de negros e negras a corpos produtores de riqueza e de prazer. Para tanto, apresentará trabalhos que discutem como o corpo negro tem sido usualmente reduzido à natural organicidade biológica dos animais ou à mera utilidade. Classificação indicativa: 14 anos – Entrada Franca

 
  
Artes Visuais: Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos

14 de outubro a 17 de dezembro de 2017 (terça a domingo), das 9h às 19h

 
 

Em 2017, mesmo ano em que o artista plástico celebra 90 anos de vida,  a mostra “Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos” propõe a circulação de 30 obras do seu acervo por São Paulo. Na exposição estão esculturas cerâmicas, pinturas, desenhos e painéis que refletem parte do universo particular e fantástico criado por ele na Oficina Cerâmica Francisco Brennand e no Parque das Esculturas Francisco Brennand, dois importantes espaços culturais mantidos em Recife (PE). Notório especialmente pela arte cerâmica, Brennand sintetiza em seu trabalho temas diversos como mitologia, formas vegetais, personagens históricos, divindades, misticismo e animais, sem, no entanto, abrir mão das referências nordestinas.  

Classificação indicativa: Livre para todos públicos – Entrada Franca

 
  
Artes Visuais: (Re) conhecendo a Amazônia Negra – povos, costumes e influências negras na floresta

7 de outubro a 17 de dezembro de 2017 (terça a domingo), das 9h às 19h

 
A exposição da repórter fotográfica Marcela Bonfim trata a fotografia como instrumento de reflexão das artes visuais no campo da antropologia e promove a memória da população negra amazônica e o reconhecimento de seu legado na formação dos aspectos socioculturais da região norte, a fim de valorizar a cultura negra do Brasil.  

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos – Entrada Franca

  
  
  
PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA

Quatro oficinas integram a agenda de dezembro do programa educativo Gente Arteira,  na  CAIXA Cultural São Paulo. Dentre as atividades destacam-se oficinas sobre stop-motion, técnica de animação que utiliza  recursos cotidianos para a criação de narrativas audiovisuais, oficinas interativas sobre manifestações artísticas afro-brasileiras, como a  capuêra angola, além de laboratório sobre estéticas africanas para idosos e atividades inclusivas para pessoas com deficiência. Confira a programação completa em www.caixacultural.gov.br

Related Posts

  • 100
    Programação Novembro Uma das mais completas experiências noturnas de São Paulo está reunida em Paris 6 Burlesque Music Hall e Paris 6 Burlesque Bistrô. Uma rica programação artística se une à alta gastronomia em duas casas conectadas, no número 2809 da Rua Augusta. Dentro do Paris 6 Burlesque Music Hall,…
    Tags: de, a
  • 100
    Com texto e direção de Marcio Macena, peça estreia no Viga Espaço Cênico no dia 6 de setembro Fotos de Leekyung Kim   Já não brota nada verde do solo seco de Pedras Azuis. A esperança das poucas famílias que ainda vivem nesse vilarejo no meio do agreste é alimentada…
    Tags: de, a
  • 100
    Grupo se debruça sobre diferentes práticas de transe e relaciona princípios físicos comuns presentes em muitos rituais; público acompanha as movimentações de cena junto às bailarinas Figura - Protesto - foto de Paulo Cesar Lima   Com direção de Adriana Grechi, PROTESTO, o novo trabalho do Núcleo Artérias, se apresenta…
    Tags: de, a
  • 100
    Oficina de desenho e espetáculo O Livro de Ouro estimulam a criatividade e incentivam a leitura para as crianças no Fim de Semana em Família   Em Que Mancha é Essa? as crianças e seus acompanhantes criam personagens e histórias a partir de manchas de tintas; no espetáculo O Livro…
    Tags: de, a
  • 100
    Iniciativa reúne instituições paulistas para estimular a solidariedade e combater o preconceito; atividades serão de 6 a 9 de dezembro com entrada gratuita Em 10 de dezembro é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo reuniu os museus paulistas em…
    Tags: de, a

Deixe uma resposta