teatro

11/11 CIA TERRA NOVA APRESENTA OS SERVOS DE PAN TEATRO ARTHUR DE AZEVEDO

Os Servos de PAN

Estreia dia 11 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo

Sessões aos sábados e domingos, às 16h.

Espetáculo promove um encontro com a Euritmia e cria um espaço de inter-relação entre os Seres Elementares, tais como os conhecemos da tradição oral europeia colhida pelos Irmãos Grimm, e os Nandejaras,

os espíritos dos elementos terra, água, ar e fogo, segundo culturas indígenas brasileiras, como nos são propostos por Kaká Werá.

 

 

Os Servos de PAN é um espetáculo da Cia Terranova,  destinado a toda a família, que promove a parceria entre Euritmia, Teatro, Bonecos, Literatura e Música ao vivo (canto, piano, flauta e percussão), com 24 artistas em cena. Com Ana Ghirello, Ana Paula Nigro, Anna Teresa Marsilio, Andréa Ikeda, Bruna Munhoz, Bárbara Salomé, Denise Seignemartin, Eduardo Elias Gotlib, Evas Carretero, Fernando Aveiro, Guilad Haim,Isabela Leibl, José Sampaio, Julia Hebbel, Lilian Soarez, Loreto Suárez, Marília Barreto, Marília Duarte, Murilo Inforsato, Nadia Muradi e Ricardo Fialho. E os músicos: Abner Paul, Luciano Vazzoler e Paula Duarte. Iluminação: Priscila Carla. Teatro Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955 – Mooca, São Paulo

Destaque para Euritmista Loreto Suárez*, formada pela Escola de Euritmia de Santiago do Chile, que faz participação especial nesta temporada e está em residência artística no Brasil.

Os Servos de PAN tem direção de Dino Bernardi e Marília Barreto, que é coreógrafa e Euritmista formada pela Escola Superior Hogeschool Helikon em Haia/ Holanda, onde integrou o Nederlands Eurythmie Ensemble, antes de seu retorno ao Brasil em 1988.

O espetáculo já esteve em turnê pela Europa em 2016 e se prepara para nova temporada internacional em 2018. De 11 a 26 de novembro ele estará em cartaz em São Paulo, no Teatro Arthur Azevedo, com sessões aos sábados e domingos, às 16h.

 

Dinâmico e lúdico, inovador e profundo, o espetáculo Os Servos de PAN nos leva da turbulência à contemplação, através do intrigante deus Pan, com seus faunos bufanescos. E seus servos mais sutis – as ondinas das águas, os gnomos das cavernas, os silfos do ar, as fogosas salamandras… – quem serão eles? Onde se inserem? Será mera fantasia, alienante, ultrapassada? Ou serão entidades, potências atuantes no devir das coisas?

O Mito e os Contos de Fadas compõem, junto a outras fontes e narrativas, as “eternas histórias de antigamente”… que encerram os pequenos e grandes arquétipos curadores, conhecidos desde tempos imemoriais como fontes fortalecedoras da psique, atuantes no inconsciente da humanidade.

Em Os Servos de Pan esses seres ganham ainda mais expressão, através da pesquisa do filósofo e cientista Rudolf Steiner acerca de tais entidades, que a Cia Terranova apresenta de forma arquetípica e inovadora, evitando clichês e caricaturas.

 

Serviço

Os Servos de PAN

Direção: Dino Bernardi e Marília Barreto

Concepção: Dino Bernardi

Texto e Coregrafia: Marília Barreto

Temporada: de 11 a 26 de novembro.

Espetáculos aos sábados e domingos, às 16h

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 70 min

Ingressos: R$ 16 | R$ 8 meia

Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Aceita dinheiro e Cartão de Crédito

Vendas on line: www.ingressorapido.com.br

Local: Teatro Arthur Azevedo – 349 lugares

Av. Paes de Barros, 955 – Mooca

Informações: 2605.8007

Ficha Técnica

Os Servos de PAN

Direção: Dino Bernardi e Marília Barreto

Concepção: Dino Bernardi

Texto e Coreografia: Marília Barreto

Figurino e ilustrações: Dino Bernardi

Confecção: Noeme Costa

Adereços: Camila Olivetti, Lilian Soarez e Equipe

Bonecos: Andi Rubinstein e Dino Bernardi

Aramados: Denise Seignemartin e Equipe

Composição Musical: Luciano Vazzoler e Marília Duarte

Cenografia: Cesar Resende (Basquiá), Clarissa Mendes e Dino Bernardi

Design de Luz: Priscila Carla

Iluminação: Priscila Carla

Design Gráfico: Ana Ghirello e Flora Canal

Fotografia: André Volich e Rogério Abbamonte

Projeto de Som: Nilson Costa

Produção Executiva: Marília Barreto

Assistência de Produção: Sonia Yamada e Tuane Vieira

Direção de Produção: Lorenna Mesquita – Srta.Lô Produções

Realização: Cia Terranova

Músicos:

Percussão: Abner Paul

Piano: Luciano Vazzoler

Canto: Marília Duarte

Flauta: Paula Duarte

Elenco:

Ana Ghirello

Ana Paula Nigro

Anna Teresa Marsilio

Andréa Ikeda

Bruna Munhoz

Bárbara Salomé

Denise Seignemartin

Eduardo Elias Gotlib

Evas Carretero

Fernando Aveiro

Guilad Haim

Isabela Leibl

José Sampaio

Julia Hebbel

Lilian Soarez

Loreto Suárez

Marília Barreto

Marília Duarte

Murilo Inforsato

Nadia Muradi

Ricardo Fialho

E os músicos:

Abner Paul

Luciano Vazzoler e

Paula Duarte.

Link para cenas do espetáculo:

*Sobre  Loreto Suárez 

Euritmista formada pela Escola de Euritmia de Santiago do Chile, integrou o espetáculo Joãozinho & Mariade da Compañía Scalacultura do Chile. Foi participante e produtora de espetáculos nacionais do Grupo Develando el Arte, de Euritmia Artística. Esteve em Residência Artística em La Fabbrica, em Cortiglione, Itália, com a artista Gia Van den Akker. Outra Residência Artística, na universidade Alanus Hochschule, em Alfter, Alemanha, de setembro a dezembro de 2015, integra o seu portfólio. É integrante do espetáculo Contacto Externo, com o qual realizou turnê internacional pelo Chile, Argentina, Brasil, Alemanha e Suíça, de maio a setembro de 2017.

Histórico do Grupo/ Cia ou Artista: A Cia Terranova realiza espetáculos, encontros e pesquisas artísticas para ampliar o conhecimento e experiência da Euritmia no Brasil. À sua frente está a diretora e coreógrafa Marília Barreto, euritmista formada pela Escola Superior Hogeschool Helikon em Haia/ Holanda, onde integrou o Nederlands Eurythmie Ensemble em turnê europeia em 1987/88. De volta ao Brasil, foi co-fundadora do Grupo de Euritmia de São Paulo , com o qual atuou no palco entre 1987 e 2001, no Brasil e em diversas turnês à Europa, América Latina e Estados Unidos.  Entre 2003 e 2017, Marília Barreto realizou inúmeros projetos e turnês internacionais com grupos jovens, como fundadora e coreógrafa do Grupo Terra Brasilis e da Pré Graduação Terranova. Desde 2013 dirige coreografias entre os euritmistas profissionais do Brasil, com destaque ao espetáculo Oblivion, de 2010-2012. Atualmente dirige e integra pesquisa cênica para um projeto sobre Santos Dumont. O Projeto OS SERVOS DE PAN tem texto de sua autoria e, além da Direção, sua participação como euritmista.

Related Posts

  • 100
    Os Servos de Pan Estreia dia 11 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo Sessões aos sábados e domingos, às 16h. Espetáculo  promove  um encontro com a Euritmia e cria um espaço de inter-relação entre os Seres Elementares, tais como os conhecemos da tradição oral europeia colhida pelos Irmãos Grimm, e os…
    Tags: de, do, a, marília
  • 99
    *** evento acontece de 26/07 a 2/08   *** Beto Brant é o grande homenageado em 2017   *** programação reúne obras de 18 países da região   *** cinco longas brasileiras em primeira exibição no país   *** nove longas internacionais inéditos no Brasil   *** competição Mostra Escolas…
    Tags: de, a, do
  • 97
    Dirigido pela vencedora do Tony Awards Diane Paulus CIRQUE DU SOLEIL VOLTA AO BRASIL COM ESPETÁCULO INÉDITO QUE ENALTECE A FORÇA E O EMPODERAMENTO DA MULHER   Estreia em São Paulo em 5 de outubro Estreia no Rio de Janeiro em 28 de dezembro O Cirque du Soleil retorna ao…
    Tags: de, a
  • 97
    Último fim de semana para assistir a peça teatral Quando vi, minha vida não existia, matrículas abertas para a oficina Design para Crianças e para o Curso de Elaboração de Projetos Culturais, Sarau PsicanArte discute a liberdade de expressão, nova edição do Cultura em Miniciclos aborda Ficção Científica e Cultura…
    Tags: de, a, do
  • 96
    Com cenários e figurinos inspirados na obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, a peça tem musica de Mitch Leigh e letras de Joe Darion. A obra-prima de Cervantes, transformada em um clássico da Broadway em 1965 por Dale Wasserman, ganhou versão brasileira de Miguel Falabella em 2014. O…
    Tags: de, a, do

Deixe uma resposta